Para que você entenda o que precisa ser feito para melhorar conteúdo, é preciso que siga alguns passos.
Qual é o problema?

Você vai precisar ser bem crítico agora e analisar o motivo do seu conteúdo não estar tão relevante. Esqueça que foi você que produziu e leia como um leigo, ou leia para outras pessoas.
Comece a elaborar questionamentos que façam com que você consiga um retorno sobre a qualidade dos seus textos. Você está conseguindo expressar tudo o que é necessário? O que você promete no título está sendo entregue no corpo de texto? A sua linguagem está clara?
Atualmente quanto mais clara e leve a linguagem for, melhor!
Não escreva o que vier à cabeça
Isso mesmo, não é porque você estava pensando em um assunto ou porque leu um conteúdo legal que ele é o certo para os seus consumidores.
Você tem proximidade com seu público alvo? Então vá até a fonte e pergunte! Procure saber como é o cotidiano profissional deles, os problemas mais comuns, objetivos que querem alcançar, o que é de fato importante para eles.
Você pode disponibilizar um espaço em seu site para apresentar um questionário ou enviar por e-mail. Só não seja invasivo demais.
O conteúdo que você vai apresentar é para que isso acrescente na vida deles, se você não buscar conhecê-los, não vai conquistá-los.

Crie um foco
Eu sei, definir um segmento é complicado. As vezes queremos falar sobre tudo, expressar através das palavras todo o nosso conhecimento. Mas, será que valerá a pena?
Lembra do tópico anterior? Depois que você conhecer melhor os consumidores, utilize isso para poder filtrar o tipo de conteúdo que você vai apresentar. Caso seu trabalho esteja no início, busque listar qual público quer atingir.
Review é tudo!
Outra forma de entender como funciona a mente dos seus consumidores é lendo as reviews que eles deixam nas redes sociais e em sites que tenham o mesmo segmento que o seu.
Falando nisso, de olho no concorrente: analise a forma como o público que você quer atingir se posiciona ao deixar reviews nos sites deles.
Anote em um bloco de notas as palavras mais comuns que você ver e as utilize quando for produzir um artigo.
Agora está ficando melhor para aprender, não é?
Como escrever QUALQUER TEXTO do ZERO!
Você já se planejou?
Recaptulando: você já conhece seu público, está de olho no que eles comentam e já entendeu o problema dos seus textos antigos não terem gerado tanta conversão.
Hora de planejar!
Em um caderno, um arquivo no computador ou na nuvem separe um espaço para planejar seu conteúdo. Nesse mesmo espaço deixe as informações que adquiriu sobre os seus consumidores e aquelas palavras que comentei agora a pouco.
O planejamento pode servir tanto para as redes sociais quanto para o site que você irá publicar os textos. Sugiro que você separe por ambiente, para não misturar os tipos de conteúdo.
Você sabe o que é Wireframing?
Vamos sair um pouco do texto e focar no design, tudo bem? O Wireframing é o passo que você irá definir como funcionará a hierarquia da informação no seu design.
Ainda está confuso? Vamos lá! Essa parte do processo ajuda você a planejar como ficará o layout, baseando na melhor experiência possível do usuário.
Então seja bem crítico quanto a isso! Por exemplo, você já entrou em um site e ficou perdido com a linguagem visual dele? Acredito que você deve ter começado a se perguntar onde clicaria para acessar determinada informação.
Isso normalmente acontece quando o layout é mal planejado. Faça com que os seus textos e o design do site sigam a mesma linha, deixando o leitor bem mais a vontade ao acessá-lo.
Una sua equipe
Está vendo como o planejamento está tomando corpo? Agora que já vimos alguns passos, hora de chamar a galera do design e do conteúdo.
O bom de juntar os profissionais é porque eles conseguirão pensar melhor sobre como o conteúdo será entregue. As vezes por mais que o profissional de conteúdo ache que a linha visual vai ficar legal, o designer pode mostrar que não é bem assim.
Vamos falar sobre o funil de vendas?
Se você nunca ouviu falar sobre o funil de vendas, hora de estudar um pouco sobre isso. Essa ação permite que você tenha mais conversão – e sucesso -, nos seus textos.
O funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo.
No topo do funil o seu conteúdo irá resolver o problema do seu consumidor, mas você ainda não venderá seu produto.
Nessa situação ele está conhecendo o seu site, mas não está interessado em compra.
Apresente em seu texto o melhor aprofundamento possível, para que o visitante goste do seu conteúdo e pesquise mais.
Já no meio do funil as coisas ficam mais interessantes para você. Te falei que o visitante irá pesquisar mais em seu site e isso vai gerar um interesse, hora de animar mais as coisas.
No topo você ajudou a solucionar um problema, no meio você apresenta possíveis soluções, entre elas a sua. Liste todas as possíveis, não seja injusto de colocar apenas a sua empresa como solucionadora.
E o fundo do funil? Vamos falar sobre ele!
O visitante já consumiu os seus conteúdos de topo e meio de funil, agora ele está caminhando para a decisão de compra.
Nessa etapa seu foco é dar um sinal de que você é aquela opção que o visitante precisa.
Hora de revisar
Você já entendeu como funcionará a sua abordagem a partir de agora, produziu um texto e já está colocando na plataforma para publicar.
Mas espere aí… Você vai revisar, não é?
Leia uma ou duas vezes para saber se está tudo de acordo. De preferência faça isso em voz alta.
Tudo certinho? Publique e aguarde, tenho certeza que agora vai melhorar!
Quer mais dicas de Marketing de sucesso, visite agora mesmo: https://rockcontent.com/br/blog/