Use o Marketing de Geolocalização para lucrar mais no seu negócio

Aposto que você já usou o celular como ferramenta de busca. Na hora de procurar um item para compra ou para encontrar um estabelecimento próximo. Certo?

Isso na mais é do que um reflexo do último relatório do Google usando os termos “onde comprar” e “perto de mim” que cresceram 200% nos últimos dois anos.

Logo, se engana o profissional da área que acredita que o marketing de geolocalização é apenas o cadastro do endereço do estabelecimento no Google Maps. Isso é só a ponta do iceberg neste mundo do digital.

O marketing de localizada é um serviço dentro do modalidade digital. Ele usa a localização do público para otimizar e implementar campanha de divulgação da marca. Por consequência também é chamado de marketing de personalização.

Neste artigo você ainda vai aprender sobre as ferramentas usadas para aplicar essa novidade do marketing e, principalmente, como usá-lo. E, por tanto lucrar mais com o seu negócio.

Entenda mais sobre o marketing de geolocalização

Consequentemente, o marketing de geolocalização promete movimentar o mercado digital da publicidade e virar tendência em 2023. Prova disso é a crescente busca por cursos nas plataformas de ensino, por exemplo.

No final do artigo vou colocar dois links importantes sobre esse tema.

Basta fazer uma busca rápida pelo Youtube que o usuário será encaminhado para a Hotmart. Comprovando que o termo é novo e que o mercado ainda está formando de profissionais especializados.

Portanto a profissão do momento é o especialista em marketing de geolocalização. Que por consequência acaba movimentando um outro mercado: de consultores e mentores sobre o assunto.

O nome da vez é o de Derik David, autoridade em Google Meu Negócio. Que promete ensinar como posicionar melhor a empresa na plataforma de busca.

O objetivo é aumentar as vendas de produtos ou serviços dos clientes. Porém, é preciso ressaltar para o profissional de marketing que, o marketing de geolocalização pode ser usado como funil invertido para detectar nova possibilidades de investimentos.

Aqui, o conceito aplicado para a pós-venda de um produto ou serviço (funil invertido) é aplicado com o foco de transformar poucos clientes em múltiplos potenciais consumidores da marca.

Usado como estratégia de marketing, o marketing de localização pode servir para detectar novos pontos de vendas pela cidade. Por exemplo: pequenas franquias podem expandir nacionalmente usando dados de geolocalização de clientes e futuros clientes.

A tecnologia ajuda a mapear e a analisar dados de consumo de clientes locais, usando ferramentas de inteligência artificial e big data. Portanto, existem algumas maneiras diferentes de usar a segmentação de usuários com base nos dados de localização.

E para isso são usadas algumas ferramentas, vamos explicar as principais.

Ferramentas usadas para o marketing de geolocalização

Desde o surgimento das redes sociais, a ferramenta de check-in não é mais exclusiva para hotéis e aeroportos. Sendo assim, usuários de serviços ou produtos, via internet, podem compartilhar sua localização.

Portanto, quando você faz o cadastro em um restaurante, por exemplo, via Facebook, para ter acesso gratuito do Wi-fi , é o marketing de de geolocalização entrando em ação. Essa é uma das tecnologias disponibilizadas aos clientes que permite uma personalização futura dele.

Em contrapartida, o uso do geotargeting, permite alcançar e personalizar conteúdo de acordo com a localização do usuário. A técnica consiste na segmentação do público, muito utilizada nas plataformas de mídia paga.

Ou seja, com os dados fornecidos pelos usuários nas redes sociais – sobre localização, escolaridade, desejos, outros, o profissional de marketing trabalha com essas informações detalhadas para executar ações personalizadas.

Outra ferramenta que possibilita exemplificar na pratica o uso do marketing de geolocalização é o geofencing. Neste caso são as coordenas geográficas que serão analisadas para qualificar a campanha ou ação publicitária.

Em outras palavras, notificações podem ser disparada assim que o consumidor entra em uma área próxima ao estabelecimento. Deixando assim a experiencia do cliente ainda mais individualizada.

O geotagging é outra ferramenta usada nesta tendência do marketing digital. Usada nas redes sociais para marcar diretamente a marca, nas publicações do usuário.

Com essa ferramenta, ao clicarem na marcação clientes são direcionados para um mapa da região com a localização da empresa ou serviço. Dessa forma podem descobrir o endereço da empresa, do restaurante, ou do spa.

A última, das principais ferramentas utilizadas no marketing de localização é o beacon. Com esse dispositivo é possível enviar notificações para outros, próximos ao local em que está instalado.

Logo, as aplicações em ações de marketing são mais diretas e quantitativas. Com o dados obtidos com o beacon é possível enviar ações promocionais personalizadas ou cupons exclusivos de desconto, por exemplo.

Portanto, depois de conhecer um pouco mais sobre as ferramentas usadas no marketing de geolocalização, vamos saber na como funciona na prática.

O que é e como funciona na prática o marketing de geolocalização

Por fim, de forma bem resumida e objetiva, o marketing de geolocalização é aplicação dos resultados obtidos pelas ferramentas citas acima para encontrar novo consumidores, ampliar a marca e fidelizar clientes.

Com o uso dessa tecnologia é possível mapear novos pontos de venda, conhecer e personalizar ações para novos e antigos consumidores.

E tudo graças ao uso da geolocalização, ou georreferenciação. Que, nada mais é do que um recurso que permite identificar a posição geográfica de pessoas e objetos.

Tudo isso com base nas coordenadas fornecidas via satélite por sinal de internet, radiofrequência e GPS. Tendo em vista que a entrega do conteúdo é feita com foco na localização.

Assim é possível coletar e armazenar todos os dados de localização para definir um público-alvo mais assertivo. Que são muito mais fáceis de serem obtidas com o auxílio das soluções de tecnologia.

Ou seja, para um leigo, o marketing de geolocalização pode ser apenas a inclusão de uma empresa no Googlo. Porém, o objetivo vai além de só ser encontrada pelo cliente na Internet. Passa por uma forma de expandir o negócio ou criar oportunidades.

Portanto, o marketing de geolocalização ajuda a construir, cada dia mais, uma persona perfeita para a marca, aumentando o sucesso de futuras ações feitas para os clientes. Usando a sua localização como ponto de partida.

Ou seja, para esse novo profissional que o mercado e que as novas tecnologias exigem, trabalhar no digital será sempre uma parceria – esperamos que positiva – entre o homem e a inteligência artificial.

O marketing digital é sempre assunto aqui no blog. Afim de ampliar o estudo, vale a leitura também do artigo Ações de Marketing. Onde separamos um conteúdo rico de informações para melhorar o seu Marketing, estratégias para promover uma empresa não é uma tarefa fácil, confira!

Ficou interessado em saber sobre o Marketing de Geolocalização e tem interesse em se tornar um especialista no assunto? Na plataforma da Hotmart você pode aprofundar seus conhecimentos sobre marketing digital e se destacar no mercado. https://hotmart.com/pt-br

Artigo anteriorThe Reflection of Love é o tema do Tomorrowland Brasil: saiba o que esperar do evento
Próximo artigoFeirão Limpa Nome dos Correios acontece em todo
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui