Apesar de sua onipresença, parece que muitas pessoas não entendem o verdadeiro significado de uma mentalidade de crescimento e o que significa mentalidade de crescimento nos negócios.

Mas, quando devidamente compreendida e cultivada de forma eficaz, uma mentalidade de crescimento tem benefícios demonstráveis nos negócios, incluindo mais confiança entre colegas, moral elevada e maior inovação. De acordo com Emeritus, as pessoas que trabalham em empresas com mentalidade de crescimento são 65% mais propensas a dizer que sua empresa promove a tomada de riscos – e sem riscos não há inovação.

Na minha empresa, Jotform, fazer o nosso melhor para alcançar uma mentalidade de crescimento nos ajudou a navegar na pandemia e nos apoiar na experimentação e no ajuste durante as circunstâncias em rápida evolução. Tendo fundado minha empresa há mais de 16 anos, estou cada vez mais convencido de que o compromisso com o aprendizado contínuo não é apenas um benefício, mas também um requisito para o sucesso.

Vale a pena dar uma olhada nas estratégias apoiadas por pesquisas para cultivar a mentalidade necessária para expandir seus negócios hoje. Mas o que realmente significa “mentalidade de crescimento” de acordo com o criador do termo?

Mindset: Como Ter uma Mentalidade de Crescimento (foto reprodução/imagem/google)
Mindset: Como Ter uma Mentalidade de Crescimento (foto reprodução/imagem/google)

Mindset de crescimento em ação

Dez anos após a publicação de seu livro de referência, Dweck optou por ter uma mente voltada para o crescimento. Resumindo suas descobertas, Dweck explicou na Harvard Business Review que as pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que seus talentos podem ser desenvolvidos por meio de trabalho árduo, boa estratégia e a contribuição de outras pessoas.

“Eles tendem a conseguir mais do que aqueles com mentes mais estabelecidas… porque se importam menos em parecer inteligentes e colocam mais energia no aprendizado.”

No nível organizacional, uma mentalidade de crescimento significa que os funcionários se sentem mais capacitados, engajados e capazes de colaborar e inovar melhor. Mais sobre como funciona na prática abaixo.

Uma descoberta surpreendente da pesquisa de Dweck é que funcionários de empresas de mentalidade firme relatam mais de uma coisa: fraude e fraude de funcionários. Embora esse tipo de cultura dog-eat-dog possa levar a ganhos de curto prazo, em última análise, leva a menos colaboração e, portanto, a uma organização menos inovadora a longo prazo.

Porque o que acontece quando os funcionários se sentem menos confiantes e menos comprometidos? Isso tem um impacto direto na produtividade da organização, satisfação no trabalho e rotatividade de funcionários – em outras palavras, esses fatores podem fazer ou quebrar seu negócio.[4]

É importante enfatizar que todas as formas de pensar existem dentro de um espectro. Não existe uma atitude puramente permanente ou de desenvolvimento. “Todo mundo é realmente uma mistura de mentalidade constante e de desenvolvimento, e essa mistura está em constante evolução com a experiência”, observou Dweck.

Dicas para cultivar uma mentalidade de crescimento em sua empresa

Abaixo estão algumas dicas para direcionar sua mentalidade para o lado do crescimento.

Lidere pelo exemplo

As empresas mais bem-sucedidas do mundo reconhecem a importância de uma mentalidade de crescimento – e que ela vem de cima para baixo. Eles não fazem segredo de que sua equipe de liderança está comprometida com o crescimento e o aprendizado contínuos.

Veja o Canva, a plataforma de design gráfico sediada na Austrália que foi recentemente avaliada em US$ 40 bilhões e enfrenta gigantes corporativos como a Adobe. Os cofundadores Melanie Perkins e Cliff Obrecht, que inicialmente pretendiam criar uma empresa de anuários escolares, aprenderam muito ao longo de sua ascensão meteórica ao sucesso global.

“Ele é muito adaptável”, disse Perkins sobre seu cofundador em entrevista à Financial Review. “Temos desafios todos os dias com os quais não lidamos antes, e ele é muito bom em aprender enquanto resolve problemas.”

Esse tipo de transparência envia um sinal claro para os mais de 2.500 funcionários do Canva: o conhecimento e as habilidades de ninguém são uma entidade fixa; estamos todos aprendendo à medida que avançamos.

Ou considere as notícias recentes do Airbnb de que o CEO e cofundador Brian Chesky passaria o próximo ano morando em Airbnbs em todo o país para aprender e melhorar a experiência dos clientes da empresa – cada vez mais nômades digitais.[7]

Após um período difícil durante a pandemia, quando mudanças no setor de viagens forçaram o Airbnb a reduzir sua força de trabalho em 25%, o compromisso da empresa com o aprendizado contínuo – para se ajustar às mudanças nas circunstâncias e permanecer relevante – é um excelente exemplo de uma mentalidade de crescimento em ação .

Incentive processos que promovam o aprendizado

Publicar um tweet ou um manifesto organizacional que descreva seu compromisso com uma mentalidade de crescimento não é suficiente. Para cultivar uma mentalidade de crescimento, você não pode simplesmente falar a conversa.

Então, como você anda a pé?

Como observa Dweck,

Crie e promova canais para os colegas buscarem ajuda uns dos outros. Reconheça as vitórias, mas também os fracassos, e identifique os momentos de aprendizado.

Quando o CEO da Microsoft, Satya Nadella, assumiu o comando em 2014, ele levou sua empresa de volta à relevância ao mudar de uma cultura de “sabe-tudo” para uma cultura de “aprender-tudo”. Para citar um exemplo: em vídeos mensais, Nadella compartilhou suas principais lições e incentivou os funcionários de toda a empresa a compartilhar as suas.

Estabeleça práticas que criem uma atmosfera de tomada de risco e experimentação. No Jotform, realizamos Demo Days semanais que dão aos funcionários a chance de compartilhar no que estão trabalhando e pensar em suas últimas ideias, independentemente de quão absurdas sejam. Ao focar no processo, não nos resultados, buscamos criar um espaço para inovação desenfreada.

Nas palavras do investidor e ex-CEO da AngelList Naval Ravikant.

Incentive a colaboração entre domínios

Embora o recente boom do trabalho remoto tenha resultado em vários benefícios para algumas equipes – como redução do tempo de deslocamento, maior familiaridade entre colegas e mais tempo com a família – uma das consequências não intencionais foram mais silos corporativos. Em suma, isso significa menos interação entre os funcionários entre os departamentos.

Por que isso é tão problemático?

Você não sabe o que não sabe, como dizem. Os funcionários não apenas podem maximizar seu potencial de aprendizado trocando ideias com outros departamentos, mas também podem identificar um potencial inexplorado.

“Organizações com mentalidade de crescimento entendem que todo o potencial de um funcionário pode não ser imediatamente aparente”, destaca Emérito.

Uma maneira pela qual minha empresa tenta quebrar os silos é organizar nossos funcionários em equipes multifuncionais. Cada equipe opera como sua própria miniempresa, e os efeitos são claros: motivação aumentada, mais criatividade e impulso notável.

De fato, a McKinsey descobriu que as empresas que tiveram melhor desempenho durante a pandemia “aumentaram em 61% sua dependência de redes de equipes pequenas, capacitadas e entre silos”.

Capacite essas equipes pequenas e multifuncionais, depois saia do caminho e deixe-as fazer seu melhor trabalho colaborativo. As oportunidades de aprendizado surgirão organicamente.

Invista em Educação

Por fim, fornecer treinamento de habilidades aos funcionários não é um privilégio corporativo, é um imperativo.

Como a McKinsey descobriu, no futuro, as empresas mais bem-sucedidas investirão na requalificação e aprimoramento de seu atual conjunto de talentos com treinamento formal e aprendizado e orientação informais.

Isso é especialmente crítico com o advento da automação e outras novas tecnologias. McKinsey explica,

Além da aquisição de habilidades a frio, investir na educação e no avanço de seu pessoal sinaliza aos funcionários que sua organização os vê como profissionais em evolução com potencial ilimitado.

Pensamentos finais

Todos nós temos uma mentalidade de crescimento até certo ponto – e, ao mesmo tempo, todos podemos cultivar mais. Esperamos que as práticas acima ajudem sua empresa a promover o tipo de mentalidade de crescimento.

Artigo anteriorAlimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura para uma dieta saudável
Próximo artigoManeiras simples de ser mais feliz todos os dias
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui