Insatisfeitos com a condições de trabalho e dos serviços oferecidos por empresas como UBER e 99, trabalhadores se unem e criam novos aplicativos com preços mais acessíveis aos usuários.

Com usuários insatisfeitos e condições de trabalho precários, motoristas se unem para criar novos aplicativos para atrair novos usuários com preços mais justos. Créditos: Priscilladupreez

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, mostrou que no ano passado 40% das pessoas admitiram fazer uso de aplicativos por transporte particular com o objetivo de fugir das filas e atrasos dos ônibus do transporte público nos terminais das grandes cidade. Primeiramente pelo seu conforto, praticidade, e por fim a garantia de chegar na hora certa nos seus compromissos pessoais.

Febre há alguns anos, hoje a crise econômica no Brasil fez com que os aplicativos por transporte fossem atingidos e tivessem o seu serviço afetados

Antes de mais nada a pandemia de COVID-19 mudou para sempre os destinos da população brasileira. De uma hora para outra nos vimos forçados a se isolar para diminuir a circulação do vírus, nos grandes locais de concentração, e juntamente com isso vimos se alterar as nossas relações de consumo, e nos aplicativos de transporte isto não acabou sendo diferente.

Com a crise econômica agravada pela questão sanitária pelo país a fora, começou-se também uma discussão sobre a qualidade do serviço oferecido pelas grandes empresas que como UBER e 99, as mais populares do país, viram a qualidade do serviço cair, devido ao aumento do preço dos combustíveis que gerou uma onda de cancelamentos, gerando revolta por parte dos usuários dessas plataformas.

Nesse sentido surgiu-se também as discussões pela regulamentação da profissão dentro da legislação trabalhista, uma vez que muitos dos motoristas que atuam nestas empresas trabalham de forma autônoma e informal. Segundo levantamento feito pela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios do IBGE( PNAD) , mostrou que mais de 40% das pessoas trabalham de maneira informal no Brasil atualmente.

Da mesma forma devido a questão econômica somada a falta de um amparo na legislação trabalhista, uma vez que os trabalhadores trabalham sem vínculo empregatício com estas empregas, deixando-o assim refém em caso de situações especiais como doença ou ainda em acidentes de trânsito

Pensando nisso vários grupos de motoristas tem buscado se unir e criar novas plataformas que sejam alternativas as gigantes tradicionais como 99 e a UBER.

Vá de Belly

Aplicativo que se encontra em fase de testes, por enquanto ficará restrito a região da grande São Paulo. Possui como trunfo o de ser mais atrativo financeiramente para atrair os motoristas parceiros ao invés dos seus concorrentes mais conhecidos. Inicialmente pretende cobrar uma mensalidade no valor de R$ 59,90, mais uma taxa fixa no valor de R$ 2,39 por corrida.

O que não acontece nas plataformas concorrentes uma vez que nelas esse valor é bastante variável. Além disso a nova plataforma oferece um seguro contra acidentes para os motoristas.

VR DRIVE

Com atuação no interior de São Paulo, especialmente nas cidades de Bragança Paulista, Atibaia, Piracaia e Itatiba. A ideia de criar o aplicativo surgiu a partir de trabalhadores que estavam insatisfeitos com as condições das plataformas tradicionais.

COOPFREE

Foi desenvolvido por trabalhadores ligados a Cooperativa de Logística e Transporte de Passageiros dos Motoristas Autônomos do Estado São de São Paulo (COOPAMA), localizada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Com o propósito de melhorar os ganhos dos motoristas, busca cobrar apenas valores fixos, que não incidem sobre o valor das corridas.

Chofer 46

Surgiu no estado do Paraná. Também foi criado por um grupo de motoristas que atuaram nas grandes plataformas. Juntamente com as queixas e necessidades dos clientes com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos. Para isso o aplicativo realiza a cobrança de uma mensalidade fixa aos motoristas, além da possibilidade de atendimento aos clientes pelo telefone mas também pelas redes sociais.

Quer saber mais sobre essas e outras notícias sobre tecnologia, acesse a nossa página no I9 post.

https://i9post.com/produtividade-no-trabalho.html

https://i9post.com/origem-do-panetone-lendas-e-muito-mais.html

https://i9post.com/alimentacao-saudavel-saiba-tudo-sobre.html

Artigo anteriorOrigem do Panetone: Lendas e muito mais  
Próximo artigoCarne com ouro? Conheça os Pratos Mais Caros do Mundo
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui