Não é de hoje que circulam inúmeras notícias em torno de que o craque Argentino, Leonel Messi tem autismo, os boatos acontecem desde 2013, no entanto algumas especulações dão conta especificamente sobre a síndrome de Asperger.
No entanto ao que tudo indica é que Leonel Messi, não possui nenhuma síndrome, e inclusive a própria família do jogador já teria “desmentido” estas informações.
Os boatos circularam depois de um jornalista teria divulgado um conteúdo sobre a síndrome, interligando o nome do craque. Para entender mais sobre esta história, veja a seguir:

Entenda a história que levou muita gente acreditar que Leonel Messi, possui características de autismo
Ao que parece Leonel Messi, não possui nenhum traço de autismo, e de fato oque levou muitas pessoas a acreditarem na notícia falsa, foi as informações que surgiram em 2013, terem sido uma espécie de “fake News” bastante divulgada pela internet, como uma pseudo- verdade.
Saiba como se espalhou a notícia falsa sobre o autismo de Leonel Messi
Na época, meados de 2013, um escritor chamado Roberto Amado, que é sobrinho do famoso Jorge Amado, escreveu um grande texto dando conta de diversas características da síndrome de Asperger, um tipo “leve de autismo”, fazendo uma ligação com Leonel Messi.
A notícia ainda dava detalhes de Messi teria recebido um diagnóstico de autismo aos 8 anos de idade.
Médico de infância negou, e esclareceu detalhes
Diego Schwarzstein, o médico de infância de Messi, esclareceu que na verdade o craque argentino foi tratado durante a infância a respeito de deficiências de nível hormonal, e estas deficiências “retardaram” o desenvolvimento normal de Leonel Messi durante a sua adolescência e início da vida adulta. Porém foi totalmente descartado pelo médico qualquer espécie de autismo, ou síndrome de Asperger, divulgadas pelo jornalista Roberto Amado.
Jornalista que “escreveu a nota falsa” esclareceu mais sobre conteúdo divulgado
Por outro lado, o jornalista Roberto Amado, que divulgou o texto sobre o autismo de Messi, deu conta de “esclarecer” que o texto nada mais era do que algumas características de autismo que o craque teria perceptivelmente, ou seja, não afirmava que de fato Messi era autista, ou teria síndrome de Asperger.
Além de ter confessado que seu conteúdo era tanto “arriscado quanto especulativo” em torno do tema e de suas percepções sobre o jogador.
No final de tudo, o jornalista ainda disse que não teria medo de ser processado a respeito das informações divulgadas, e que se fosse processado estava “tudo ok”.
Qual o impacto de fake News como esta
Alguns estudantes de psicologia e até neuro diversidade, dizem que de fato, fake News como esta, podem enfraquecer as trajetórias a respeito de autistas de verdade, que obtém êxito em suas áreas de atuação.
Outro ponto importante citado é a respeito que notas mentirosas sobre “autistas gênios”, como foi o caso, e que verdadeiramente trazem informações inverídicas sobre a doença, o que acaba disseminando a desinformação, afinal existem graus de autismo, e alguns ainda são bastante graves e trazem extremo grau de baixo desenvolvimento, tanto cognitivo quanto intelectual.
Para entender mais sobre as fake News e como evitar acreditar em notícias falsas, saiba mais aqui!
Para ver ainda mais notícias da semana, leia também:
Memes da Copa do Mundo do Qatar
Horóscopo do amor: Melhores previsões astrólogicas para 2023