imagem ilustrativa – O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Veja como o consumo excessivo de cigarro contribui para o surgimento de doenças respiratórias como a DPOC.

DPOC é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente as pequenas vias aéreas bronquíolos terminais e respiratórios causando a obstrução destes pequenos tubos.

O ar entra, porém tem dificuldade para sair, ficando parte deste ar armazenado no pulmão a cada inspiração, oque faz com que o paciente passe posteriormente tenha dificuldade de respirar.
de respirar.

Essa obstrução ocorre gradativamente com o passar do tempo, por esse motivo acaba sendo chamada de crônica. Quando acontece este processo ele é irreversível, ou seja, os bronquíolos e os alvéolos danificados não se regeneram.

Como o pulmão é um órgão regenerativo com altas reserva funcional demora até que o paciente apresente os sintomas.

O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). – SINTOMAS

Como resultado desta obstrução, geralmente o paciente apresenta três principais sintomas.

O primeiro deles é a falta de ar, no início do quadro o paciente apresenta um quadro de falta de ar em grandes esforços como o de subir escadas por exemplo.

Ao longo do tempo ele passa a ficar mais cansado em médio e mínimos esforços, e chega ao ponto de ter falta de ar com atividades simples como uma simples troca de roupas por exemplo.

Posteriormente chegando ao quadro mais dramático onde ele chega a se cansar mesmo estando de repouso.

o segundo sintoma comum do DPOC é o chiado no peito. Aquele barulhinho fino escutado na inspiração e respiração.

o terceiro sintoma é a tosse crônica, ou seja tosse seguida por mais de dois meses.

Outra característica é que geralmente estes sintomas são silenciosos e vão piorando com o tempo, principalmente se a exposição ao agente tóxico inalante persistir.

Neste período longe de evolução, é muito comum que a pessoa com DPOC possa ter uma infecção viral ou bacteriana, e evoluir para uma crise aguda chamada de exacerbação.

A exacerbação é uma piora abrupta dos sintomas já existentes. Então oque acontece são três principais sintomas;

a piora da tosse, o aumento da secreção pulmonar, e a falta de ar. Febre, dor no peito, e chiado no peito também podem acontecer.

Diante deste quadro de exacerbação o paciente precisa saber muito bem sobre estes sintomas por que geralmente é uma crise que leva o paciente a procurar um pronto socorro caso á situação piore.

O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). – CAUSAS

Oque causa o DPOC para a maioria das pessoas que desenvolvem a doença, o cigarro é o principal fator. Geralmente o DPOC acomete pacientes fumantes com mais de sessenta e cinco anos e que fumaram aproximadamente um maço por dia por mais de vinte anos.

Além do cigarro , a exposição a fumaças tóxicas, poeiras ocupacionais, ou uso prolongado de fogões a lenha em casa também podem causar a doença estes casos são bem menos frequentes mais podem sim acontecer.

Caso você fume, e tenha algum destes sintomas procure um médico para uma avaliação clínica com exame físico e exames complementares que vai fazer um diagnóstico.

Este exame é chamado de prova de função pulmonar, que vai caracterizar o problema obstrutivo que vai fazer o diagnóstico do DPOC.

O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). – TRATAMENTO

O principal tratamento desta doença é parar de fumar.

O tratamento farmacológico é voltado para aliviar os sintomas com as famosas bombinhas para reduzir os sintomas e as chances do paciente evoluir para uma exacerbação.

Nos casos das exacerbações os tratamento é feito com medicações e o paciente precisa fica internado para suporte ventilatório, invasivos evasivos nos casos mais graves.

Outros dados importantes de você saber é que o DPOC é uma doença muito mais grave do que se imagina. Segundo dados da OMS revelam que o DPOC é a terceira causa de morte no mundo.

No brasil ela está estre as cinco primeiras causas, perdendo apenas para doenças cardiovasculares e cânceres.

Por tanto se você fuma, ou tem algum conhecido que fume fique atento aos sintomas que abordamos aqui e peça para que procure o médico que pode ser um clínico geral, ou de preferencia um pneumologista.

Leia também.
Artigo anteriorEmpresas Geram Empregos em 2023
Próximo artigoFake News: 5 dicas importantes para se proteger
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui