O narcisismo tornou-se um assunto para descrever praticamente qualquer pessoa vaidosa, obcecada por si mesma e que anseia por atenção ou holofotes. Porém o transtorno de personalidade narcisista, é algo grave e não se trata de pessoas ou doses de egocentrismo, o que acomete pessoas com transtorno de personalidade narcisista é um conjunto de características e comportamentos auto centrados e destrutivos, que não possui empatia ou sentimentos comuns de compaixão para com os demais.

No entanto somente deve ser diagnosticado por um profissional da área de saúde psicológica, como um psicanalista, baseados em um conjunto de comportamentos. Que vamos te explicar nos próximos tópicos:

Entenda o que é, quais as causas e tratamentos do Transtorno de Personalidade Narcisista

Eles também podem ser amigáveis, calorosos, persuasivos, bastante comunicativos e sociáveis, e ter qualidades a liderança (tudo isso segundo um estudo que descobriu, inclusive, que os narcisistas adaptativos também são mais propensos a seguir carreira política).

Lembrando que pais podem ser narcisistas, pessoas da família, amigos ou até conjugues, portanto é muito importante saber identificar para se proteger do comportamento destrutivo de esfera narcisíca.

Para entender em detalhes o assunto saiba mais a seguir:

Oque é o transtorno de personalidade narcisista?

O Transtorno de personalidade narcisista é baseado mito de “Narciso”, que segundo a mitologia ao enxergar-se no reflexo de um lago, apaixonou-se por sua própria imagem.

Se tratando de um mito grego, a história de Narciso define bem o transtorno narcisista na qual o individuo acredita ter capacidades especiais, possui um ego auto centrado.

Não possuem capacidade de sensibilidade de sentir emoções como compaixão pelos demais, assim como sentimentos de empatia.

Personalidade narcisista têm dificuldades para regular sua autoestima, eles precisam de louvação e afiliações com pessoas ou instituições especiais; eles também tendem a desvalorizar outras pessoas para que possam manter uma ” falsa sensação de superioridade”.

Segundo psicanalistas, estes indivíduos buscam sempre cargos de alto escalão, assim como profissões de poder.

Cargos dentro da política, ou de chefia sempre são visados por pessoas com transtornos do tipo, tendo em vista a personalidade que permeia em volta do ego destes indivíduos que acreditam serem especiais e superiores.

A taxa estimada de ocorrência do transtorno de personalidade narcisista ao longo da vida pode variar consideravelmente, mas pode afetar até 6,2% da população em geral, com uma incidência maior em homens do que em mulheres.

Algumas doenças podem estar adjuntas ao transtorno como: (histriônicoborderlineparanoico)

quais as causas do transtorno de personalidade narcisista?

Alguns fatores biológicos que contribuem para o transtorno de personalidade narcisista podem estar ligados a componentes de hereditariedade. Como cuidadores que forneceram demasiadas validações a esta criança, ou ao contrário, pais extremamente críticos ou rígidos.

Entenda o que é, quais as causas e tratamentos do Transtorno de Personalidade Narcisista

Aprenda como identificar uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista

Geralmente pessoas com transtorno acreditam ter superioridade, ou algo especial em questão.

Existem ainda 3 tipos de comportamentos considerados segundo psicanalistas, de ordem narcisistas, ou seja, existem narcisistas vulneráveis, grandioso e até oculto.

Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica uma subestimação do valor e das realizações de demais pessoas. Alguns sintomas de narcisismo incluem;

  • Convicção de que eles são únicos;
  • Grandiosidade;
  • Fantasias de serem especiais;
  • Convicção de merecimentos;
  • Auto centrados e egoístas;
  • Comportamentos de ordem manipulativa;
  • Alta sensação de merecimento;
  • Necessidade de admiração;
  • Utilização e exploração de pessoas para alcançar objetivos próprios;
  • Extrema falta de empatia;
  • Inveja dos outros e convicção de que outros os invejam;
  • Arrogância;
  • Geralmente possuem um entorno outros indivíduos para validar seu ego;
  • Possuem sentimento de posse sobre pessoas e relacionamentos;

Tratamento do transtorno de personalidade narcisista

Grande parte destes pacientes com o transtorno narcisista, jamais procuram psicoterapeutas, visando que acreditam não terem nenhum problema de ordem psicológica.

No entanto a Psicoterapia psicodinâmica, é focado em os conflitos subjacentes, pode ser eficaz. Algumas abordagens desenvolvidas para o transtorno de personalidade borderline, mas também podem ser adaptadas de modo eficaz para uso com pacientes com transtorno de personalidade narcisista e outros transtornos.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser interessante para pacientes com transtorno de personalidade oque pode permitir que o terapeuta molde de maneira mais adequada o comportamento destes pacientes. A doença possui um tratamento que visa tornar estes pacientes menos nocivos a seus parentes, amigos e meio social.

Leia também outros conteúdos:

10 dicas de como manter a saúde mental em dia

Dia de São Valentim: Fatos curiosos sobre o dia do amor

Artigo anteriorRenove seu guarda-roupa com as cores da moda 2023
Próximo artigoOs melhores sites de relacionamento para encontrar um novo amor
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui