Quem não ama um pão dourado, fofinho, que pode ter recheios diversos, seja de frutas cristalizadas ou até mesmo em versões modernas com ganache de chocolate, o favorito de muita gente em épocas de fim de ano e principalmente no Natal. Interessante e curioso é que oque permeia a mente de muitos curiosos é qual a verdadeira “origem do panetone”.
Pensando em desvendar todos os detalhes de como surgiu essa delícia, além dos detalhes mais interessantes sobre o panetone, a gente separou este conteúdo especial, repleto de curiosidades. Acompanhe!

Entenda a origem do panetone e como ele chegou ao Brasil
Existem muitas especulações sobre onde foi a origem de panetone e como ele chegou até o Brasil, como uma guloseima tão apreciada principalmente em épocas como o Natal.
E para descobrir os detalhes desta história toda, siga a leitura, que a gente te explica tudo!
Qual a origem do panetone
Em sua forma mais simples e tradicional, o panetone é um bolo feito de um tipo de massa fermentada, com ingredientes com leite, ovos, trigo passas e frutas cristalizadas.
O panetone teve sua origem na Itália e o hábito de comer o panetone em festas como Natal iniciou-se mais propriamente em Milão, algum tempo depois de sua criação.
Com o tempo ele foi se dissipando para outros países, tornando-se uma delícia típica de Natal que faz sucesso em todo o mundo.
Lenda sobre uma história de amor e o Panetone
Algumas histórias bem interessantes e até lendas, dão conta a origem do panetone, e a mais famosa, e conhecida aconteceu na cidade de Milão, no século XV, quando um garoto de família abastada, se apaixonou perdidamente por uma menina, plebeia, filha de um homem que fazia pães.
No entanto o pai da menina plebeia expressa sua aversão ao namoro, não contente o jovem apaixonado, disfarçou-se de padeiro e foi trabalhar na padaria do pai da moça. Depois de um tempo, ele resolveu criar um pão, doce, misturando frutas cristalizadas, a legítima receita original do Panetone.
Este pão ficou famosos devido ao sabor bastante diferente, por ser um pão bem peculiar dos demais criados na época.
Com o fama do pão e para ganhar a graça do futuro sogro, este jovem garoto começou a divulgar o pão como uma invenção do Sr. Toni (nome do pai da moça) por quem o garoto estava apaixonado, que em italiano é conhecido “Pane del Toni”, mais tarde sendo chamado de panetone.
Quem poderia imaginar que desta lenda sobre um pão, também tem detalhes de uma linda história de amor.
Lenda do pão de Ludovico
Em uma outra grande lenda, o nosso conhecido panetone foi criado em meados de 1500 na corte de Ludovico, propriamente no dia de um banquete na véspera de Natal era preparado.
No entanto enquanto era preparada uma sobremesa, ela acabou sendo queimada enquanto assava. E um ajudante da cozinha de nome Antônio, tinha em sua bolsa uma massa com ingredientes peculiares, e na tentativa de salvar a festa e a sobremesa, oferece sua massa, com umas frutas cristalizadas.
Esta massa era uma farinha, ovos, açúcar, passas, frutas cristalizadas e fermento, que dava propriamente a origem ao nosso conhecido panetone.
Verdade sobre a origem do Panetone
Pesquisadores sugestionam que a origem real do panetone é permeada de lendas, no entanto é um mistério, afinal é uma receita de tradição coletiva que não teria como saber corretamente a origem e surgimento.
Porém durante a receita da fabricação do pão a receita original leva uma massa, açúcar, uva passas e especiarias, bastante consumido nos banquetes em épocas importantes da história, e uma delas eram datas festivas de fins de ano.
A receita ainda sofreu alterações como já conhecemos, afinal atualmente é possível encontrar tanto panetones com frutas cristalizadas, quanto com gotas de chocolate.
Em meados do século 20, o panetone se tornou muito popular, aumentando o consumo em festas, anos depois a maneira industrial tornou o Panetone um marco como sobremesa mais querida no mundo.
Como o panetone chegou no Brasil?
O panetone teve sua chegada em nosso país na Segunda Guerra Mundial, quando os emigrantes da Itália chegaram por aqui.
E aqui mesmo no Brasil o panetone é o terceiro país com o número mais elevado de pessoas fãs do sabor do panetone, sendo que os países campões de consumo são Peru e a Itália, seu país de origem.
A Bauducco ainda é uma das empresas responsáveis pela maior quantidade em termos de fabricação de Panetones no país, equivalente a 300 toneladas por ano, e igualmente é a sobremesa natalina mais consumida no mundo inteiro.
Gostou de entender mais sobre as histórias em torno da origem do panetone. Para acompanhar ainda mais temas sobre Natal, leia também:
Dicas para decorar sua sala neste Natal 2022
Cardápio para Ceia de Natal Completa: Ideias de entradas e pratos principais para receber a família