Uma boa alimentação é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Os alimentos podem contribuir para diversas funções, em alguns casos, até mesmo para prender ou soltar o intestino. Dessa forma, muitos alimentos possuem essas características.
É possível que não saibamos quais são os alimentos que façam isso. Ou seja, podemos consumir alguns alimentos sem perceber que eles estão alterando significativamente o funcionamento do seu organismo.

Um desses alimentos que se tornou uma dúvida é o morango. Será que ele realmente serve para contribuir para o bom funcionamento do intestino ou ele irá prender o intestino e trazer dificuldades? Será que essa é uma fruta interessante para se consumir com frequência?
É exatamente isso que você irá descobrir nesse artigo, além de compreender os motivos de alguns alimentos prenderem e outros soltarem o intestino. Mas antes, passa a ser interessante conhecer o morango.
Conhecendo um pouco mais sobre o morango
O morango é considerado, na linguagem do senso comum, como um fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. Na verdade, em termos científicos, ele não é considerado um fruto, já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas).
Tecnicamente, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas do receptáculo que sustenta os ovários.
A versão que conhecemos do morango atualmente foi criada por Amédée-François Frézier em 1714, na França. Ele realizou um cruzamento das espécies de Fragaria (morango) virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, trazida do Chile.
Isso resultou no morango que conhecemos atualmente, utilizado em diversas vitaminas, sucos além de ser muito apreciado com doces ou puro.
Mas afinal, o morando prende ou solta o intestino?
Para compreender se um alimento prende ou solta o intestino, é preciso conhecer a respeito da quantidade de fibras alimentares que ele possui. Esse é um nutriente fundamental para a saúde e atua diretamente no intestino.
Dessa forma, a fibra alimentar deve ser consumida. Porém, quando é consumida em excesso, ela pode causar problemas intestinais. Quando consumida em excesso, ela pode provocar fezes moles, movimentos intestinais frequentes e inclusive a diarreia.
Isso acontece por conta da necessidade que o corpo tem de puxar água para passar a fibra para fora do corpo, isso acaba resultando em dificuldades no intestino, como a diarreia, que também pode vir acompanhada de uma desidratação.
O Morango é rico em fibra alimentar, sendo que uma porção de uma xícara de morango fatiado apresenta 3,3 g de fibras. Por isso, se ele for consumido em excesso, poderá soltar demasiadamente o intestino, fazendo com que você tenha algumas dificuldades.

Quanto de vibras alimentar deve-se ingerir por dia?
Apesar de não ser recomendada em grande quantidade, as fibras alimentares ajudam a normalizar as funções intestinais, por isso é importante ingeri-las na quantidade correta.
A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, fez uma lista para informar a quantidade diária de fibras que diferentes grupos de pessoas devem ingerir diariamente. Confira:
- Crianças (meninas e meninos) de um a três anos de idade: 19 g por dia;
- Crianças (meninas e meninos) de quatro a oito anos de idade: 25 g por dia;
- Meninas de nove a 13 anos de idade: 26 g por dia;
- Meninos de nove a 13 anos de idade: 31 g por dia;
- Meninas de 14 a 18 anos de idade: 26 g por dia;
- Meninos de 14 a 18 anos de idade: 38 g por dia;
- Mulheres de 19 a 50 anos de idade: 25 g por dia;
- Homens de 19 a 50 anos de idade: 38 g por dia;
- Mulheres com mais de 51 anos de idade: 21 g por dia;
- Homens com mais de 51 anos de idade: 30 g por dia;
- Grávidas de todas as idades: 28 g por dia;
- Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 29 g por dia.
Dessa forma, a quantidade de morango ingerido irá alterar significativamente o funcionamento do organismo. Assim, é preciso levar em consideração a quantidade consumida e, claro, a quantidade de fibras alimentares que são recomendadas para o seu perfil.
O morango é considerado como uma fonte moderada de fibra e o seu consumo (também moderado) poderá contribuir para que seja atingida a ingestão diária recomendada de fibras alimentares.
Além disso, para um bom funcionamento do intestino, é interessante consumir as fibras alimentares com bastante água. Pois, sem a água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ela ainda pode sofrer com dor abdominal. Afinal, a ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar no ressecamento do intestino.
Portanto, se você sofre com intestino preso, o morango poderá te auxiliar para regular o intestino. Isso somente será possível se você consumi-lo de maneira adequada, juntamente com o consumo de água. Assim, o seu problema será resolvido em pouco tempo.