O Oscar 2023 irá ocorrer daqui 11 dias (13/03) e terá Jimmy Kimmel como apresentador. Todos nós sabemos que o prêmio é o mais renomado da indústria dos cinemas. Todos os anos a premiação é aguardada por pessoas do mundo inteiro.
Desde a primeira cerimônia em 1929, vários filmes e artistas talentosos foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e algumas edições do Oscar ficaram marcadas por premiações históricas e surpreendentes.

Edições anteriores
Neste texto, você verá alguns dos principais ganhadores do Oscar em edições anteriores. Além disso, iremos falar sobre as expectativas do público para cerimônia de 2023.
O grande vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 2022, foi “Nomadland“, dirigido por Chloé Zhao. O filme também rendeu a Zhao o prêmio de Melhor Diretora. Com isso, ela se tornou a primeira mulher asiática e a segunda mulher na história do Oscar a receber essa honraria.
Além disso, Frances McDormand, a protagonista de “Nomadland“, ganhou seu terceiro Oscar de Melhor Atriz, fazendo dela uma das atrizes mais premiadas da história do Oscar.
No entanto, o Oscar nem sempre premia os favoritos do público. Na edição de 2017, por exemplo, “La La Land” era considerado o favorito para vencer o prêmio de Melhor Filme, mas acabou perdendo para “Moonlight” em uma das maiores reviravoltas da história do Oscar.
Isso só mostra que a premiação pode ser imprevisível e que nem sempre o filme mais popular é o escolhido pela Academia.
2009
Outra edição do Oscar que ficou marcada por premiações históricas foi a de 2009, quando “Quem Quer Ser um Milionário” ganhou o prêmio de Melhor Filme. O filme, dirigido por Danny Boyle, também levou para casa os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Além disso, “Quem Quer Ser um Milionário” foi o primeiro filme em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde “A Vida é Bela” em 1998.
Um filme que fez história no Oscar foi “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei“, que ganhou o prêmio de Melhor Filme em 2004. O filme, dirigido por Peter Jackson, também levou para casa os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.
Com 11 prêmios no total, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” é o filme mais premiado da história do Oscar ao lado de “Ben-Hur” e “Titanic”.
Mais alguns filmes que marcaram
Outros filmes que fizeram sucesso no Oscar incluem “Forrest Gump” (1994), dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, que ganhou seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.
O Silêncio dos Inocentes de (1991), dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster, que ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz.
Por fim, “Titanic” (1997), dirigido por James Cameron e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que ganhou 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora Original.

Oscar 2023
Em relação ao Oscar de 2023, ainda é um pouco cedo para dizer quais serão os favoritos. No entanto, alguns filmes já estão sendo especulados como possíveis concorrentes ao prêmio de Melhor Filme, como “Avatar: O Caminho da Água”, “Top Gun: Maverick”, “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, “Banshees de Inisherin”, “Nada de Novo no Front” entre outros.
Entretanto, é possível que algumas produções que foram adiadas devido à pandemia, possam ser lançadas no final de 2022, o que pode mudar o cenário da competição. Independentemente de quais filmes sejam indicados, é certo que a cerimônia do Oscar será um grande evento para os amantes do cinema, com grandes expectativas e prováveis surpresas.
Outro aspecto importante a ser mencionado é a questão da diversidade e representatividade no Oscar. Nos últimos anos, a Academia tem enfrentado críticas por sua falta de inclusão e diversidade em suas indicações e premiações.
Em resposta a essas críticas, a Academia implementou mudanças em seus processos de votação e adotou metas de diversidade para aumentar a representatividade em suas indicações.
Oscar da Diversidade
A edição de 2020 do Oscar, estava sendo chamada de “Oscar da diversidade”. Os filmes selecionados abordavam temas importantes, como racismo, violência contra a mulher, desafios da velhice e pessoa com deficiência.
A premiação contou com uma diversidade de atores, diretores e pessoas da produção, representando diferentes culturas, países e com grande representatividade negra e feminina, algo que não acontecia em anos anteriores.
OscarsSoWhite
Há 8 anos atrás, a hashtag #OscarsSoWhite criticava a falta de representatividade nos selecionados. Desde então, a academia prometeu promover reformas para aumentar a representatividade.
Uma das mudanças foi a categoria “Filme estrangeiro” passar a ser chamada de “Filme internacional”, uma mudança simbólica que valoriza as demais culturas em comparação à produção norte-americana.
Enfim, o Oscar é uma das premiações mais prestigiadas e aguardadas pelos amantes do cinema em todo o mundo. Ao longo dos anos, diversas edições foram marcadas por grandes filmes e artistas talentosos, que deixaram sua marca na história da indústria cinematográfica.
Embora seja difícil prever os favoritos para o Oscar de 2023, é certo que a cerimônia será um grande evento para os cinéfilos. A cada ano, novos talentos emergem e surpreendem a todos, tornando a premiação ainda mais emocionante.
Além disso, a questão da diversidade e representatividade no Oscar tem sido um tópico importante de discussão nas últimas edições. A academia tem se esforçado para promover a inclusão e a igualdade na indústria cinematográfica, e essa é uma luta que ainda precisa ser continuada. É essencial que os filmes e artistas sejam avaliados pela sua qualidade e não apenas por sua raça, gênero ou origem.
No Oscar de 2022, vários filmes dirigidos e protagonizados por mulheres foram indicados, o que demonstra um avanço significativo na busca por mais representatividade na indústria cinematográfica. Ainda assim, é preciso continuar a lutar por mais diversidade em todas as áreas da produção de filmes, desde a escolha dos roteiros até a distribuição dos filmes.
Veja Também
Saiba quais os sintomas e qual o tratamento para Conjuntivite. Clique aqui