O Oscar 2023 irá ocorrer daqui 11 dias (13/03) e terá Jimmy Kimmel como apresentador. Todos nós sabemos que o prêmio é o mais renomado da indústria dos cinemas. Todos os anos a premiação é aguardada por pessoas do mundo inteiro.

Desde a primeira cerimônia em 1929, vários filmes e artistas talentosos foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e algumas edições do Oscar ficaram marcadas por premiações históricas e surpreendentes.

Oscar
Estatueta do Oscar

Edições anteriores

Neste texto, você verá alguns dos principais ganhadores do Oscar em edições anteriores. Além disso, iremos falar sobre as expectativas do público para cerimônia de 2023.

O grande vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 2022, foi “Nomadland“, dirigido por Chloé Zhao. O filme também rendeu a Zhao o prêmio de Melhor Diretora. Com isso, ela se tornou a primeira mulher asiática e a segunda mulher na história do Oscar a receber essa honraria.

Além disso, Frances McDormand, a protagonista de “Nomadland“, ganhou seu terceiro Oscar de Melhor Atriz, fazendo dela uma das atrizes mais premiadas da história do Oscar.

No entanto, o Oscar nem sempre premia os favoritos do público. Na edição de 2017, por exemplo, “La La Land” era considerado o favorito para vencer o prêmio de Melhor Filme, mas acabou perdendo para “Moonlight” em uma das maiores reviravoltas da história do Oscar.

Isso só mostra que a premiação pode ser imprevisível e que nem sempre o filme mais popular é o escolhido pela Academia.

2009

Outra edição do Oscar que ficou marcada por premiações históricas foi a de 2009, quando “Quem Quer Ser um Milionário” ganhou o prêmio de Melhor Filme. O filme, dirigido por Danny Boyle, também levou para casa os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Além disso, “Quem Quer Ser um Milionário” foi o primeiro filme em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde “A Vida é Bela” em 1998.

Um filme que fez história no Oscar foi “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei“, que ganhou o prêmio de Melhor Filme em 2004. O filme, dirigido por Peter Jackson, também levou para casa os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

Com 11 prêmios no total, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” é o filme mais premiado da história do Oscar ao lado de “Ben-Hur” e “Titanic”.

Mais alguns filmes que marcaram

Outros filmes que fizeram sucesso no Oscar incluem “Forrest Gump” (1994), dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, que ganhou seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

O Silêncio dos Inocentes de (1991), dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster, que ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Por fim, “Titanic” (1997), dirigido por James Cameron e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que ganhou 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora Original.

Oscar 2023

Em relação ao Oscar de 2023, ainda é um pouco cedo para dizer quais serão os favoritos. No entanto, alguns filmes já estão sendo especulados como possíveis concorrentes ao prêmio de Melhor Filme, como “Avatar: O Caminho da Água”, “Top Gun: Maverick”, “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, “Banshees de Inisherin”, “Nada de Novo no Front” entre outros.

Entretanto, é possível que algumas produções que foram adiadas devido à pandemia, possam ser lançadas no final de 2022, o que pode mudar o cenário da competição. Independentemente de quais filmes sejam indicados, é certo que a cerimônia do Oscar será um grande evento para os amantes do cinema, com grandes expectativas e prováveis surpresas.

Outro aspecto importante a ser mencionado é a questão da diversidade e representatividade no Oscar. Nos últimos anos, a Academia tem enfrentado críticas por sua falta de inclusão e diversidade em suas indicações e premiações.

Em resposta a essas críticas, a Academia implementou mudanças em seus processos de votação e adotou metas de diversidade para aumentar a representatividade em suas indicações.

Oscar da Diversidade

A edição de 2020 do Oscar, estava sendo chamada de “Oscar da diversidade”. Os filmes selecionados abordavam temas importantes, como racismo, violência contra a mulher, desafios da velhice e pessoa com deficiência.

A premiação contou com uma diversidade de atores, diretores e pessoas da produção, representando diferentes culturas, países e com grande representatividade negra e feminina, algo que não acontecia em anos anteriores.

OscarsSoWhite

Há 8 anos atrás, a hashtag #OscarsSoWhite criticava a falta de representatividade nos selecionados. Desde então, a academia prometeu promover reformas para aumentar a representatividade.

Uma das mudanças foi a categoria “Filme estrangeiro” passar a ser chamada de “Filme internacional”, uma mudança simbólica que valoriza as demais culturas em comparação à produção norte-americana.

Enfim, o Oscar é uma das premiações mais prestigiadas e aguardadas pelos amantes do cinema em todo o mundo. Ao longo dos anos, diversas edições foram marcadas por grandes filmes e artistas talentosos, que deixaram sua marca na história da indústria cinematográfica.

Embora seja difícil prever os favoritos para o Oscar de 2023, é certo que a cerimônia será um grande evento para os cinéfilos. A cada ano, novos talentos emergem e surpreendem a todos, tornando a premiação ainda mais emocionante.

Além disso, a questão da diversidade e representatividade no Oscar tem sido um tópico importante de discussão nas últimas edições. A academia tem se esforçado para promover a inclusão e a igualdade na indústria cinematográfica, e essa é uma luta que ainda precisa ser continuada. É essencial que os filmes e artistas sejam avaliados pela sua qualidade e não apenas por sua raça, gênero ou origem.

No Oscar de 2022, vários filmes dirigidos e protagonizados por mulheres foram indicados, o que demonstra um avanço significativo na busca por mais representatividade na indústria cinematográfica. Ainda assim, é preciso continuar a lutar por mais diversidade em todas as áreas da produção de filmes, desde a escolha dos roteiros até a distribuição dos filmes.

Veja Também

Saiba quais os sintomas e qual o tratamento para Conjuntivite. Clique aqui

Artigo anteriorConheça os famosos que já participaram do BBB
Próximo artigoColdplay: Shows no Brasil acontecem em Março
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui