O Oscar 2023 ainda não superou o recorde do discurso mais longo da premiação.  Mas com certeza vai entrar para a história.

A noite, do dia 12 de março, em Los Angeles, mais uma vez entrou para a história do cinema. 

O recorde do discurso mais longo do Oscar

Com quase 7 minutos de declaração, a atriz britânica Greer Gasrson, agradeceu ao ganhar a estatueta de melhor atriz em 1943. 

O prêmio foi por sua atuação em “Rosas da Esperança”, de 1942. O filme conta a saga de uma família que presencia os primeiros meses da 2º Guerra Mundial. 

A atriz interpretou uma amável esposa responsável por unir a família. Trecho do discurso que bateu o recorde: 

“Eu vim para este país como uma estranha há cinco anos. Estou muito feliz e orgulhosa de ser membro desta comunidade e desta indústria todo esse tempo.  

E de todos que conheci ou com quem trabalhei de verdade, recebi uma gentileza tão presente que por um bom tempo não pude acreditar que fosse de verdade. 

Mas esta noite vocês me fizeram sentir que realmente escancararam a porta de sua amizade e que as boas-vindas estão oficialmente na mesa, e é por isso que estou tão feliz”, disse Garson. 

Porém, só em 2010 que a Academia impôs um limite de 45 segundos para os vencedores discursarem após receberem seus prêmios. 

Antes de trazer os discursos marcantes do Oscar 2023, vamos contar um pouco sobre essa grande festa do cinema.

Los Angeles no dia do Oscar 

Los angeles - Oscar 2023

O burburinho na cidade que respira cinema, começa bem antes do dia da cerimônia. Ruas movimentadas, hotéis fechados, tudo gira em torno da maior festa da 7 arte. 

O acesso ao famoso Teatro Bolby fecha para automóveis dias antes. Hotéis badalados da região só recebe hóspedes com reservas. 

As icônicas limousines, que são outro negócio a parte em Los Angeles, só tem acesso no dia do evento, aos motoristas cadastrados.

Falando em hotéis, é onde estilistas e celebridades fazem provas dos tão falados figurinos no tapete vermelho.  Que esse ano mudou de cor.

Saiba mais sobre a Premiação no site oficial.

Afinal, o que aconteceu no Oscar 2023? 

Cerimônia do Oscar 2023 

As 23 categorias concorrentes na noite do dia 12 de março foram apresentadas ao vivo e claro foi um dos temas abordados pelo apresentar. 

Jimmy Kimmel brincou que assim como os atores pediram para o público comparecerem ao cinema, presencialmente, o apresentador destacou que eles também precisariam ficar 4, ou 6 horas assistindo ao Oscar. 

Apesar disso, a cerimônia que começo às 20h, horário de Brasília, acabou no comecinho da madrugada de segunda-feira. Durando aproximadamente 4 horas.

Os discursos do Oscar 2023 

As mulheres não estavam presentes nas indicações de direção, mas foram muito lembradas nos discursos de agrademos. Principalmente com as mães e esposas. 

Mesmo assim a diversidade foi o destaque da noite, com as 7 estatuetas levadas pelo filme “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”. 

Trazendo atores asiáticos nos papeis principais, o filme aborda questões familiares, conflitos de gerações usado as diversas realidades do multiverso como pano de fundo. 

Mesmo com tanta representatividade cultural, a primeira estatueta para o vitorioso da noite foi para Jamie Lee Curtis, como Melhor Atriz Coadjuvante. 

Depois de quase 4 décadas de carreira, a norte-americana, enfim conquistou seu primeiro Oscar.  

Ao subir no palco logo pediu para pararem de aplaudir para poder cumprir o protocolo de 45 segundos de discurso, afirmando: “Quero ser uma boa pessoa”. 

Emocionada, dedicou a estatueta à mãe, Janet Leigh, que sempre será lembrada por sua marcante atuação em “Psicose”, de Alfred Hitchcock. 

Destaque da noite

“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” também consagrou Michelle Yeoh, com o Oscar de Melhor Atriz. Outro destaque da noite.

Desbancando outras atrizes famosas como Cate Blanchett, em Tás, Michelle Williams – Os Fabelmans. 

Primeira mulher asiática a ganhar um Oscar, ressaltou a importância de acreditar nos sonhos: 

“Para todos meninos e meninas que estão assistindo. Meninas, não deixem que ninguém digam que vocês já passaram da idade.”  

E acrescentou: 

“Para todas as mães do mundo porque elas são as super-heroínas e nenhum de nós estaríamos aqui se não fossem elas.” 

E, finalizou agradecendo à Academia: “Obrigada a Academia, é a história sendo feita.” 

A figura materna também foi exaltada na conquista do prêmio de Melhor Roteiro Original. 

Os Daniels

Os vencedores, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, brincaram dizendo: “vamos colocar a minha mãe na Matrix”, fazendo referência a história principal de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”. 

Daniel Scheinert, com uma “cola” nas mãos, agradeceu aos seus professores de escola pública, por: “mudarem a minha vida”. 

Daniel Kwan agradeceu sua mãe por te proteger dele mesmo, após falar sobre a sua síndrome do impostor e problemas de autoestima.

Na época em que chegou a acreditar que não era um bom escritor ou contador de histórias. 

Outro momento emocionante da noite do Oscar 2023 foi a entrega da estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para Ke Huy Quan

Em sua atuação “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, o vietnamita emocionou a plateia com seu discurso. 

Ke Huy Quan falou sobre sua jornada como imigrante. E, mais uma vez a figura materna foi exaltada: 

O ator lembrou dos sacrifícios de sua mãe passou para lhe dar a oportunidade de estar no palco mais famoso do mundo.  

“Histórias assim só acontecem no cinema… Esse é o verdadeiro sonho americano.” 

Das 11 indicações ao Oscar 2023, o filme “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” levou a estatueta em mais 3 categorias. 

Melhor Montagem, Edição e o mais disputado da noite: Melhor Filme

Na declaração dos vencedores de Melhor Direção, mais homenagens às mães dos Daniels. 

Scheinert dedicou o prêmio a todas as mães do mundo. “E a minha, que não me puniu por me vestir de mulher quando eu era pequeno.” 

No total foram 7 prêmios para “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, que brilhou e fez história no Oscar 2023. 

Outro filme de destaque na noite foi “Nada de novo no front” 

4 Estatuetas para “Nada de novo no front” 

O filme conta a história de um adolescente convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. A obra alemã quebra padrões com um enredo que desmistifica que existam heróis em uma guerra. 

“Nada de novo no front” levou nas categorias: Melhor Trilha Sonora, Design de Produção, Fotografia e Melhor Filme Internacional

Outros discursos impactantes do Oscar 2023

Os vencedores de Melhor Curta Metragem “An Irish Goodbye” cantaram “Parabéns pra Você”, para homenagear o aniversariante da noite, James Martin, e estrela do filme. 

Definitivamente o momento mais fofo da noite.

O Oscar 2023 também entrou para história por trazer os sucessos de bilheteria para a premiação. 

Os Sucessos de Público

Na categoria Melhor Figurino, conquistada pelo filme “Wakanda Forever”, outro discurso sobre a representatividade feminina. 

Ruth E. Carter agradeceu a academia por reconhecer a super-heroína que é uma mulher negra, como todas as mulheres do longa e sua mãe: 

“Obrigada academia por esse reconhecimento.” finalizou a figurinista. 

Outro sucesso de público, que levou seu prêmio no Oscar 2023 foi Avatar: O caminho da água. Levou Melhor Efeitos Visuais. 

No discurso para a categoria Melhor Som, vencido por Top Gun: Maverick, o diretor Joseph Kosinski, agradeceu a todos que assistiram ao filme, juntos, no cinema. 

Ressaltando a importância da retomada do público pós pandemia. E funcionou, já que o filme arrecadou 1.4 bilhões de dólares na bilheteria. 

Ainda falando em “Top Gun”, Lady Gaga brilhou no palco do Tetro Dolby, em Los Angeles. 

Indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, a artista emocionou a plateia com uma intrepretação intismista da canção “Hold My Hand”. 

Sem maquiagem, e vestindo ‘apenas’ jeans e camiseta, Lady Gaga provou que além da cantora é uma grande atriz. 

Porém quem levou na categoria foi a contagiante Naatu naatu, do filme RRR.  

Ao receber a estatueta um dos compositores, M.M. Keeravaani resaltou sua origem asiática: 

“Estou feliz de vencer esse prêmio pelo meu país, pela minha cultura, pela minha pátria e pela minha indústria [Bollywood].”  

Melhor Ator  

A Cerimônia do Oscar 2023 também ficou marcado pelo fenômeno “cameback”. 

O retorno depois de anos de ‘esquecimento’ foi destaque na trajetória do vencedor de Melhor Ator Coadjvante, Ke Huy Quan

Não é a primeira atuação do artita, que atuou em 1984, no filme Indiana Jones. 

O mesmo aconteceu com o vencedor da noite na categoria Melhor Ator. Brendan Fraser passou anos afastado dos holofotes, por causa de uma depressão. 

O ator foi o astro das sequencias de “A múmia”, no final dos anos 90, início dos anos 2000. O astro de “George, o Rei da Floresta”, teve seu reconhecimento por sua atuação no delicado filme “A baleia”. 

“Estou me sentindo no multiverso”, declarou em um discurso emocionado de superação. 

A Baleia também levou na categoria Melhor Cabelo e Maquiagem

Outro ponto alto do Oscar 2023 foi com Sarah Polley, ao ganhar a estatueta de “Melhor Roteiro Adaptado” por “Entre Mulheres”. 

A atriz agradeceu a academia por “não se sentirem ofendidos por ela colocar as palavras de “mulheres” e “falando” juntas” (se referindo ao título original “Women Talking”). 

Enfim, mesmo o Oscar 2023 não tendo quebrado o recorde de discurso mais longo da história da premiação ele ficou marcado por sua representatividade. 

Porque, quem assistiu a Premiação notou que os ganhadores que ultrapassavam o tempo estipulado, era logo cortado com um discreto “sobe som”. 

Além de palavras sobre diversidade cultural, a presença feminina ficou marcada. Impossível esquecer:  

“Mãe, ganhei um Oscar!”, no comovente discurso de Ke Huy Quan, vencedor do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. 

Que, de papel secundário não teve nada no Oscar 2023 e brilhou tanto quanto o seu filme “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”. 

Confira todos os indicados ao Oscar 2023 aqui.

Artigo anteriorÓtima notícia: Isenção do IPVA 2023
Próximo artigoÓleo essencial de lavanda: um tesouro natural de benefícios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui