Paulo Coelho, escritor renomado e membro da Academia Brasileira de Letras, criticou o governo Lula. O autor foi às suas redes sociais para dizer que se sente arrependido. Pois ele apoiou a eleição do atual governo.
Podemos considerar que este será um expediente comum a partir de agora. Pois o que uniu muitos em torno da candidatura do petista, foi a insatisfação com o mandato anterior. Principalmente pela forma como se conduziu a gestão na crise da pandemia de Covid-19.
Paulo disse que vê o atual governo como patético. Além disso, afirmou que seu voto não teria valido a pena.
Qual é a insatisfação de Paulo Coelho
O escritor postou em seu perfil no twitter que se arrependeu de seu apoio por ver o presidente se envolver em questões como a de Moro. Que Coelho classifica como ex juiz desqualificado.
Outra crítica é em relação ao conflito com o Banco Central. Vale lembrar que é o foco da maior tensão do atual governo. Principalmente em relação aos juros da Selic. Que,provavelmente, vão se manter em alta neste ano.
Na postagem ele menciona que perdeu eleitores durante a campanha. Isso é reflexo do país que ficou dividido entre as suas candidaturas. Mesmo que a mídia tenha tentado emplacar uma terceira via, a decisão foi entre os dois lados antagônicos.
Engajamento de famosos na politica
Essa última eleição ficou marcada, além da polarização, pelo engajamento de celebridades. Ou seja, muitos artistas influencers se manifestaram para ajudar o seu candidato. Muitos até enfrentam dificuldades em retomar a carreira e o público após a exposição,
Não significa que foi a primeira vez que artistas participaram de campanhas. No passado eram contratados para os famosos showmícios. Mas, hoje essa participação só pode ser espontânea.
Em relação aos cantores, a divisão ficou a cargo dos estilos. Pois os artistas da MPB clássica e atual apoiaram o Partido dos Trabalhadores. Por sua vez, os sertanejos levantaram a bandeira do bolsonarismo.

Qual é a história de Paulo Coelho?
Paulo Coelho de Souza é carioca e nasceu no mês de de agosto de 1947. A vocação para as letras começou logo na infância. Pois sendo de família abastada, estudou no colégio Santo Inácio. Onde produziu suas primeiras linhas.
Ele participou de vários concursos de poesia e roteiro de teatro. Ganhou alguns prêmios. Mas enquanto adolescente teve vários problemas. Seus pais não queriam que le fosse escritor, por isso entraram em conflito.
Entrou para a faculdade e foi estudar Direito. Porém não permaneceu. Ele largou o curso e passou a adotar a vida de hippie. Segundo o movimento do woodstock que era efervescente naquela época.
Em busca de respostas para sua vida, ele buscou a espiritualidade do ocultismo, Ao mesmo tempo em que começou a usar drogas. Assim conheceu várias sociedades secretas e participou de algumas seitas.
Conheça a obra de Paulo Coelho
Paulo Coelho e Irmã Dulce
Em um momento de sua vida, ele viveu nas ruas, até que um dia chegou a Salvador. Estava sem dinheiro e não tinha como voltar para o Rio. Assim, ele foi até Irmã Dulce para pedir ajuda.
Ela escreveu um bilhete e disse que entregasse a um determinado homem, Assim ele fez, esse senhor lhe deu a passagem e algum dinheiro para que ele viajasse de volta ao Rio. Hoje o escritor é um dos benfeitores da obra da Santa Dulce dos Pobres.
Compositor
Na década de 1970, Paulo Coelho conheceu Raul Seixas. Ambos alimentavam a ideia de fundar a Sociedade Alternativa Ou seja, um lugar longe das convenções da burguesia capitalista.
Esse projeto não deu certo. Ele mesmo disse depois que era um devaneio dos dois. A parceria rendeu músicas de grande sucesso dos álbuns de Raul. Por exemplo: “Gita”, “Eu Nasci há Dez Mil Anos Atrás”, “Al Capone” e “Sociedade Alternativa”.
Paulo Coelho Escritor
Seu primeiro livro de sucesso nasceu após a sua peregrinação por Santiago de Compostela em 1986. Ele fez o caminho de 800 km que sai da França. Dessa experiência ele forjou “O Diário de um Mago”
A partir de então ele escreveu inúmeras obras de grande repercussão. Sendo ele o brasileiro mais traduzido em todo o mundo. Outros trabalhos reconhecidos são: “Brida”, “O Alquimista” e muitos outros.
Prêmios de Paulo Coelho
Ele é o autor brasileiro que mais vendeu livros em todo o planeta Terra. Ele já recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior. Veja a lista em ordem cronológica.
- Comendador da Ordem do Rio Branco (Brasil, 1998)
- Chevalier de L’Ordre National de la Légion d’Honneur (França, 2000)
- Corine Internationaler Buchpreis (Alemanha, 2002)
- Nelsen Gold Book Award for tee Alchemist (UK, 2004)
- Elle – Melhor Escritor Internacional (Espanha, 2008)
Por isso podemos considerar que Paulo Coelho é uma referência do Brasil para o mundo. Inclusive por não ser um personagem ligado ao esporte como foi Pelé. Desse modo, a sua posição política e comentários causam impacto na mídia e na sociedade.
É parte da democracia
O fato de Paulo Coelho expor sua opinião nas redes sociais é legítimo. Considerando que estamos em um país democcratico. Inclusive pelo fato de que suas críticas são as instituições. No caso, o Presidente Lula não precisa se sentir ofendido.
O Brasil é uma democracia muito jovem, se contarmos os anos pós independência, não temos 40 anos de governo democratico de fato. Pois a República Velha pode ser bem questionável nesse sentido.
Lição de Paulo Coelho
A atitude do escritor, antes de se questionar, deve ser refletida por todos. Quem se lembra em quem votou nas últimas eleições? Além disso, qual foi o motivo de escolher tal candidato?
As eleições não são uma partida de futebol e devem ser encaradas com muita seriedade. Quando um governo assume, deve, sim, ser questionado quanto às suas posturas. Principalmente em relação ao cumprimento das propostas.
Então, Coelho exerceu, simplesmente, o seu papel de cidadão. Que todo brasieliro deve fazer. Não adianta só ficar olhando e reclamando. É necessário aprender sobre política e se engajar.
Muitas vezes se diz: O Brasil está em crise. Porém as pessoas são do Brasil, portanto elas estão em crise e são a solução.
Leia também: