Pensamentos positivos, em princípio, remete a coisas boas. Isto é, vamos pensar positivamente para que tal coisa dê certo. Para que vá bem em uma prova ou entrevista de emprego. Isso junto com esforço, dedicação e trabalho tá tudo certo.

Porém um fenômeno das redes sociais ganhou espaço nos últimos dias. Ou seja, a trend ‘Lucky Girl Syndrome’. que significa “Síndrome da Garota Sortuda”. Esse vídeo movimentou mais de 150 milhões de visualizações.

Trata-se de um vídeo supostamente motivacional. Consequentemente consiste em repetir frases como “Tudo vai dar certo”, ou “eu tenho muita sorte”. Assim invocando uma espécie de Lei da atração.

Pensamentos Positivos

Pensamentos positivos, precisamos falar sobre isso

Pensamentos positivos são importantes, sem sombra de dúvida. Porém não são mágica. Como parte da vida, ele é fundamental e importante. Mas não pode ser uma muleta.

O pensamento positivo acompanha pessoas que têm saúde e equilíbrio. E faz parte do processo da dinâmica da vida. Ou seja, pensar positivo contribui para motivar a pessoa no cotidiano.

Assim o pensamento positivo deve se associar a condutas positivas. Isto é, não adianta projetar um ideal e ficar inerte. É preciso pensar e agir. Isso faz parte de uma vida saudável integrada.

Portanto é preciso pensar sobre os objetivos a serem conquistados, entender os meios de chegar a eles. E colocar em prática. Toda história de sucesso envolve muito trabalho. A sorte não deve ser a única aposta.

Falar sobre o sonho

Dizer sobre os seus sonhos, é uma forma de alimentá-los. Ao mesmo tempo não perdê-los de vista. Alguns especialistas afirmam que, inclusive, o cérebro libera substâncias que provocam o estímulo da alegria. Ao mesmo tempo motiva a pessoa.

Tudo isso é importante, porém considerando a integridade das coisas. Pensar positivo é parte das melhores ações do ser humano. Mas, precisamos levantar algumas questões. Principalmente quando deixa de ser saudável.

Conheça frases de pensamento positivo

Problemas do fundamentalismo quanto aos pensamentos positivos

Muitas vezes as pessoas tendem a ser enganadas quando buscam o caminho fácil. Por sua vez, outros aproveitam dessa ingenuidade para lucrar. Isso ocorre de diversas formas, como vender um curso de lei da atração na internet.

Por mais que possa parecer absurdo, muitos caem. Até mesmo investem muito dinheiro. Porque querem o caminho fácil. E isso não combina com a vida humana. Não há caminho de sucesso sem sofrimento. 

Conheça os meios para encontrar o controle emocional

Desse modo, é preciso entender que o pensamento positivo não irá fazer coisas sobrenaturais. Ou seja, pensar positivamente não é repetir as palavras “hocus pocus”. dessa forma é preciso saber que trata-se de algo concreto.

Por isso preciso olhar com cuidado o que se vende na internet. Mesmo em plataformas gratuitas como redes sociais. Muitos estão em busca de engajamento. Ao mesmo tempo que não tem formação ou compromisso para lidar com questões do ser humano.

Assim, muitas polêmicas giram em torno de trends que prometem mágicas. Isso demanda uma reflexão no sentido de revermos o que vemos nas mídias. Ao mesmo tempo, o que oferecemos para as crianças e adolescentes.

O que é trend ‘Lucky Girl Syndrome’? 

Essa trend surgiu através de uma influencer estadunidense. Ela defende que quando começou usar frases de afirmação a sua vida mudou. Ou seja, tudo começou a dar certo.

Ela diz que no seu meio de convivência não há ninguém com mais sucesso do que ela. Inclusive, nos últimos tempos, todos os seus projetos estão funcionando. Consequentemente ela ganhou muitos seguidores e engajamento nas suas redes.

O seu lema é “acredite e não se iluda”. Nesse embalo ela juntou muitas pessoas ao redor do mundo em torno do seu propósito. Além disso, muitos seguidores estão apresentando seus resultados. Desde boas notas até propostas de emprego que surgem de uma ohora para outra.

Entenda o que é uma trend

Muitas pessoas se permitiram essa chance e, depois de algum tempo, voltaram às redes para divulgar seus resultados. 

Tudo isso faz parte de um conceito conhecido como lei da atração. Alguns mais rigorosos chamam de auto hipnose. O fato é que se trata de algo abstrato. E há o risco de transformar as coincidências em realidade concreta.

Pensamentos positivos: o debate em torno da trend

Como já dissemos acima. Especialistas estão debatendo as consequências da trens da da sorte. Assim, há uma concordância de que precisa-se ter cautela com toda essa situação.

Lembramos que isso não é uma novidade. Pois desde antes do advento da internet. Pessoas usavam a lei da atração com diversos nomes, por exemplo a programação neurolinguística.

Alguns vêem também como algo inofensivo. No sentido de que não incentivam violência ou bullying. Inclusive , acham interessante o fato de que os jovens sejam incentivados a acreditar em si mesmos. Especialmente as meninas.

Dessa forma vemos uma questão complexa em meio a um debate necessário. Assim, torna-se importante buscar mais informações. Ao passo que não se deve fechar a questão sem reflexão. 

Veja também sobre a polêmica da Inteligência artificial

Pensamentos positivos: qual é o limite?

como tudo o que há vida, o limite dos pensamentos positivos é o bom senso. Muitos usam o exemplo do copo ao meio. Dizem que muitos veem pouco, outros veem muito. Porém ele está no meio.

Não há nenhum problema em ser uma pessoa com boas perspectivas e que busque o melhor em sua vida. quando se tem objetivos é preciso sonhar com eles. Inclusive partilhar com pessoas próximas.

Inspiração e transpiração

Os grandes sábios da história sempre buscaram equilibrar as suas vidas entre a inspiração e o trabalho. São dizia aos seus seguidores: “ora et labora”, ou seja, reza e trabalha. Na perspectiva da positividade, também é assim. Não basta ser otimista, tem que otimizar.

Da mesma forma, o educador Paulo Freire ensinou sobre a esperança. Não basta esperar, tem que esperar. Isso significa trabalhar em torno dela. Isso significa mediar o melhor da vida. Em vista das realizações;

Assim entendendo que para orientar os jovens, é preciso buscar o conhecimento e o equilíbrio para que se possam formar adultos melhores. Jamais se deve cortar o sonho, e impedir os pensamentos positivos. Só é preciso que eles aconteçam dentro da realidade.

Visite mais textos do nosso site: 

De volta para os anos 80: A Semana de Alta Costura em Paris indica que voltaremos para os anos 80

Signos: descubra quais serão os signos que se sairão melhores em 2023

Artigo anterior7 sinais que indicam que você pode ter TDAH
Próximo artigoSaiba como montar looks com as cartelas de cores Outono: Entenda a diferença entre outono quente, suave e escuro
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui