Os anos anteriores não têm sido nada fácil para a economia brasileira e mundial. Pois a grave crise da covid-19 fez parar o mundo literalmente por conta das restrições que impediam as pessoas de saírem de suas casas. Causando assim uma queda imensa no consumo, que culminou no fechamento de muitas empresas. Muitos negócio ruíram, mais muitos ainda permanecem de pé, o por que disso, eu vou te explicar agora.

Como os pequenos negócios têm ajudado na recuperação dos empregos no Brasil em 2022? – Impactos negativos da covid-19.
Atualmente a economia brasileira e mundial passam por grandes dificuldades, ainda por conta dos reflexos danosos causados pela crise do covid-19. Que devido as restrições de circulação de pessoas para conter o avanço do vírus, culminou numa grande queda de consumo das famílias, de produção de bens e serviços, e até falta de abastecimento de algumas peças, matérias primas.
Efeito natural pois se as fábricas não estão mais produzindo, e as pessoas estão consumindo os produtos existentes uma hora eles acabarão.
Todas as empresas sofreram cada uma á sua maneira, porém os setores que certamente mais foram prejudicados foram aqueles setores que dependem do consumo, e obviamente da circulação de pessoas, como shoppings centers, hotéis, empresas de aviação, etc.
E os motivos são os mais óbvios. Sem a circulação de pessoas e o consumo as receitas destas empresas são severamente impactadas pelo fato das mesmas não terem receitas entrando nos caixas enquanto os custos com funcionários, impostos e outras despesas necessárias para manter o funcionamento da empresa só aumentava a cada dia.
Não demorou muito para que providências fossem tomadas por parte das empresas, não havia outra maneira a não ser cortar custos ao máximo, oque culminou em grande parte das demissões de muitos colaboradores.
Como os pequenos negócios têm ajudado na recuperação dos empregos no Brasil em 2022? – Medidas emergenciais
Com os milhares de postos de empregos sendo perdidos os governos começaram a buscar medidas por meio de auxílios emergências onde dava dinheiro para a população mais necessitada, e reduzia os impostos pagos por empresas e em alguns casos o governo até ajudou a bancar junto com as empresas parte dos salários dos colaboradores para que estas conseguissem manter seus colaboradores em seus empregos.
Oque salvou certamente muitos empregos, porém não resolvia o problema como um todo. Durante um tempo o governo por meio de injeção de dinheiro direto na economia conseguiu e outras medidas em conjunto conseguiu manter as famílias em condições mínimas de subsistência ao menos.
Basicamente uma tentativa desesperada para ganhar tempo, para que as pesquisas tentassem encontrar uma cura para o vírus e tentar o quanto antes colocar a economia mundial, e a vida normal das pessoas ( se assim podemos chamar, voltasse ao que era antes).
Como os pequenos negócios têm ajudado na recuperação dos empregos no Brasil em 2022? – Encontrando Soluções Criativas

Com as empresas fechadas e sem empregos formais para conseguir renda as famílias se viram obrigadas a se arriscarem no empreendedorismo, tendo como maior aliado a internet.
Os empreendedores começaram então a entender ainda maios o potencial que este meio de comunicação tão importante nos dias atuais possui, veja aqui alguns exemplos criativos.
- Lives ao vivo de artistas – (muito utilizados por cantores e músicos para fazer shows em suas casas);
- Vendas pela internet;
- Vendas via aplicativos de entregas;
- Trabalhos em home office;
- freelancer;
- Canais no you tube;
- Entre outros;
- Lojas virtuais;
- Outra maneira criativa que deve ser ressaltada é de especialização, já que muitas pessoas aproveitarem mais tempo em casa para se capacitarem e se qualificarem ainda mais através de faculdades EAD (modelo de aulas online).
Em momentos de crises surgem os grandes desafios, mais que resultam também em grandes ensinamentos que certamente tornarão estes negócios ainda mais fortes.
Como os pequenos negócios têm ajudado na recuperação dos empregos no Brasil em 2022? – Negócios locais
O tempo passou, as vacinas surgiram e pouco a pouco a economia volta a dar sinais de melhores. Pois de forma lenta e gradual as restrições vão diminuindo e a vida normal se assim podemos dizer vai voltando ao curso seu curso natural. Para o reaquecimento da economia começa a dar os primeiros sinais de melhora, os negócios que sobreviveram agora têm custos muito mais baixos, pois fizeram cortes de despesas desnecessárias, otimizaram ao máximo suas operações e agora estarão preparadas para surfar onde onde de crescimento.
Para voltar a produzir, volta com muito mais força e recuperar o tempo perdido começa então a vota dos trabalhos.
Segundo o SEBRAE, mais de 3,9 milhões de pessoas
empreenderam no Brasil no ano de 2021.
Sendo grande parte deste empregos gerados por pequenos negócio locais, que incentiva a economia local das regiões atraindo atividades como turismo principalmente, que normalmente aquecem a economia local de pequenos negócios como hotéis, pousadas, pontos turísticos, etc.
Gerando assim um efeito em cadeia que aquece de maneira substancial a economia daquela região por completo. Outro ponto importante destes pequenos negócios são a parceria oferecida pelo MEI (microempreendedor individual) que possibilita vantagens e benefício muito interessante para ajudar empreendedores que estão começando seus negócios.
O MEI dispões de vários benefícios que facilita a vida para quem está começando no mundo do empreendedorismo, vou deixar aqui um artigo onde você pode conferir os detalhes.