A cada dia que passa, mais podcasts surgem no Brasil. Aliás, essa é uma nova aposta pela facilidade de ter uma comunicação descontraída com o ouvinte. Além disso, os tradicionais modelos de entrevista estão cada vez menos em alta. E até dificultam a acessibilidade dos telespectadores.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão investindo nesse formato. Além de poder usar um tom mais formal para explicar até assuntos mais densos. No entanto, uma categoria que tem arrastado milhões de fãs, são o dos podcasts de humor.

Desse modo, reunimos alguns dos mais escutados pelas pessoas para te apresentar, caso não conheça. Então, já se prepare para salvar os principais e começar a ouvir!

O que são os podcasts?

O podcast é uma forma de conteúdo semelhante ao rádio, com a diferença de que o ouvinte pode ouvir o que quiser, quando quiser. É um formato altamente eficaz de comunicação que pode fornecer informações, educação, entretenimento e muito mais, sem limites para a criatividade.

Anteriormente, a audição de podcasts era limitada ao acesso ao site do provedor, onde o ouvinte precisava iniciar manualmente a reprodução ou baixar o arquivo para ouvir no computador. No entanto, essa não era a maneira ideal de ouvir podcasts, pois exigia que o usuário visitasse o site do provedor.

A popularidade do formato de áudio está crescendo cada vez mais no mercado global e, em particular, entre os brasileiros. Aliás, que não apenas começaram a consumir podcasts, mas também se tornaram fiéis aos seus títulos favoritos. Assim como fazem com programas de TV.

De acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br, com base em dados da Statista e Ibope, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda. 

Mais de 30 milhões de brasileiros ouvem podcasts, e mais de 40% da população do país escutou pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Em comparação, a Suécia, líder do ranking, tem uma taxa de apenas 7% acima do Brasil, com um total de 47%.

Surpreendentemente, o Brasil supera países como os Estados Unidos e o Reino Unido, com 34% e 31%, respectivamente, no ranking global de consumo de podcasts.

Onde ouvir os podcasts de humor?

Para escutar os podcasts de humor ou qualquer outras categoria, você pode usar os seguintes agregadores:

  • SoundCloud: Com uma vasta seleção de podcasts em diferentes idiomas, incluindo o português, o SoundCloud é uma das plataformas mais populares para ouvir esse tipo de conteúdo. O ouvinte pode interagir com o programa através de comentários, curtidas, republicações em seu próprio perfil do SoundCloud e compartilhamento em outras redes sociais.
  • Spotify: Embora seja mais conhecido como uma plataforma de streaming de música, o Spotify também oferece recursos para ouvir podcasts. Na versão do aplicativo para desktop ou navegador web, a seção de podcasts pode ser acessada através do menu “Início”. Os programas mais populares serão destacados no topo da tela, enquanto as categorias podem ser encontradas ao rolar a página para baixo.
  • Deezer: A plataforma Deezer oferece uma ampla seleção de podcasts divertidos para acompanhá-lo em todos os momentos do dia. Além dos programas mais conhecidos, há também produções originais exclusivas disponíveis somente nesta plataforma, tais como “Só Acho Engraçado Que”, apresentado por Maria Bopp, a blogueira do fim do mundo, e “Amigos do Fim”, mais uma parceria da plataforma com o Porta dos Fundos, que explora o tema dos relacionamentos.

Podcasts de humor para dar o play!

Gugacast

O Gugacast é um podcast apresentado por Guga Mafra e seu irmão Rafael Mafra, juntamente com outros convidados, incluindo o ex-editor Caio Corraini. O mote do programa é que todos têm uma história de vida que leva pelo menos 40 minutos para ser contada. 

No Gugacast, os apresentadores leem histórias de ouvintes e compartilham suas próprias experiências, tudo com um toque de humor satírico, honestidade e ironia, proporcionando momentos de diversão e risadas para seus ouvintes.

Nerdcast

O Nerdcast é possivelmente o podcast mais famoso do Brasil e também um dos mais antigos ainda em produção. Apresentado pelos criadores do site, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, juntamente com uma variedade de convidados.

Dessa forma, o programa é uma conversa informal sobre diversos tópicos relacionados ao mundo nerd, incluindo filmes e muito mais.

Só acho engraçado que

O Só Acho Engraçado Que, é um programa exclusivo do Deezer, mergulha no vasto universo dos áudios enviados pelos aplicativos de mensagens.

Com apresentação de Maria Bopp e em parceria com a Trovão Mídia, o podcast traz o áudio de zap como uma verdadeira paixão nacional e promete muitas risadas com os áudios mais engraçados da internet.

PodPah

O Pod Pah é um dos podcasts mais populares da internet, apresentado por Thiago Marques, também conhecido como Mítico Jovem, e Igor Cavalari. O programa é uma animada roda de conversa com entrevistas de longa duração e convidados variados.

Embora seja transmitido ao vivo em plataformas de streaming de vídeo, o Pod Pah é disponibilizado posteriormente em áudio para ouvir no meu aplicativo.

Não Ouvo

Se você já ouviu falar de Cid, do Blog Não Salvo, então é provável que conheça suas notórias travessuras. Por exemplo, aquela vez em que ele enganou o mundo inteiro, fazendo com que as pessoas acreditassem que a Coreia do Norte tinha falsificado o resultado da Copa do Mundo. 

Agora, se você ainda não sabe, o Não Ouvo é o podcast criado pelo próprio Cid, onde ele se junta com convidados. O Pai do Cid, Magalzão, Lucas Inutilismo e Mateus Canella, entre outros, para discutir temas variados, ou talvez nenhum tema específico. 

De qualquer forma, é uma ótima pedida para se divertir e dar boas gargalhadas.

O artigo destacou o crescente número de podcasts no Brasil e como esse formato de comunicação descontraído e acessível está ganhando cada vez mais espaço. Os tradicionais modelos de entrevistas estão sendo deixados de lado e os podcasts de humor se tornaram uma categoria muito popular. 

Além disso, os podcasts são uma forma de conteúdo semelhante ao rádio, mas com a vantagem de permitir que os ouvintes escolham o que e quando ouvir. A popularidade dos podcasts de humor está aumentando no Brasil e os ouvintes estão se tornando fiéis.

Por fim, leia mais sobre: Netflix: Confira os próximos lançamentos para abril

Artigo anteriorKindle: conheça o gadget da Amazon mais desejado pelos leitores
Próximo artigoMontadoras paradas: Como ficará o preço dos carros usados?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui