Muitas e muitas histórias são faladas e inventadas sobre a organização maçônica, e a verdade é que ninguém sabe, só as pessoas de lá dentro e mesmo assim tem coisas que nem os que são de dentro sabe, e quem sabe são as pessoas de alta importância lá dentro.

Você pode perceber na sua cidade, na entrada dela, junto com o nome sempre tem alguma coisa da maçonaria, ou uma imagem, ou alguma escrita sobre, e falando que eles estão presentes na cidade.
Eles são muito conhecidos por não deixarem mulheres participarem da organização maçônica, só homens, adolescentes e jovens do sexo masculino. Por conta de que as mulheres não podem saber do que acontece lá dentro e também por questão de logísticas deles.
A maçonaria exige que você tenha alguma religião ou apenas creem em um ser supremo, que eles chamam de “Grande Arquiteto do Universo”, eles dão esse nome para Deus, que vai além de qualquer credo religioso, respeitando todos os nomes dado, então esse é o nome que eles deram.
É importante citar que a maçonaria não é uma religião, podemos chamar de grupo, para entender melhor, um clube, onde se reúnem e fazem suas coisas.
Mas agora vamos citar algumas práticas deles feitas, que não são sigilosas, e essas todos podem saber para que tenha conhecimento deles.
Trair um companheiro
Antigamente os maçons repudiava quem traísse algum outro companheiro maçom, para eles era pior do que violar uma lei, sendo considerado até um “crime” imperdoável e essa pessoa era desligada do grupo.
Não sabemos se essa informação acontece hoje em dia, mas antes os maçons não testemunhavam um contra o outro da mesma ordem maçônica, entra nisso também como dito sobre a traição.
Os novatos são enforcados
Não é isso que você está pensando, eles não enforcam literalmente, é um ritual deles, cujo esse nome foi dado. É um ritual de iniciação dos maçons que isso simboliza o cordão umbilical materno, como um sinal de que possam manter os segredos da ordem maçônica.
Mas somente os maçons conseguem entender o quanto importante é esse ritual, como o nome “amedrontador”.
Acreditam no sol
Os maçons acreditam na grande energia que o sol traz, no incrível poder que a luz solar tem, eles costumam admirar o astro-rei durante o dia a dia, quando faz a transição na Terra, de leste para o oeste.
É por esse motivo que eles constroem seus templos virados para o leste ou oeste. Como o sol nasce do Leste eles creem que o sol simboliza o “renascimento”.
Aceitam qualquer crença menos o ateísmo
Como dito anteriormente a maçonaria não é uma religião, por esse motivo eles não selecionam os homens por causa de sua religião, seja qual for, católica, evangélico, budismo, muçulmano, judeu e por assim vai.
Eles fazem isso, porque na ideia deles o maçom tem que crer em uma força superior, e como os ateus não acreditam nisso, por isso eles deixam de lado.
Todos os poderosos e que governam algo são maçons
Isso é mais uma teoria do que em real pratica, mas pelo o que se vê na história e hoje em dia parece ser algo verídico.
Um exemplo dos antigos poderosos, sem contar os de hoje em dia que são muitos, até no Brasil você encontra, mas os antigos foram Winston Churchill, Nelson Mandela, Martin Luther King Jr., Dom Pedro I, Beethoven e George Washington, todos eles ajudaram a maçonaria a crescer e se estabelecer.