
Como surgiu o termo “Estado de Flow”?
O termo estado de flow ou estado de fluxo tem como idealizador o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.
O estado de flow acontece quando alguém realiza uma tarefa e se sente totalmente envolvida naquilo. Diante disso, esse hiperfoco se transforma em uma sensação de energia e prazer.
Mihaly Csikszentmihalyi chegou ao conceito de estado de flow quando começou a estudar sobre a felicidade.
Portanto seus estudos começaram a partir da curiosidade em saber a razão de algumas pessoas manterem o seu estado de felicidade em meio a Segunda Guerra Mundial.
Diferentemente do que ele esperava que iria acontecer, várias pessoas continuavam realizadas com a vida que tinham, isso mesmo decorrente da guerra que haviam passado.
Csikszentmihalyi então começou a procurar explicações para esse feito e realizou uma pesquisa com mais de 8 mil pessoas.
Em virtude dessa pesquisa descobriu que o estado de flow: “É um momento de concentração tão intensa que não sobra atenção para pensar sobre algo irrelevante ou se preocupar com problemas. A autoconsciência some e a percepção de tempo fica distorcida”.
Etapas do Estado de Flow
- Concentração na atividade que está sendo realizado
- Junção entre a ação e a consciência (Ser e Fazer se tornam uma só)
- Deixa de ter consciência de si mesmo
- Controle total da atividade que está sendo executada
- A percepção real do tempo é distorcida
- Sensação de felicidade e plenitude após uma atividade ser executada
O estado de flow também está ligado a nossa capacidade de superar desafios diante das adversidades que aparecem no nosso dia a dia. Portanto o desafio e a habilidade de superação quando estão alinhadas geram satisfação, felicidade e crescimento.
Características do Estado de Flow
Após os estudos de Mihaly Csikszentmihalyi, outros profissionais continuaram fazendo pesquisas a respeito do estado de flow. Diante disso, Helder Kawei escreveu o livro: “Flow e Psicologia Positiva”
No livro, Helder Kawei cita oito itens que fazem parte das características do estado de flow:
- Metas bem definidas e Feedback
Tarefas que auxiliam o estado de flow permitem que o responsável pela execução acompanhe o progresso e o feedback.
- Equilíbrio entre Oportunidade e Capacidade
É a sensação de felicidade durante o processo de execução das atividades. Em virtude do desafio e da possibilidade de superação é que surge o sentimento de satisfação.
- Sensação de Controle
É através da autoconfiança que nos sentimos seguros para realizarmos as tarefas com eficiência e eficácia. Uma vez que temos consciência das nossas habilidades temos o controle das nossas atitudes.
- Concentração Profunda
Quando uma atividade é realizada, toda a atenção, foco e empenho está voltado apenas para a execução, ou seja, não tem distrações.
- Foco Temporal no presente
No estado de flow, conseguimos chegar à concentração plena, portanto não ficamos reféns de pensamentos que não são provenientes do aqui e agora.
- Distorção da experiência temporal
Quando estamos em estado de flow, não nos apegamos ao tempo, apenas na execução. Diante disso, perdemos a noção do tempo.
O que estamos a horas fazendo, nos dá a percepção de pouco tempo.
- Perda da autoconsciência reflexiva
Na hora em que nos encontramos em plenitude, a probabilidade de perdemos a consciência de nós mesmos é grande. Em função disso, nos focamos apenas na atividade que está sendo realizada.
- A expectativa se torna autotélica
A definição de autotélica é “que determina por si mesmo o objetivo de suas ações ou que tem uma finalidade em si mesmo”.
Em virtude dessa definição podemos dizer que estar em estado de flow é saber exatamente o que se quer e onde deseja chegar.
Assim também as atitudes necessárias para alcançar os objetivos almejados.
5 Dicas para alcançar o estado de flow?

1. Mente e corpo em sintonia
A mente e o corpo precisam estar saudáveis e descansados para que o estado de flow aconteça.
Só podemos dar o nosso melhor e assim nos concentrarmos no que estamos fazendo se estivermos descansados.
Manter o foco exige esforço ainda mais com a quantidade de distrações que surgem à nossa volta.
2. Ambiente livre de distrações
Escolha realizar as atividades em um ambiente onde você possa se dedicar e diante disso manter a atenção no que está executando.
Uma das maiores distrações da atualidade é o whatsapp e as redes sociais, portanto, se comprometa a ficar offline por algumas horas.
3. Evite o multitasking
O significado de multitasking é multitarefas, na prática isso quer dizer que quando nos enchemos de atividades isso não é algo bom.
Para que alcancemos o estado de flow devemos evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pois o acúmulo de atividades impossibilita a nossa concentração.
4. Objetivos claros
Ter os objetivos bem definidos irá contribuir para a organização e consequentemente execução das metas que desejam ser alcançadas.
Portanto, para que o estado de flow aconteça dependerá da organização e da maneira como os objetivos são definidos.
5. Desafios palpáveis
Não é possível entrar em estado de flow sem que os desafios sejam palpáveis, uma vez que isso fará toda a diferença.
Com desafios não palpáveis é certo de que não será possível alcançar o estado de flow.
Só é possível atingir aquilo que está dentro do nosso raio de alcance.
A importância do estado de flow para as organizações
As organizações estão cada vez mais focadas em encontrar profissionais com características compatíveis ao estado de flow.
Isso se dá a tamanha urgência que o mercado precisa de profissionais focados. Visto que grande parte dos profissionais se dispersam com facilidade.
A partir disso o rendimento é comprometido diminuindo a produtividade e assiduidade.
Buscar o estado de flow é desafiador, porém vale muito a pena. Uma vez que a alegria e a satisfação de dever cumprido surge no coração.
Refletindo assim no resultado do desempenho profissional tanto individual quanto coletivo.