Aprenda um pouco mais sobre as diversas definições e conceitos sobre relacionamentos e ainda entenda a definição cultural do tema além de algumas curiosidades. Portanto se você gosta desse assunto relacionamentos, pegue um café e acompanhe essa matéria completa!

Como se define relacionamento?

Relacionamento é uma palavra usada para definir e distinguir algum tipo de ligação com outra pessoa, seja ele um relacionamento de categoria familiar, amorosa, afetiva, de amizade ou até mesmo profissional.

De qualquer forma relacionamento é um tipo de laço que acontece entre dois indivíduos onde envolve, convivência, proximidade ou algum tipo de troca mútua.

Qual é a base de um relacionamento?

Entrando no conceito de um relacionamento com base amorosa, o fator de envolvimento essencial é cultivar uma troca de maneira equilibrada e saudável para ambas as partes evolvidas no enlace.

Pontos importantes como diálogo, respeito, amizade, lealdade e confiança são apenas alguns dos primordiais pontos que visam a construção de um relacionamento sólido e saudável com qualquer pessoa, seja em um relacionamento amoroso ou não.

Conheça os tipos de relacionamentos atuais

Nos tópicos a seguir separamos uma lista de tipos de relacionamentos existentes atualmente, além de seus conceitos, definições e curiosidades.

Relacionamento livre/aberto

Um tipo de relacionamento que necessita de bastante maturidade de um casal e desapego de ambos lados, é o relacionamento aberto, que cultiva a ideologia de um compromisso de longo prazo onde ambos indivíduos podem exercer sua liberdade como seres livres das amarras de um relacionamento monogâmico.

No relacionamento aberto por exemplo, as duas pessoas podem relacionar-se amorosamente/ intimamente com outras pessoas sem isso interferir na relação propriamente dita, já que ela é deliberadamente aberta a outras pessoas e possibilidades.

Porém é sempre importante lembrar que cada relação aberta envolve acordos também, afinal cada casal tem sua maneira de viver o relacionamento, acordando oque pode ser feito e aceito dentro dessa relação ou não.

Outra grande curiosidade sobre este tipo de relação é que ela quando bem firmada costuma durar bastante tempo, já que é focada em ambos prazeres das duas pessoas envolvidas e tem pouco envolvimento afetivo, emocional ou de apego.

Relacionamento monogâmico

Entre os tipos de relacionamentos que conhecemos, a relação monogâmica é a mais predominante dentro da nossa sociedade, é o chamado relacionamento tradicional ou conservador.

Na qual duas pessoas decidem viver um romance baseado em acordos de exclusividade total, ou seja, diferente do relacionamento aberto, em uma relação monogâmica não há possibilidade de outros parceiros ou pessoas, é somente as duas pessoas envolvidas na questão, compartilhado a vida, a parceria em âmbitos amorosos e sexuais.

Relacionamento a distância

Relações a distância existem e são um modelo de relacionamento atual que acontece muitas vezes por interferências externas, como por exemplo, morar em países ou cidades diferentes, necessidade de algum dos parceiros estudar em outro local.

No entanto o relacionamento a distância geralmente tem prazo, ou seja, ele resiste por algum tempo desde que a distância seja temporária para ambos lados.

Há ainda casos de pessoas que se conheceram virtualmente e começaram relações a distância que deram muito certo.

Relacionamento benefício sexual

O relacionamento de benefício sexual é aquele em que ambas partes decidem transformar a relação em encontros casuais apenas para sexo e finalidades carnais, deixando de lado os envolvimentos afetivos.

Nesse tipo de relação geralmente não existe apego ao parceiro, amor ou qualquer vínculo profundo, afinal é baseado apenas neste exclusivo objetivo.

Relacionamento tóxico

O relacionamento tóxico consiste na ideia de que mesmo amando o parceiro a dinâmica da relação não funciona, já que machuca e faz mal para as duas partes.

Geralmente é uma relação conflituosa repleta de muitos ataques, brigas, discussões e falta de apoio e reponsabilidade emocional e afetiva.

Geralmente a relação é construída de forma errada por imaturidades do casal que não sabe equilibrar suas emoções ou direcioná-las de forma correta.

Relacionamentos tóxicos são perigosos para o casal e muitas vezes são relações que não perduram muito tempo devido ao desgaste que se gera a longo prazo nas duas pessoas envolvidas.

Relação de submissão

Um relacionamento de submissão costuma acontecer quando apenas um dos envolvidos decide impor suas vontades ao outro, ou seja, ganhando um roteiro como retrata o filme 50 tons de cinza.

Quando essas decisões não aceitas pelo parceiro submisso (quando a pessoa que está recebendo ordens não concorda) chama-se de relação abusiva.

Já dentro da relação submissa a pessoa que é comandada está de acordo com as ordens de seu parceiro e busca segui-la sem problemas.

E sim, é possível viver um bom relacionamento submisso. Alguns parceiros gostam da dinâmica e constroem boas relações pautadas nos valores de submissão avaliando tudo como um grande fetiche.

Considerações finais

Avalie suas prioridades e defina o tipo de relação ideal pra você, afinal existem muitos tipos de relações atualmente e seja qual for sua escolha lembre-se sempre que ela deve estar pautada em suas ideologias, crenças e valores éticos e princípios morais.

Veja mais dicas de relacionamento saudável clicando aqui!

Artigo anteriorVotos em Tempo Real Apuração Eleições 2022 Presidente – Bolsonaro X Lula [Votação]
Próximo artigoTop 7 Sites de Namoro Sérios – Site Sem pagamento – Gratuito
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui