Entender de reponsabilidade afetiva é basicamente (em linguagem figurativa) cuidar do coração e sentimentos do o outro, como se ele fosse o seu próprio, plantando no coração de alguém, apenas oque você tem intenção de cultivar.

Afinal quando cuidamos das pessoas a nosso redor, e temos responsabilidade emocional nesta relação, com os sentimentos de parceiros afetivos, fica bem mais simples ter um relacionamento saudável, maduro e honesto, na qual os parceiros não saiam feridos e machucados.

E se você quer saber mais sobre o conceito, de responsabilidade afetiva, e ainda como aprender a ter uma boa convivência nos seus relacionamentos. Acompanhe a seguir as dicas:

Resposabilidade afetiva, Imagem ilustrativa: Google

Oque é responsabilidade afetiva?

A responsabilidade afetiva é “abraçar e assumir seu papel”, tanto as expectativas criadas dentro de uma relação afetiva, quanto ainda mais, cuidar dos sentimentos do parceiro, ser honesto com a relação, com seus desejos, com planos futuros dentro desta parceria.

Obviamente não é uma regra “querer” estar eternamente vinculado a este relacionamento, afinal existem direitos e livre arbítrio, no entanto relações com responsabilidade afetiva, as trocas visam ser “maduras” e racionais, visando não causar prejuízos ao companheiro em nenhum sentido, tanto emocional quanto em outros âmbitos.

Portanto muitas relações que aportam traição, abuso, manipulação, não são tipos de relacionamentos que tenham minimamente responsabilidade afetiva e muito menos respeito dentro da parceria.

Entenda a seguir como “dividir” este conceito para entende-lo perfeitamente:

Reciprocidade amorosa

Muitas relações começam errado justamente por falta de reciprocidade amorosa, e desencontro de expectativas quanto ao curto e longo prazo.

A exemplo temos casos de pessoas que se conhecem, uma delas deseja um relacionamento estável, no entanto, muitas vezes se encontram com pessoas “indisponíveis emocionalmente”, ou seja, aquelas que não desejam uma relação estável, ou formar um projeto de longo prazo.

Nesta situação a reciprocidade amorosa não existirá, se acontecer destas duas pessoas se relacionarem, afinal as expectativas de um deles está desalinhada da expectativa do outro.

Oque é fundamental para evitar este tipo de “situação”, é assim que as duas pessoas se encontram, cordialmente esclarecerem oque desejam deste encontro, se os dois desejam a mesma coisa, a reciprocidade amorosa estará garantida, enquanto os dois desejarem olhar para a mesma direção e objetivo.

Responsabilidade afetiva

A responsabilidade afetiva é o entendimento que, estar em uma relação com alguém demanda além da responsabilidade do “todo da relação” também é interligada aos sentimentos e emoções daquele indivíduo.

Portanto ter cuidado para não ferir, magoar é primordial para cultivar um relacionamento saudável, que seja muito mais motivador e feliz, do que o contrário.

Como colocar em prática a responsabilidade afetiva?

 Para saber como colocar a responsabilidade afetiva no seu vínculo amoroso, consulte o guia a seguir, na qual explicamos pontos importantes dessa prática fundamental para cultivar uma relação saudável:

Se expresse claramente, desde um principio

Tudo que você for claro desde o início gera menos problemas futuros, ou seja, se você expressar exatamente como deseja que seja sua relação, seus propósitos, mais claro será para ambos o entendimento do que desejam ou não para o futuro, e até mesmo se começa ou termina ali mesmo a relação, sem prejuízos de alguém sair ferido.

Ser claro é importante, já que poupa perdas de tempo desnecessárias, frustrações e muitas dores de cabeça. Afinal tudo que começa errado tem grandes chances de terminar errado, portanto, seja claro com seu parceiro desde o princípio, com tudo.

Alinhem projetos e expectativas de longo prazo

Uma relação saudável e estável, não existe se uma pessoa quer uma coisa, e o outro quer outra em outro lugar e de um jeito muito diferente do seu.

Portanto fazer planos em conjunto, alinhar as expectativas, os projetos, “combinar” tudo na medida do desenrolar da vida e dos acontecimentos, além de desejos e metas é o fundamental do “olhar na mesma direção” e além de ser, primordial quando se deseja ter um relacionamento saudável e com responsabilidade afetiva por muito tempo.

Esclareça seus limites desde o inicio

Sabe quando você inicia seu relacionamento, mas não impõe oque “aceita ou não”, pois é, isso pode ser fatal principalmente em relacionamentos de longa data, e pode gerar muitos conflitos.

No entanto é fundamental desde o início da parceria, esclarecer oque você permite que o outro faça, e oque “de jeito nenhum”, seja sempre honesto com você mesmo, e nunca pense em agradar o outro “inicialmente”, afinal tudo que for tratado e esclarecido no início, também será de valia para o longo prazo de uma relação e a pessoa terá sido avisada antes mesmo, de todos seus limites já impostos.

Faça terapia e busque o autoconhecimento

Todas as pessoas que existem no mundo possuem problemas de diferentes ordens, seja traumas, histórias tristes, medos e por aí vai. Incluindo pessoas que acreditam não ter “nada, podem ter sim algo dentro de sua personalidade que pode conflitar com as demais pessoas.

Portanto é sempre importante fazer terapia, tratar seu psicológico caso necessário, e ser minimamente responsável consigo mesmo e suas emoções, e entender que elas sim podem afetar seu relacionamento indiretamente, principalmente se houver questões mal resolvidas dentro de você mesmo.

Existe uma frase muito inteligente de um grande escritor australiano, que diz “Se todos dentro de uma cadeia social, se tratarem a nível psicológico, teremos uma sociedade bem mais evolutiva, saudável, possibilitados de educarem indivíduos saudáveis para a sociedade, assim teremos um mundo menos autodestrutivo e doente, como o atual”.

Responsabilidade afetiva também é uma responsabilidade consigo mesmo, lembre-se.

Seja empático e coloque-se no lugar do outro

Um grande exercício para “evitar” fazer com o outro algo ruim, é colocar-se no lugar dele e pensar: – Como eu gostaria de ser tratado nesta situação, oque eu desejaria que dissessem para mim neste caso.

Na maioria das vezes gostaríamos de receber a honestidade, afinal ninguém deseja ser enganado, ouvir mentiras.

Portanto sempre trate o outro como gostaria de ser tratado, exercite a empatia e busque jamais ferir alguém, este ato de responsabilidade afetiva é mais do que importante, é fundamental em todos tipos e ordens de relação.

Veja mais notícias e conteúdo da semana:

Indicações de livros sobre temática antirracista

Conselhos de Mãe que Toda Filha Deve Ouvir

Artigo anteriorIndicações de livros sobre temática antirracista
Próximo artigoSéries e filmes online sobre autismo em adultos
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui