As autoridades ucranianas condenaram o ataque a civis no segundo dia da invasão russa, que matou mais de 100 e feriu 300, e desalojou quase 100.000 mil.

O prefeito Vitaly Klitschko confirmou que tropas russas sob o comando do presidente Vladimir Putin entraram na capital ucraniana, Kiev, por volta das 13h50, horário local.
A Rússia reclama que a Ucrânia finalmente se juntou à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar criada para combater a extinta União Soviética…
Rússia invade Ucrânia – Locais registrados

Dê uma olhada no que se sabe atualmente sobre a situação na Rússia e na Ucrânia:
- Dois dias após a invasão da Ucrânia, Putin encorajou hoje o exército ucraniano a tomar o poder e derrubar o governo de Volod Mirzelensky.
- A Ucrânia disse que a Rússia usou o aeroporto de Gomel, na Bielorrússia, para enviar suas tropas.
- Putin anunciou uma “operação militar especial” no leste da Ucrânia por volta das 5h45 de ontem (23h45 no Brasil).
- Horas depois que Putin anunciou a mudança, os moradores começaram a deixar Kiev. Alguns se refugiaram no metrô. Na esfera econômica, o Banco Central da Ucrânia tem saques limitados.
- Segundo a Ucrânia, a usina nuclear de Chernobyl foi tomada pelos russos. Especialistas ouvidos pelo UOL apontaram um possível fator nuclear por trás disso.
- A Ucrânia disse hoje que os níveis de radiação estão aumentando em Chernobyl depois que a Rússia assumiu o controle de Chernobyl.
- O presidente dos EUA, Joe Biden, e outros líderes ocidentais condenaram as ações da Rússia e anunciaram mais sanções. Biden disse que os militares dos EUA devem proteger os aliados da Otan, e a Ucrânia não faz parte disso.
- Respondendo a Biden, o presidente ucraniano disse que o país estava se defendendo e que “o país mais poderoso do mundo está à vista”.
- A explosão em Kiev marcou o início do segundo dia do conflito. Por volta das 23:30 (GMT) de ontem, uma explosão foi ouvida no centro de Kiev.
- A Ucrânia espera novas ofensivas, instalando os civis a pegar em armas. O país anunciou ontem que homens entre 18 e 60 anos estão proibidos de deixar o país.

A agência de refugiados da ONU
- Após a ligação, havia registros de homens fazendo fila para se juntar ao exército, bem como registros na estação de doação de sangue do exército. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse hoje que a Ucrânia está disposta a sentar e negociar se os combates cessarem. O primeiro-ministro disse que a Rússia não tem intenção de ocupar o país vizinho.
- O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o país fornecerá à Ucrânia equipamentos de defesa. A agência de refugiados da ONU disse que mais de 100.000 pessoas entraram na Ucrânia “fugindo da violência por motivos de segurança. O número de pessoas viajando para outros países pode chegar a 4 milhões”, disse a ONU.
- Bebês recém-nascidos na unidade de terapia intensiva de um hospital infantil em Dnipro, na Ucrânia, tiveram que ser transferidos para um abrigo antiaéreo. A cidade tornou-se alvo de um ataque de mísseis.
Rússia X Ucrânia (O presidente Jair Bolsonaro)
- O presidente Jair Bolsonaro (PL) citou um “engajamento especial” com Putin durante uma viagem no início deste mês e não permitiu que o vice-presidente Hamilton Mourão falasse em nome do governo sobre a crise.
- Esta manhã, o encarregado de negócios ucraniano no Brasil, Anatoliy Tkach, elevou o tom, dizendo que “espera uma resposta mais forte do governo brasileiro”. No início desta tarde (horário de Brasília), a Otan anunciou que fortalecerá as defesas terrestres e aéreas dos aliados. A Otan não falou diretamente sobre como ajudaria os ucranianos, mas disse que queria deixar claro “nosso apoio à Ucrânia”.
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje nas redes sociais que chegou a um novo acordo com os Estados Unidos sobre novas sanções contra a Rússia e a coalizão anti-guerra. O prefeito de Kiev, Vitaliy Klychko, anunciou que pelo menos cinco explosões foram registradas esta noite, hora local. Segundo Klitschko, a explosão ocorreu de 3 a 5 minutos de uma usina no país.

- Joe Biden anunciou que enviaria mais tropas para apoiar os aliados da OTAN na Europa: “Os Estados Unidos defenderão cada centímetro do território da OTAN.” Um porta-voz do presidente russo Volodymyr Zelensky disse esta tarde que a Ucrânia aceitou a oferta de Putin para negociações de cessar-fogo.
- Os países estão agora discutindo a hora e o local da reunião. Pelo menos 92 funcionários da usina nuclear de Chernobyl foram mantidos reféns pelas forças russas, segundo a embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova. Segundo o embaixador, a Ucrânia está entrando em contato com reguladores nucleares e outros países para alertá-los sobre a situação de Chernobyl.