A maioria dos blogs de moda afirmam que o tênis combina com qualquer roupa. São mais de 5 mil resultados de busca quando o assunto é combinar esses dois itens de moda.

Inspirações que prometem unir estilo e conforto.

Mas será que essa é uma verdade absoluta?

Na moda esse conceito não existe. Então, vamos descobrir qual tipo de roupa não combina com ele.

Que o tênis está em alta há muitas estações, já sabemos. Isso sim é um fato. O calçado, atualmente, transita pela maioria dos estilos. 

Porém, esqueça as opções exclusivas para uso em academias, nas escolas ou para praticar esportes. Deixe os modelos coloridos e tecnológicos para seu objetivo original.

De qualquer maneira a combinação jeans + camisa + tênis é um clássico. Contra fatos não há argumentos. 

Porém, outros exemplos não são tão democráticos assim.

Mesmo que fashionista de plantão insistam em trazer o polêmico modelo chunky sneakers para todas as produções, o recomendado é cautela. 

E, esse é apenas um dos exemplos polêmicos. Celebridades pelo mundo abusam dos ugly shoes. Ou simplesmente sapatos feios. 

Na realidade o termo se aplica para qualquer tipo de sapatos. Porém vamos nos ater aos tênis. 

Antes de saber qual roupa não combina de jeito nenhum com tênis, vamos conhecer um pouco como tudo começou. 

História do tênis na moda 

O ícone da moda atual tem suas raízes na Grécia Antiga, com os Jogos Olímpios. Desde então, os atletas já buscavam formas de protegerem os pés durante as competições. 

Entretanto, os modelos que conhecemos hoje surgiram entre os anos de 1860 e 1870. Feito de couro e fechado por cadarços. O calçado foi desenvolvido para cliclistas. 

Enfim, em 1830, a companhia inglesa Liverpool Rubber Company, começou a fabricar os primeiros pares “mais modernos”. 

Porém só década de 20, que a All Star conseguiu popularizar o sapato. Que, nos anos 50 virou símbolo de rebeldia de jovens da época. 

Até ganhar ares de acessório de luxo, em 1984. Quando, o jogador de basquete Michael Jordan assinou parceria com a Nike. 

A estratégia de unir grandes marcas e famosos tornou o tênis ainda mais objeto de desejo do público. Mudando a história do deste acessório na moda. 

Hoje o mercado apresenta uma nova geração de consumidores: entusiastas e colecionadores. Muitos influenciados pelos designers de calçados.

Destaque para Steven Smith, um dos nomes mais relevantes entre os profissionais atualmente. Formado em design industrial pela Universidade de Massachusetts, Smith é um dos responsáveis por modelos icônicos da cultura sneaker.

Entre eles está o New Balance 1500 e o Reebok Insta Pump Fury. Steven Smith também já trabalhou com gigantes do setor, como Adidas, Nike e Fila.

Se você é dos anos 80 e 90 com certeza já teve um New Balance 1500.

Entretanto, com a popularidade, vem as controvérsias. Vamos a mais atual.

Polêmica envolvendo o tênis 

Quando o assunto é design polêmico envolvendo tênis, um logo vem a memória. Como esquecer o calçado com aspecto de velho e sujo lançado em 2022.

A marca francesa Balenciaga causou burburinho no mundo todo ao vender o “Paris Sneaker” por US4 495.  

O tênis foi fabricado propositalmente com cara de usado, sujo e rasgado. Imagine combinar a peça no look? Conheça algumas peças da marca aqui.

Quase impossível de ultrapassar o combo jeans com camiseta. Daí, começamos a perceber que nem todo look combina perfeitamente com o acessório.

Agora, na contramão dos blogs de moda, vamos dar exemplos de looks que não combinam com o queridinho tênis.

Quais modelos de roupa não combina de jeito nenhum com tênis 

Moda é expressão, certo? É a sua maneira de se comunicar com o mundo e com as pessoas. 

Partindo deste ponto vamos definir situações, ou formas de se comunicar que não combinam com o calçado esportivo. 

Nas profissões 

Imaginem uma advogada em uma importante audiência. Diante de juíz, jurados e promotores. Comece com o cabelo impecável, a maquiagem sutil e um excelente conjunto de alfaiataria. 

Por fim, observe os pés! Com certeza essa profissional não está de tênis. O veredicto é que ele não combina neste cenário. 

Outra cena. Um presidente da república assumindo o posto máximo de uma nação. O traje com certeza será um terno de perfeito caimento e de um estilista famoso. 

Ou ainda, tente visualizar um grande maestro. Em frente a sua afinada orquestra e usado sua elegante casaca…

Mais uma vez, impossível imaginar o look com tênis. Saindo um pouco das profissões, vamos ao exemplo das situações. 

Dress Code  

Famoso nos convites de festas e grande eventos, o termo remete ao conjunto de regras que pessoas devem usar.

Famoso nos convites de festas e grande eventos, o termo remete ao conjunto de regras que pessoas devem usar.

Quando, definitivamente, é proibido o uso do tênis. 

Black-tie. Esse é o traje mais sofisticados do grupo do Dress Code. A palavra-chave aqui é sofisticação. 

Portanto, neste caso, nenhum tipo de roupa irá combinar com tênis. Vamos dar alguns exemplos. 

Para os homens o traje gala, pede smoking completo. Blazer com cetim na lapela, faixa na cintura e gravata borboleta preta. E, de preferência sapatos de verniz ou couro. 

Já para as mulheres, a recomendação são os vestidos longos. De preferência com tecidos nobres, de alta costura. Logo, nos pés sempre sapato de salto fino. 

Traje social. Também conhecido como passeio completo, ainda é um look com poucas variações. Indicado para casamentos, formaturas ou premiações. 

Nas mulheres, além dos vestidos longos, os tailleurs são aceitos. Sempre com tecidos sofisticados. A elegância continua no calçado, com sandálias altas ou scarpin. Mais uma vez, de saltos finos. 

Neste caso, para os homens são indicados ternos escuros. Com calça e blazer do mesmo tom, com camisa em cores neutras. A gravata, assim como o sapato social, compõe o look. 

O Dress code ainda é composto pelos tipos traje esporte e esporte fino. Nas quais as produções são mais casuais. 

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.” Já dizia Coco Chanel, estilista e empresária francesa.

Dicas simples para não errar 

Em primeiro lugar avalie sua posição profissional. Uma imagem visual bem construída vai transmitir autoridade na sua área de atuação.

Em segundo lugar, siga o dress code. No caso de um convite formal, as regras existem para orientar o convidado. Se informe para não errar no look.

E, por último: deixe os modelos tecnológicos para uso exclusivo nos esportes. Afinal de contas, o tênis usado no dia a dia não precisam ter amortecedores anti impacto, por exemplo.

Afinal, o tênis combina com tudo?!

Ok, você pode até achar que é um exagero afirmar que nem toda roupa combina com o tênis. E, ainda não está convencido.

Porém, na moda, a linha entre o feio e o belo é tênue. Quer uma prova? 

Tenho certeza de que já viu alguma foto de Emily em Paris. E, você nem precisa ser do ramo da moda, ou mesmo uma pessoa que se preocupa com o visual.

Não há dúvidas que a moda é feita para causar impacto. Positivo ou negativo. De qualquer forma composições com diferentes estampas, texturas, cores e tendências podem gerar um visual duvidoso. 

Mesmo usado por uma personagem jovem, na capital da moda. Tudo que é demais na moda, destoa. Então, nem tudo que está no moda, realmente combina com a ocasião.

Isso acontece com a verdade absoluta que a moda quer te vender: de que o tênis combina com tudo.

Na dúvida, pergunte-se: “Isso realmente se encaixa no meu dia a dia? Afinal as tendências de moda expressas nas passarelas servem para isso.

Às vezes, só estamos “forçando” um look. Para “caber na moda”. Menos sempre será mais. 

Moda é acima de tudo uma questão de bom senso. Nunca esqueça disso. Afinal:

“O que você veste é como se apresenta ao mundo, especialmente hoje, quando os contatos humanos são tão rápidos. Moda é linguagem instantânea.” Defende a estilista italiana Miuccia Prada.

Quer saber mais sobre o assunto? Fique por dentro das tendências para 2023 aqui.

Artigo anteriorRelacionamento abusivo: como identificar e como ajudar uma vítima
Próximo artigoViolência psicológica: conheça os tipos e como denunciar
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui