Sedentarismo

O sedentarismo é um problema crescente em todo o mundo, e a pandemia da COVID-19 só aumentou esse problema, com muitas pessoas trabalhando em casa e passando longas horas sentadas na frente do computador. 

No entanto, existem algumas coisas simples que você pode fazer para se exercitar durante o trabalho e combater o sedentarismo sem sair de casa. Neste artigo, iremos explorar algumas dessas dicas práticas para ajudá-lo a se manter ativo e saudável, mesmo durante as longas horas de trabalho.

Contrações abdominais

De acordo com os médicos, contrair o abdômen seis vezes seguidas, várias vezes ao dia, já é o suficiente para fortalecer os músculos da região e melhorar a postura. 

Isso pode ser feito facilmente enquanto você está sentado em sua cadeira de trabalho. Para fazer as contrações abdominais, simplesmente aperte os músculos abdominais e segure por alguns segundos antes de soltar.

Alongamentos simples

Outra forma simples de se exercitar durante o trabalho é fazer alguns alongamentos simples enquanto se está sentado. Existem muitos alongamentos que você pode fazer sem sair da cadeira, como alongar os braços e as pernas. Alguns exemplos incluem:

  • Estique os braços para cima e para os lados, alongando os músculos das costas e dos ombros;
  • Levante as pernas e mova os tornozelos em círculos para melhorar a circulação sanguínea;
  • Incline a cabeça para os lados e para a frente, alongando os músculos do pescoço.
Sedentarismo

Faça pausas regulares ajuda no sedentarismo

Uma das melhores coisas que você pode fazer para combater o sedentarismo durante o trabalho é fazer pausas regulares. 

Tente fazer uma pausa a cada hora para levantar e se movimentar um pouco. Isso pode ser tão simples como caminhar até a cozinha para pegar uma xícara de água ou dar uma volta rápida pela casa.

Levante-se da cadeira

Outra forma simples de se exercitar durante o trabalho é levantar-se da cadeira regularmente. Tente levantar-se a cada meia hora e dar uma volta rápida pela casa ou alongar as pernas. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a evitar a fadiga muscular.

Use uma bola de exercícios para sedentarismo

Uma bola de exercícios pode ser uma ótima ferramenta para combater o sedentarismo durante o trabalho. Substitua sua cadeira de trabalho por uma bola de exercícios para ajudar a melhorar sua postura e fortalecer seus músculos abdominais. Além disso, a bola pode ser usada para fazer alguns exercícios simples, como flexões e pranchas.

Use uma bola de exercícios para sedentarismo

Use uma cadeira ergonômica

Se você passa muitas horas sentado durante o trabalho remoto, é importante usar uma cadeira que seja confortável e que ofereça suporte adequado para a coluna vertebral.

Uma boa cadeira ergonômica deve ter as seguintes características:

  • Encosto ajustável para acomodar diferentes alturas de pessoas.
  • Assento com borda curva para reduzir a pressão nas coxas.
  • Suporte lombar ajustável para evitar dores nas costas.
  • Apoios para braços ajustáveis para reduzir a tensão nos ombros e pescoço.

Faça exercícios de respiração para ajudar no sedentarismo

Fazer exercícios de respiração é uma excelente maneira de lidar com o estresse e a ansiedade enquanto trabalha em casa. Além disso, pode ajudar a melhorar a postura e aumentar a concentração. 

Existem vários exercícios de respiração que você pode realizar no conforto da sua casa, como a respiração diafragmática e a respiração quadrada.

Para realizar a respiração diafragmática, sente-se com a coluna ereta e as mãos no abdômen. Em seguida, inspire profundamente pelo nariz, sentindo o abdômen se expandir. Expire lentamente pela boca, esvaziando completamente os pulmões. 

Repita esse processo várias vezes, sentindo a sensação de calma e relaxamento que acompanha cada respiração.

Já a respiração quadrada é uma técnica que envolve a inspiração, a retenção e a expiração da respiração em intervalos iguais. Para começar, inspire pelo nariz contando até quatro. Em seguida, segure a respiração por quatro segundos. 

Exale pelo nariz, contando novamente até quatro. Por fim, mantenha os pulmões vazios por quatro segundos antes de inspirar novamente. Repita esse processo várias vezes, concentrando-se na sua respiração e permitindo que seu corpo se acalme e relaxe.

Esses exercícios de respiração podem ser realizados em qualquer lugar e em qualquer momento, ajudando você a lidar com o estresse e a ansiedade durante o trabalho em casa. Experimente essas técnicas de respiração para melhorar sua postura e concentração, além de desfrutar dos benefícios para a saúde que acompanham uma respiração mais profunda e controlada.

Exercício de respiração

Descubra novos hobbies que envolvam atividades físicas

Se você está cansada de fazer sempre os mesmos exercícios, experimente descobrir novas atividades físicas que possam te divertir. 

Dança, yoga, pilates, artes marciais, escalada indoor e até mesmo jogos eletrônicos que incentivam movimentos corporais são algumas das opções que podem ajudar a acabar com o sedentarismo sem sair de casa.

Faça pausas regulares durante o trabalho

Se você trabalha em casa, pode ser difícil manter uma rotina de exercícios. Porém, mesmo sem sair do seu ambiente de trabalho, é possível realizar pequenas pausas e exercícios que podem melhorar sua postura e prevenir problemas de saúde. 

A cada hora, por exemplo, levante-se da cadeira, caminhe um pouco ou faça alguns alongamentos.

Invista em equipamentos de exercício físico

Se você quer se dedicar a exercícios mais intensos, pode ser interessante investir em equipamentos de exercício físico que possam ser utilizados em casa. Esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e elásticos são algumas das opções que podem ser úteis e fáceis de armazenar em casa.

Estabeleça metas e monitore seu progresso

Uma das maneiras de se motivar a continuar praticando atividades físicas é estabelecendo metas e monitorando seu progresso. Crie objetivos alcançáveis, como praticar exercícios 3 vezes por semana, e acompanhe seu desempenho em um diário ou aplicativo de celular.

O sedentarismo é um problema sério

Em resumo, o sedentarismo é um problema sério que pode afetar a saúde física e mental de qualquer pessoa. No entanto, é possível combater essa condição sem precisar sair de casa. É importante ter em mente que a prática de atividades físicas não precisa ser necessariamente uma tarefa árdua, nem tão pouco cara. 

Há diversas opções simples, acessíveis e eficazes que podem ser realizadas no conforto do seu lar. Com algumas mudanças de hábito e a adoção de uma rotina mais ativa, é possível ter uma vida mais saudável e feliz. 

Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade física. Principalmente se você estiver acima do peso, tiver alguma condição médica ou estiver há muito tempo sem se exercitar.

5 Dicas para a sua maquiagem durar mais tempo

Artigo anteriorAs pomadas para cabelos estão de volta
Próximo artigoMaquiagem Natural: A tendência que veio para ficar!
Hanna Cortês, redatora e copywriter. Especializada em criar conteúdos envolventes para diversas marcas e blogs, ajuda empresas a atingirem objetivos de comunicação de forma criativa e impactante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui