O Bitcoin, que também é conhecido como BTC, é uma moeda virtual ou moeda digital. Essa moeda foi criada por Satoshi Nakamoto em 2009. Ainda não se sabe se ela foi criada por um programador ou por um grupo de programadores. Pois o nome utilizado é um pseudônimo para esconder a real identidade do seu criador.

Essa foi considerada a primeira moeda digital do mundo, sendo que depois delas surgiram outros tipos de moedas. Por isso, o bitcoin é conhecido como o ressurgimento do sistema bancário livre.

Um sistema bancário livre é aquele em que os bancos não estão sujeitos a regulamentações específicas, além daquelas aplicáveis à maioria das empresas, e também são livres para emitir sua própria moeda. Sendo um sistema completamente diferente do que é usado atualmente.

De maneira geral, o bitcoin permite que aconteça uma transação financeira sem intermediários, sendo que essa transição é verificada por uma rede peer-to-peer, que geram um banco de dados, chamado de blockchain.

O que é Bitcoin (foto: divulgação/google)
O que é Bitcoin (foto: divulgação/google)

O termo peer-to-peer vem do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P. Sendo uma  arquitetura de redes de computadores em que cada um dos pontos ou “nós” da rede funciona como cliente e como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

Já o Blockchain, que pode ser traduzido como “Cadeia de Blocos”, pode ser visto como um banco de dados distribuídos, tendo como função a livro-razão de contabilidade pública (saldos e transações de contas).

Nele são registrados todas as transações bitcoin. Dessa forma, não há a necessidade de confiar em um terceiro ou entidade central para que os dados de contabilidade estejam corretos e não sejam fraudados.

Portanto, o Bitcoin pode ser visto como um protocolo e um software que possibilita transações peer-to-peer instantâneas e pagamentos em termos mundiais.Com isso, passa a ser possível adquirir e fazer transferência de bitcoin de forma autônoma.

Mesmo não possuindo um formato físico (por se tratar de uma moeda digital, o bitcoin é considerado um ativo. Dessa forma, muitas organizações começaram a aceitar doações com essa moeda e até mesmo algumas lojas aceitam pagamentos dessa forma.

Como é produzido o bitcoin?

Por ser uma moeda completamente digital, a “produção” dessa moeda ocorre de maneira diferenciada. Essa produção é conhecida como “bitcoin mining” ou mineração de bitcoin.

Sendo uma área completamente competitiva, em que são vendidos no mercado equipamentos específicos para que seja possível realizar essa mineração na nuvem. Dessa forma, o usuário também pode “alugar” softwares de produção de bitcoin.

Também é possível comprar e vender bitcoin. Tudo isso com dinheiro físico. Ou seja, o bitcoin passa a ter valor real, por poder ser vendido e comprado com vários tipos de moedas mundiais.

Dessa maneira, 1 bitcoin pode ser comparado ao valor do dólar, sendo que em 11 de Abril de 2013, o jornal “O Globo” anunciou que um bitcoin atingiu o elevado valor de 266 dólares (aproximadamente 533 reais). Atualmente, o valor de 1 bitcoin esta valendo 5.878,80 dólares (cerca de 19 mil reais).

Porém, esse valor pode variar muito, como um ativo na bolsa de valores, fazendo com que a compra do bitcoin possa fazer com que algumas pessoas percam muito dinheiro (ou ganhem), principalmente quando investem dinheiro físico.

O bitcoin é seguro?

Existe muita discussão em relação a segurança dessa moeda. No geral, as transações realizadas são seguras. O problema é que para realizar essa transação basta apenas ter acesso a uma chave secreta que faz com que a pessoa possa utilizar uma carteira de moedas.

Dessa forma,  há a possibilidade de hacker descobrirem o código de acesso e realizarem a transferência do bitcoin de forma autônoma. Assim, os fundos de carteiras offline compartilham as mesmas inseguranças de dinheiro em espécie e obrigações ao portador (títulos de crédito).

De forma geral, economistas conservadores desaconselham a aplicação em fundos Bitcoin como forma de investimento, principalmente por causa da sua instabilidade.

Mas, esse crescimento instável pode ser regulado pela geração de interesse no investimento em Bitcoins. Assim como pode ocorrer episódios de  desvalorização significando a perda total ou parcial do valor da moeda digital.

Por outro lado, existem diversos defensores da moeda, que a percebem como a moeda do futuro, fazendo com que invistam nessa moeda como forma de prevenção. Por ser relativamente nova, ainda não fica claro o futuro dessa moeda.

Por isso, passa a ser interessante conhecer a respeito das moedas digitais e aprender cada vez mais. Somente assim será possível compreender se realmente compensa investir ou não nesse tipo de moeda.

De forma geral, qualquer tipo de investimento pode ser um risco, fazendo com que o futuro se torne incerto. Mas, em longo prazo, ainda há pessoas que optam por investir nas moedas digitais, enquanto outras preferem maneiras mais convencionas.

O Guia Básico da Bitcoin: o que é, como funciona

Bitcoin e Blockchain EXPLICADOS!

Artigo anteriorEmpreender: Como Contratar as melhores pessoas
Próximo artigoFinanceiro: Maneiras para aumentar a renda
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui