É normal e esperado que todo casal enfrente conflitos e brigas, mas o que acontece quando esse conflito toma um rumo mais sombrio? A manipulação emocional é uma forma de abuso emocional que pode ter sérias consequências.

“A manipulação emocional ocorre quando uma pessoa abusiva ou manipuladora emprega estratégias e táticas específicas para controlar, controlar ou prejudicar os outros”, diz Janika Veasley, da LMFT, fundadora do Amavi Therapy Center. impor limites e questões de confiança.

Um estudo de 2013 descobriu que o abuso emocional pode ser tão prejudicial quanto o abuso físico, pois ambos levam à baixa autoestima e
frustrado.

Infelizmente, o abuso emocional não é incomum. Uma pesquisa do CDC de 2011 descobriu que 47,1% das mulheres e 46,5% dos homens sofreram agressão psicológica em um relacionamento.

Estou sendo manipulado?! Confira agora mesmo. (foto reprodução/imagem/google)
Estou sendo manipulado?! Confira agora mesmo. (foto reprodução/imagem/google)

É importante observar os sinais de manipulação emocional e abuso, para que você saiba se seu relacionamento está tomando um rumo prejudicial e potencialmente perigoso.

Aqui estão nove sinais de abuso emocional a serem observados.

Usando inseguranças contra você

Manipuladores emocionais podem usar suas inseguranças, falhas e medos de você para derrubá-lo, disse Veasley.

Por exemplo, eles podem trazer inseguranças ou apontar suas falhas na frente de outras pessoas quando você já está se sentindo para baixo.

Alternativamente, pode assumir a forma de um elogio reverso. “Se o seu parceiro disser, ‘Oh, eu gosto da sua roupa hoje. Você não parece tão volumosa como de costume’, você provavelmente não verá isso como um verdadeiro elogio. Você se sentirá magoado e insultado”, disse Wesley.

Manipulação

Gaslighting é uma tática manipuladora que pode fazer você questionar a realidade do abuso que você enfrenta em um relacionamento. É uma maneira de os abusadores manipularem as vítimas para questionar sua própria sanidade ou julgamento, disse Veasley.

“Se o seu parceiro disser ou fizer algo que te magoa intencionalmente, e você o confrontar mais tarde, se ele disser ‘isso nunca aconteceu’ ou ‘oh meu Deus, você está louco! também faz você questionar se isso realmente aconteceu”, disse Wesley.

Essa tática manipuladora é frequentemente usada quando você levanta preocupações com seu parceiro. Quando você os confronta, eles acendem seu foco, anulam suas preocupações e permanecem no controle.

Recrutando outros

Para manipulá-lo e controlá-lo ainda mais, o agressor pode recrutar outros para ajudar em sua busca. Veasley disse que eles podem ir até seus pais ou melhor amigo e pedir que eles o convençam a fazer o que eles querem que você faça.

Por exemplo, você pode dizer ao seu parceiro que deseja terminar, mas ele pode tentar convencer sua família e amigos a convencê-lo a ficar.

“É incrivelmente problemático porque mostra uma séria falta de respeito por você como indivíduo e como parceiro”, disse Wesley.

Culpa como tática

Manipuladores emocionais podem usar a culpa em relação a você para conseguir o que querem.

Por exemplo, eles podem continuar lembrando você de erros que você fez no passado, ou coisas boas que eles fizeram por você no passado, então você se sente responsável por eles, diz Saba Harouni Lurie, fundadora da LMFT e Take Root Therapy .

“Todos nós somos propensos à culpa às vezes, e algumas pessoas usam a culpa sem perceber. No entanto, um manipulador emocional altamente qualificado é capaz de determinar como instilar essas emoções nas pessoas ao seu redor e usá-las em seu benefício”, disse Lurie.

Um exemplo disso pode ser quando seu parceiro o lembra de um momento no passado em que você cancelou planos com ele, fazendo você se sentir culpado por cancelar os planos atuais com amigos e passar mais tempo com eles. “Isso não apenas ajuda a incutir um senso de responsabilidade em seu parceiro, mas também o isola dos outros”, disse Lurie.

Agressividade passiva

Quando alguém é agressivo, está expressando indiretamente seus pensamentos ou sentimentos negativos.

Por exemplo, seu parceiro pode usar humor sarcástico, tratá-lo com silêncio ou se recusar a se envolver em conversas construtivas sobre seu conflito.

“Encontrar maneiras de expressar frustração ou insatisfação sem realmente expressar quaisquer problemas pode fazer a outra pessoa se sentir insegura, ansiosa e nervosa, que é a chave para a manipulação geral”, disse Lurie.

Movendo coisas

“Mover as traves do gol” é outra tática manipuladora usada por agressores que pode fazer você se sentir instável e inseguro em seu relacionamento.

Com essa tática, o agressor deliberadamente dificultará agradá-los, alterando frequentemente suas demandas e desejos.

“Ao mudar continuamente as expectativas necessárias para se manterem satisfeitas, as pessoas que se envolvem em manipulação emocional são capazes de investir seus objetivos em mantê-las felizes para que não percam o relacionamento”, disse Lurie.

Por exemplo, seu parceiro pode dizer que você precisa passar uma noite por semana trabalhando no relacionamento. Depois de fazer isso, diz Lurie, eles mudam suas expectativas e dizem que precisam de mais tempo com você.

Cortinas de fumaça

Uma cortina de fumaça é uma tática que você usa quando levanta problemas em um relacionamento. Você pode tentar se defender e expressar suas preocupações, diz Wesley, e seu parceiro se afasta dos holofotes que você coloca neles.

Por exemplo: “Se você disser ao seu parceiro ‘Eu me sinto desrespeitado quando você grita comigo’, ele responderá ‘Sério? Você é aquele que sempre fala com outras pessoas nas mídias sociais e é muito desrespeitoso'”, Wesley disse. Nesse caso, eles colocam a culpa em você, trazem à tona uma situação não relacionada e direcionam a conversa em uma direção diferente.

Isso mostra que seu parceiro não tem responsabilidade, transfere a culpa para você e permite que seu parceiro fuja do que fez.

Violação de limites

Quando você diz “não”, o manipulador pode ignorá-lo e ignorar completamente seus limites.

Por exemplo, quando seu parceiro faz um comentário sobre sua aparência, você pode dizer que não gosta, mas ele continua gostando. Ou, se você disser a eles que não gosta que gritem com você, eles continuarão fazendo isso.

“Quando eles enfrentam limites, eles os violam, empurram ou os violam completamente. É um sinal flagrante de que a única coisa com que eles se importam é conseguir o que querem e atender às suas necessidades”, disse Wesley.

Espelhamento ou correspondência

Muitos de nós preferem namorar pessoas com interesses e hobbies iguais ou semelhantes. Mas quando o comportamento de seu parceiro parece coercitivo ou desonesto para atingir seus próprios objetivos, isso é manipulação, disse Lurie.

Lurie diz para prestar atenção na frequência com que seu parceiro pede que você converse ou faça perguntas de sondagem primeiro e depois volte com algo muito semelhante.

“Eles podem deliberadamente imitá-lo ou combiná-lo na tentativa de convencê-lo de que você tem uma conexão única e especial que só é reforçada pelo quanto você tem em comum”, disse Lurie.

Isso pode tornar mais difícil deixar seu parceiro porque ele faz você se sentir tão visto e compreendido de uma maneira que você nunca sentiu antes. Também torna difícil ver a manipulação acontecendo nos bastidores, disse Lurie.

Muito importante (ALERTA)

A manipulação emocional deve ser levada muito a sério e você não deve ignorar esses sinais.

Além disso, é importante notar que o abuso emocional não é sua culpa, e você não precisa estar em um relacionamento abusivo o tempo todo.

Se você acha que foi manipulado, peça ajuda a um ente querido ou a um profissional.

Artigo anteriorDogecoin, Shiba Inu precifica e bomba enquanto Elon Musk dobra em DOGE
Próximo artigoO Poder do Silêncio em um Relacionamento: 10 Benefícios Inesperados
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui