Chega um dia que seu colchão afunda, está com as molas estouradas, você dorme e acorda com as costas doloridas, não é verdade. Saiba que estes são apenas alguns dos muitos sinais que é hora de trocar o colchão velho por um novinho e confortável e parar de ter noites mal dormidas.
E se você quer entender os sinais para trocar o seu colchão, nesta matéria a seguir a gente te explica um pouco mais sobre este assunto, em detalhes!

Saiba quando é hora de trocar seu colchão
Já sentiu que ao levantar pela manhã, acordou cansado, esgotado e cheio de dores terríveis nas costas, e aquela sensação de que não está dormindo como deveria.
Até mesmo começou a ter umas crises de renite na mesma noite, atenção, afinal estes e outros probleminhas ignorados na verdade podem ser os “outros” sinais de que você precisa urgente trocar o seu colchão, para garantir assim uma noite de sono tranquila.
Abaixo confira as pistas que seu colchão dá a você, de ele precisa ser trocado!
Alergias
Entre os fatores principais temos as crises de alergia em primeiro lugar, afinal um colchão antigo carrega inúmeros ácaros, e outros parasitas como fungos e mofos causadores tanto de renites alérgicas, quanto de alergias tópicas na pele por exemplo.
Existem casos inclusive de infestação por percevejos nos colchões e para quem não sabe eles são sugadores de sangue humano e podem causar tanto doenças quanto machucados enormes.
Considerando ainda que quanto mais antigo é seu colchão, maior a possibilidade dele possuir em meio as fibras da esponja estes tipos de hospedeiros, depois disso somente a substituição por um colchão novo resolve o problema definitivamente.
Superfície com ondulações
Já passou por aquele momento bem clássico na qual seu colchão está com partes mais afundadas, outras normais, repleto de ondulações. Saiba que neste momento é definido o desgaste dessa peça sendo fator importante para trocar o seu colchão por outro melhor.
Até porque superfícies do colchão quando se tornam irregulares, prejudicam a coluna e se orna quase uma missão impossível encontrar a posição confortável para dormir, sendo esses os pontos cruciais de que muita gente reclamar que acordou com muitas dores na lombar.
Molas que fazem barulhos
Sim este é o sinal mais comum de quem possui um colchão antigo com desgastes sérios nas molas internas do produto. E quando você começar a notar que estes barulhos estão frequentes e existem partes do colchão mais altas, outros com molas endurecidas, lembre-se que pode ser o momento exato para realizar a troca do produto.
Dormir muito e acordar cansado
Este fenômeno chamado “dormi muito mas parece que dormi pouco” pode ser sim um problema com seu colchão. Afinal se seu colchão não for bom o suficiente para descansar e relaxar seu corpo, dificilmente você vai acordar disposto para um novo dia da sua rotina, e nada pode ser mais desgastante do que dormir noites péssimas e depois ter que acordar e trabalhar cansado.
Considerando ainda que este é um dos sinais que seu colchão pode estar sim, ficando velho, ele deve ser trocado para que as noites bem dormidas voltem a ser realidade.
Ressaltamos ainda que esta mesma dica vale para colchões “duros demais” afinal, prejudicam o sono igualmente.
Considere o tempo do seu colchão
O colchão assim como todo produto possui um tempo de uso, uma validade, já que ele é feito de materiais que desgastam ao longo do tempo. Tendo em vista que um colchão dura tempo estimado de 7 a 10 anos, o tempo de durabilidade também diminui pode quando é usado apenas espuma na composição do produto, sendo assim ele terá média de validade referente a 5 anos.
Sendo assim o “prazo de validade” do seu colchão é detalhe primordial. E claro, caso você tenha um colchão de espuma puro com por exemplo 8 anos de uso pode considerar agora mesmo, que ele pode e deve ser trocado o quanto antes.
Hora de trocar o colchão: Faça a escolha certa com essas dicas!
Depois de ter notados as “pistas mais fundamentais” do porque você deve trocar o seu colchão.
Agora a gente separou uma lista bem prática e detalhada para que você faça a escolha perfeita na hora de comprar um colchão novo, aí para sua casa. Considere estas dicas a seguir no momento da compra:
- Se está na dúvida entre colchões de mola ou colchões de espuma, saiba que suas qualidades e até preços são divergentes, enquanto colchões feitos com espuma são mais baratos e duram menos, colchões de mola são mais caros, mas em compensação, possuem materiais que garantem maior durabilidade, lembre-se disso.
- Nunca compre um colchão sem olhar pontos importante de peso e altura, afinal são fatores cruciais para que se tenha conforto dormindo no mesmo. Sendo assim você vai conseguir escolher perfeitamente o modelo correto de acordo com sua densidade corporal e de maneira personalizada.
- Note as diferenças mais importantes quanto ao revestimento de seu colchão. Afinal muitos são feitos de diferentes materiais e revestidos por tecidos que rasgam, mancham e podem se romper com facilidade. Peças mais resistentes são confeccionadas em malha geralmente com fibras aglomeradas que são colocadas de maneira fixa em processos têxteis. A dica é avaliar super bem antes de escolher o colchão e ficar de olho no revestimento.
- Fazer o teste no colchão, visitando a loja e descansando alguns 20 minutos nele, sem dúvidas pode ser bem relevante para ver se você realmente deseja levar o colchão pra casa e se o constatou como confortável.
- Opte por colchões com selos de qualidade do Inmetro e lembre-se que nem sempre um colchão mais barato vale a pena, afinal lá na frente o “barato” pode sair caro, e com menos de 2 anos você pode ter que trocar de colchão novamente, devido a má qualidade do produto. Portanto fique atento!
Gostou destas sugestões sobre o momento correto que você deve trocar o seu colchão, para ter noites de sono ainda melhores. Então não perca outros conteúdos disponíveis no i9: