A saúde deveria ser algo feito de prioridade por todas as pessoas. Isso porque sem a saúde relativamente boa não conseguimos fazer nada: trabalhar, estudar, se divertir. Tudo será limitado se nossa saúde estiver ruim ou precária.
No entanto, mesmo assim muitos de nós relutam em ficar atento à saúde e à sinais que nosso corpo possa enviar vez por outra para mostrar que algo está errado. Prevenir doenças é sempre melhor que tratá-las quando elas já chegaram no organismo.
Foi pensando na prevenção que separamos alguns sintomas básicos que nosso corpo costuma enviar quando a nossa saúde não está nem mesmo nos 80%. Lembre-se, no entanto, de que somente um médico poderá dar um diagnóstico certeiro, portanto, nada de tomar medicação por conta própria.
Ainda sobre a automedicação, alguns sintomas são tão comuns na vida das pessoas e estamos tão acostumados a tomar remédios para alivia-los que esquecemos que muitos deles podem ser mais que meros sintomas de mal-estar ou de um dia ruim e sim de indicação de alguma doença.

Dor de Cabeça
A dor de cabeça pode simplesmente significar que comemos algo que não nos fez bem. Também pode indicar uma sinusite ou outro problema respiratório. O fato é que a dor de cabeça é sim um sintoma de um mal maior. Se a dor de cabeça insistir em não ir embora, pode ser que ela esteja indicando algo mais grave como um câncer ou AVC. A tomografia vai mostrar se existe algo errado com a parte cerebral.
Caroços pelo Corpo
Um caroço pode significar um câncer. Esse tipo de caroço em geral não causa dor, por isso as pessoas demoram a procurar um médico. Se a massa é pequena a remoção cirúrgica é feita rapidamente. Mas se é uma massa grande o tratamento pode ir muito além de uma pequena cirurgia.
Dor de Estômago
Quando temos dor no estômago pode ser simplesmente algo que não nos fez bem, mas também pode ser algo que está desenvolvendo no estômago. Um câncer ou uma úlcera, por exemplo.
Dor nas Costas
A dor nas costas pode indicar apenas um mal jeito, como também algo maior. A dor nas costas pode ser só um problema de postura, mas que precisa ser resolvido para não ser agravado. Até mesmo um câncer pode ser sinalizado por uma simples dor nas costas. O melhor é procurar um ortopedista.
Vômito
O vômito, em especial, quando vem do nada pode indicar um problema de intoxicação grave.
Diarreia
Diarreia pode indicar intoxicação ou problemas graves bacterianos.
Tendinite
A tendinite nem sempre é apenas um dor nos tendões, mas pode indicar problemas nos nervos.
Prisão de ventre
A prisão de ventre pode estar sinalizando problemas digestivos.
Perda de peso
A perda de peso quando não estamos fazendo nenhum tipo de dieta ou exercícios específicos para perda de peso pode indicar até mesmo um câncer. Além disso, problemas hormonais podem causar essa perda de peso.
Uma inexplicável perda de peso pode ocorrer por vários motivos, tais como, Hipertiroidismo, Diabetes, Depressão, Doenças no fígado, Síndrome do Cólon Irritável, ou outros distúrbios metabólicos que possam interferir na absorção dos alimentos.
No entanto, pessoas que são vegetarianas e veganas a perda de peso até então sem explicação pode ser justificada por essa escolha de vida e dieta.
Aumento de peso
Assim como emagrecer sem motivo engordar quando não estamos fazendo nenhuma mudança na alimentação pode ser que algo esteja errado. Principalmente quem tem problemas com hormônios tendem a ter problemas com ganho de peso.
Citamos ainda mais dois sintomas que pode indicar que algo está errado. A Febre Alta ou mesmo uma Febre mais branda, mas ainda uma Febre. Falta de ar ou dificuldade em respirar.
A febre é um estado natural do organismo para debelar infecções simples, como os vírus sazonais, a exemplo da Influenza, ou mesmo da Dengue e suas variações. No entanto, se você tiver febre por mais de 3 dias sem uma causa clara consulte um médico imediatamente.
Febre persistente pode ser sinal de uma infecção oculta mais séria, que pode variar desde uma infecção urinária a uma Tuberculose. Em alguns casos um câncer pode ter como sintoma uma febre mais alta. Se você tem febre acima de 39.4C, ou maior, consulte seu médico.
Falta de Ar
Falta de ar que parece ser mais séria do que aquela causada por nariz entupido ou provocada por esforço após uma atividade física regular, pode ser sinal de algum problema de saúde.
Se você está com dificuldade para respirar, ou ofegante, ou ainda com chiado ou compressão no peito, procure a emergência médica. Sentimento de falta de ar quando em está apenas descansando também é um sintoma que precisa de avaliação médica com urgência.
As causas para falta de ar ou dificuldade para respirar pode ser: Bronquite Crônica, Obstrução Pulmonar crônica, Asma, Pneumonia, Refluxo Gastro-esofágico, Embolia (quando um coágulo sanguíneo entra no pulmão), assim como outros problemas cardíacos.
Dificuldade para respirar pode ocorrer ainda em ataques de Pânico – episódios de grande ansiedade que aumenta de forma agravante a frequência dos batimentos cardíacos, causando sudorese e falta de ar.