Se você realizou a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2023, fique atento! As universidades públicas e os institutos federais começaram a convocação dos candidatos inscritos na lista de espera do Sisu para os cursos ofertados, desde segunda-feira (13).

Sisu - Lista de espera
Divulgação – Pexels

Disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior está o resultado da lista de espera do Sisu, que é o último passo do processo seletivo do programa e contou com a participação de mais de um milhão de candidatos, número superior ao total de inscritos na edição anterior. A lista contém os nomes dos candidatos que ainda podem ser chamados para as vagas disponíveis.

Sisu

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A grande maioria das vagas é ofertada por instituições federais, como universidades e institutos.

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

No entanto, a lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino participantes do Sisu para preencher as vagas não ocupadas durante a chamada regular. A convocação é realizada diretamente pelas instituições de ensino, que divulgam em suas páginas eletrônicas as informações sobre esta etapa do Sisu.

É importante destacar que é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações efetuadas pela instituição para a qual se inscreveu e das disputas de vaga pela lista de espera.

Matrícula: Prazos, procedimentos e documentação necessária

É essencial observar prazos, procedimentos e documentos exigidos para a matrícula, que estão estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento definidos.

Para concorrer às vagas na lista de espera do Sisu, é necessário ter feito o Enem e obtido nota superior a zero na redação. É importante ressaltar que, embora as notas do Enem sejam a principal forma de seleção no Sisu, as instituições de ensino podem estabelecer critérios adicionais para a seleção dos candidatos.

Nesta edição, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. As instituições podem ofertar vagas em diversos cursos de graduação, e os candidatos devem se atentar à modalidade de concorrência e às notas de corte dos cursos escolhidos.

É importante destacar que, mesmo que você esteja na lista de espera, é necessário estar atento aos prazos para se matricular e realizar o acompanhamento de todas as informações divulgadas pela instituição de ensino.

A convocação dos candidatos para a matrícula é de responsabilidade das próprias instituições de ensino, e é fundamental que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição para a qual manifestaram interesse em ingressar.

Além disso, é fundamental que os candidatos estejam preparados para a matrícula, providenciando todos os documentos necessários e observando os prazos estabelecidos.

É comum que as instituições de ensino exijam a apresentação de documentos como RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, entre outros.

Outras opções de Ensino Superior

Vale lembrar também que a seleção através do Sisu é apenas uma das formas de ingresso no ensino superior público. Existem outras formas de ingresso, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo.

Por fim, é importante ressaltar a importância do ensino superior público como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. Através do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade, é possível formar profissionais capacitados e preparados para atuar nas mais diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil.

Além das formas de ingresso mencionadas, existem também as chamadas vagas remanescentes, que são disponibilizadas pelas instituições de ensino superior após a conclusão das chamadas regulares e da lista de espera do Sisu.

As vagas remanescentes são divulgadas pelas próprias instituições e podem ser preenchidas por meio de processos seletivos específicos ou até mesmo através de transferência de curso e de instituição.

É importante ressaltar que o acesso a essas vagas pode variar de acordo com a instituição e que é fundamental estar atento aos prazos e aos procedimentos para concorrer a elas.

Veja também

Olá! Você já refletiu sobre como está a sua autoestima ultimamente? Sabia que ela é um fator essencial para uma vida plena e feliz? Muitas vezes, deixamos de dar a devida importância para este aspecto tão crucial em nossas vidas.

Contudo, não se preocupe, temos um artigo valioso que pode auxiliá-lo a conquistar uma autoestima saudável e positiva. Nele, você encontrará dicas práticas e efetivas para aumentar sua autoconfiança e autoaceitação, além de compreender melhor o que é e como funciona a autoestima em nossas vidas.

Investir em sua autoestima pode proporcionar diversos benefícios, como um maior autoconhecimento, relacionamentos mais saudáveis, um melhor desempenho em diversas áreas da vida, além de uma sensação constante de bem-estar e felicidade.

Clique agora no link e comece a transformar sua vida através da construção de uma autoestima positiva e saudável. Você merece ser a melhor versão de si mesmo, e estamos aqui para apoiá-lo nessa jornada!

Descubra tudo o que você precisa saber sobre autoestima e como conquistá-la.

Artigo anteriorMorre Canisso, ex baixista dos Raimundos, com 57 anos
Próximo artigoDança dos famosos: conheça os participantes da nova temporada
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui