
Qual a diferença de solidão e solitude?
O que é a solidão e solitude? Você provavelmente conhece alguém que goste de passar um tempo sozinho. Ou ainda, quem deteste a sensação de não ter uma companhia sequer.
A princípio, existem até poemas e músicas sobre os temas. Como este trecho de uma poesia de Clarice Lispector:
“Que minha solidão me sirva de companhia…
Que eu saiba ficar com o nada
E mesmo assim me sentir
Como se estivesse plena de tudo”.
Desse modo, os fãs da escritora vão confirmar que suas obras nos convidam a uma reflexão profunda sobre nós mesmos. De antemão, as reflexões trazidas por Clarice nos mostram que estar sozinho pode ser benéfico.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, 295 voluntários foram classificados como “unsociable” (insociabilidade). Ou seja, que gostam de ficar sozinhos por conta própria.
Nesse sentido, o estudo fez um comparativo e constatou que a criatividade dos voluntários era mais aflorada. Logo, estar sozinho pode trazer alguns benefícios para nós.
O estudo mostrou que estar só pode ajudar em nosso senso criativo, na clareza de ideias, organização, entre outros aspectos. Dessa forma, o ato de optar por ficar só em alguns períodos é chamado de solitude.
Contudo, é importante frisar que a solitude é completamente diferente da solidão. Mas então, qual a diferença entre solidão e solitude? Vamos te contar a seguir:
O que a solitude representa
A princípio, a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional descreve que a solitude “é um momento para desenvolver o autoconhecimento, de se encontrar ao invés de fugir e de nos aceitar como realmente somos.
Ou seja, diariamente é importante tirar um momento para se reconectar com seu interior. E como fazer isso? Nesse sentido, você pode sair dar uma caminhada, preparar uma refeição diferente, meditar, entre outras coisas.
Desse modo, passar um tempo consigo mesmo vai ajudar no seu processo de autoconhecimento. Esse período também é indicado para ajudar a desenvolver sua inteligência emocional.
Antes de mais nada, a inteligência emocional é descrita como a capacidade de um indivíduo conduzir suas próprias emoções e usá-las a seu favor.
Também podemos descrevê-la como a forma de compreender as emoções das pessoas à nossa volta, construir relações saudáveis e fazer escolhas mais conscientes.
Dessa forma, indivíduos que desenvolvem inteligência emocional conseguem pensar, sentir e agir de forma inteligente. Ou seja, não deixam as emoções controlarem a sua vida e, consequentemente, se transformarem em traumas.
Porém, e como fica a solidão? Se solidão e solitude são diferentes, qual o papel desta primeira em nossa vida?

A solidão traz algum benefício?
Como dito, solidão e solitude, apesar de parecidas, não possuem o mesmo significado. Se pessoas que abraçam a solitude aproveitam a própria companhia, estar sozinho o tempo todo pode ser maléfico.
E isso é provado com números. Atualmente, mais de 9 milhões de pessoas afirmam que vivem frequentemente sozinhas. O estudo ouviu 65,6 milhões de pessoas, de acordo com a Cruz Vermelha Britânica.
Dessa forma, esse tipo de isolamento pode causar traumas psicológicos bem graves, como a depressão e a ansiedade. O tema é tão sério que a Inglaterra criou o Ministério da Solidão.
No entanto, o que vem a ser a solidão?
O que é solidão?
Primeiramente, a solidão é um estado de desconexão ou ausência de pertencimento com o mundo e com outras pessoas. Ou seja, é quando uma pessoa não consegue se sentir parte de um todo.
Infelizmente, a tristeza e a solidão não são um combo bom para nossa saúde física e mental. De acordo com a psicologia, grande parte dos transtornos mentais são mais frequentes em indivíduos que se sentem solitários.
Logo, a junção desses fatores pode causar gatilhos para síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, estresse e depressão profunda.
Agora que já entendemos sobre os dois conceitos, vamos fazer um comparativo entre a solidão e solitude. Confira:
Solidão e solitude
Como você pode ver, ficar sozinho por algum tempo é aprender a gostar da própria companhia. Ou seja, a solitude é ter esses momentos sozinho, mas não sofrer com isso. Pelo contrário, você aprende a aproveitar esses momentos.
Contudo, como falamos acima, solidão e solitude são completamente diferentes. Isso porque a solidão está ligada ao sentimento de angústia, isolamento e também deslocamento.
Agora, reservar um tempo para cuidar de si, nem que seja por um único dia, é super indicado, além de ser benéfico para o desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Além disso, é muito importante a gente frisar que cada pessoa é diferente. Logo, algumas pessoas podem se sentir renovadas após passar um tempo a sós. Outras, muitas vezes, não conseguem nem almoçar sem a companhia de alguém.
Dessa forma, precisamos respeitar o espaço de cada um, e compreender que está tudo bem em querer ficar só ou em querer estar com alguém.
Quer um exemplo? Nos últimos 3 anos o mundo testemunhou a chegada de uma pandemia. Desse modo, durante muito tempo precisamos nos isolar em casa. Algumas famílias ficaram separadas por meses.
De acordo com especialistas, o número de casos de transtornos de ansiedade triplicou nesse período. Isso porque a maioria não sabia lidar com a solidão e solitude.
No entanto, muitos afirmam terem saído mais fortes desse período, aprendendo a organizar seus próprios pensamentos e emoções.
Enquanto isso, muitos desenvolveram quadros depressivos, já que se viram longe de amigos e familiares. E isso foi pior para quem morava sozinho.

Dicas para aderir a solitude
Antes de finalizarmos nosso papo sobre solidão e solitude, que tal umas dicas para aprender a conviver só por um tempo?
No entanto, lembramos que solidão e solitude são opostos. Por isso, tenha em mente que tirar um tempo para ficar sozinho não é o mesmo que o vazio trazido pela solidão.
Agora, confira as dicas para aproveitar a solitude:
- – Fique sozinho, seja num cômodo, num parque ou caminhando
- – Aprenda a gostar do silêncio
- – Aprecie o caminho e comemore sua evolução
- – Sinta orgulho do seu progresso
- – Conheça seu interior, seu corpo e sua mente
- – Abrace o autoconhecimento
Como você viu, solidão e solitude não possuem o mesmo significado. Enquanto uma aborda o autoconhecimento, a outra nos arrasta para um vazio e sensação de não pertencimento.
Por fim, deixe uma avaliação ou comentário se este conteúdo foi útil para você!