Nada supera um estado de “fluxo” quando você está trabalhando. Aqueles raros momentos em que sua inspiração se alinha com sua motivação podem levar a alguns de seus trabalhos mais criativos.

Além disso, é ótimo escolher uma tarefa ou projeto da lista para que você possa passar para a próxima tarefa ou projeto. Ao mesmo tempo, um transtorno mental – seu oposto – pode fazer com que o trabalho pareça extenuante e sem inspiração.

Quando você tem um transtorno mental, esqueça a criatividade – pode ser difícil até mesmo começar a fazer o que você precisa fazer.

Os transtornos mentais podem se manifestar de várias maneiras. Por exemplo, talvez sua síndrome do impostor esteja matando sua criatividade ou você esteja se sentindo sobrecarregado com a amplitude do projeto e o prazo iminente. Talvez você esteja apenas cansado ou estressado.

Maneiras Práticas de Superar um Bloqueio Mental (foto divulgação/google)
Maneiras Práticas de Superar um Bloqueio Mental (foto divulgação/google)

De qualquer forma, um transtorno mental é como estar preso em sua própria cabeça e pode prejudicar seriamente sua capacidade de pensar fora da caixa. O problema é que você está tão focado em seu ponto de vista que não vê maneiras mais inovadoras de resolver o problema.

Felizmente, pular esses obstáculos mentais é mais simples do que você pensa. Você só precisa das estratégias certas para recuperar seu fluxo.

Como é um bloqueio mental?

Os transtornos mentais são como estar preso na marcha errada. Você não tem motivação para seguir em frente. E não importa o quanto você tente, você não consegue manter a cabeça erguida.

É muito parecido com névoa cerebral ou esgotamento. Você pode se sentir confuso, lento ou mentalmente exausto.

Isso soa como você? Fique atento a estes sinais de transtornos mentais:

  • Você não pode tomar decisões de ânimo leve (também conhecido como fadiga de decisão)
  • Você está lutando para ser criativo ou procurando soluções inovadoras?
  • Você sempre comete erros simples, mesmo em tarefas ou habilidades que já domina.
  • Seu cérebro parece lento, não está disparando como costumava
  • Marque essas caixas e você pode ter um bloqueio mental. Mas não tenha medo: você pode se safar!

Um exemplo de bloqueio mental

Os bloqueios mentais são mais difundidos nos campos criativos – é por isso que o “bloqueio do escritor” é tão comum. Mas eles estão se tornando mais prevalentes em qualquer carreira, especialmente se você estiver em um ambiente de alto estresse e exigente.

Faça esporte. Em um exemplo perfeito de um bloqueio mental, Simone Biles desistiu das Olimpíadas de Tóquio de 2020 com um caso de ‘the twisties’.[2]

Os twisties são um bloqueio mental perigoso para os ginastas. Basicamente, o cérebro fica fora de sincronia com o que o corpo está fazendo. Quando a mente de um ginasta perde o contato com o ambiente assim, pode ser impossível executar até mesmo as habilidades mais rotineiras – e é aterrorizante.

Simplificando, sua mente fica presa. Em um determinado momento, eles não podem acessar a memória muscular de uma habilidade que poderiam ter realizado 10.000 vezes antes.

Isso é um exemplo extremo. Mas você provavelmente já experimentou alguma versão disso. Talvez você tenha cometido erros de novato no trabalho, por exemplo. Ou lutou para fazer isso em sua lista de tarefas, acabando nas mídias sociais.

O que causa um bloqueio mental?

Ninguém está imune! Há uma série de fatores de risco que podem torná-lo mais propenso a um bloqueio mental. Aqui estão apenas um punhado:

Sentindo-se sobrecarregado

Grandes projetos paralisam. Se você tem uma tarefa em escala de titã pela frente, pode ficar tão sobrecarregado que nem sabe como começar. Isso, por sua vez, leva à procrastinação – o que acaba piorando as coisas!

Síndrome do impostor

Já se sentiu uma fraude? A síndrome do impostor é a crença de que você é incompetente ou indigno, apesar de qualquer sucesso que tenha tido. Autodúvidas como essa podem ser tão abrangentes que você não consegue se concentrar na tarefa à sua frente.

Perfeccionismo

“A perfeição é inimiga do bem.” Agarre-se a expectativas irreais e você nunca ficará satisfeito consigo mesmo. O perfeccionismo desmotiva as pessoas e o coloca em um bloqueio mental.

Saúde Física Fraca

Um em cada três americanos não está dormindo o suficiente agora. Adicione nutrientes ruins à mistura e você ficará mentalmente exausto – com certeza. A falta de sono e alimentação pode drenar seu cérebro e levar ao declínio mental.

Depressão

Quem sofre de depressão muitas vezes luta contra a névoa do cérebro. A depressão é tão debilitante que você não tem motivação para ser produtivo ou criativo. Isso pode fazer seu cérebro parar.

Como se livrar de um bloqueio mental?

Então, como você se desprende? Sair de um bloqueio mental parece um pouco diferente para todos. Acima de tudo, você precisa encontrar uma maneira de injetar energia de volta em sua vida.

Tenha em mente que isso depende do seu contexto. Se você não estiver abordando a causa raiz do seu bloqueio mental, ele não desaparecerá a longo prazo.

Mas há um punhado de métodos testados e comprovados. Aqui estão 8 coisas práticas que você pode tentar se libertar de seu bloqueio mental:

Divida seu projeto

Alguns anos atrás, eu estava trabalhando na mudança de um produto da empresa que eu acreditava que beneficiaria enormemente nossos clientes. Parece ótimo, certo?

Por mais inspirado que eu estivesse para tornar a vida das pessoas mais fácil, porém, a magnitude da tarefa em mãos parecia esmagadora. Todas as manhãs, eu abria meu laptop para trabalhar e me sentia totalmente paralisado. Adorei a ideia, sim, mas realizá-la parecia arriscado. E se não saísse do jeito que imaginei em minha mente? Mais importante, por onde eu começaria?

Um ex-colega me deu um ótimo conselho durante o café:

Mude como você pensa. Comece dividindo o grande projeto em pequenas tarefas.

Quando um grande projeto o sobrecarrega, você vê apenas a floresta inteira em vez das árvores individuais. E ao olhar para baixo, você começa a se sentir desencorajado por sua própria falta de progresso, diminuindo ainda mais a sua velocidade.

Dividir uma tarefa enorme em partes menores faz com que o trabalho pareça mais gerenciável. Você terá vários lugares claros para começar e terminar, o que dará uma sensação motivadora de produtividade e domínio ao seu processo.

Pense nisso como acumular pequenas vitórias. Quando você perceber que é mais capaz do que pensava, desenvolverá o impulso e a confiança necessários para realizar seu grande trabalho pouco a pouco.

Mude seu cenário

Claro, há um tempo e lugar para sentar e fazer as coisas. No entanto, se você tem um bloqueio mental, mudar o ambiente pode ter um grande impacto na sua produção.

Você já percebeu como seu ambiente afeta diretamente seu desempenho e humor?

Seu cérebro associa seu ambiente físico a certas sensações e atividades. Então, se você está se sentindo mentalmente bloqueado, seu cérebro pode precisar de alguma nova entrada sensorial.

Durante este período de sua vida, pode não ser possível se instalar em uma cafeteria ou mudar de um cubículo para uma sala de conferências, então você pode precisar pensar fora da caixa.

Se você trabalha remotamente em seu escritório em casa, tente ir para sua mesa de jantar ou sofá. Se o tempo permitir, sente-se ao ar livre com o computador por um tempo ou caminhe pelo quarteirão.

Você também pode simplesmente reorganizar seus espaços de trabalho. Não sabe por onde começar? Tente derrubá-lo. Alguns estudos mostram que uma mesa arrumada pode melhorar a produtividade.

O objetivo é estimular seu cérebro com novos sons e visões. Você pode encontrar a inspiração necessária ao respirar ar fresco, ouvir os sons da cidade ou ficar no conforto do seu próprio espaço.

Faça uma atividade não relacionada

Uma pequena distração nem sempre é uma coisa ruim quando se trata de produtividade. Isso é especialmente verdadeiro se as distrações que você escolher puderem ajudá-lo a fazer as coisas a longo prazo.

Você já notou que suas ideias mais criativas tendem a surgir quando você está na cama ou no chuveiro? Em seu estudo do “período de incubação”, os cientistas descobriram que quando as pessoas não estão tentando ativamente resolver problemas, suas melhores ideias parecem surgir.

Em um estudo de 2010, os participantes foram solicitados a encontrar colegas de quarto ou novos funcionários com base nos perfis fornecidos pelos pesquisadores. Em comparação com aqueles que passaram mais tempo avaliando suas opções, aqueles que tiveram um “período de incubação” curto – neste caso, estudando um anagrama – sempre fizeram melhores escolhas.

Se você não conseguir se preparar para um projeto, tente fazer algo completamente diferente do trabalho, como lavar a louça, fazer exercícios ou ligar para um amigo. Alguns especialistas dizem que encontrar outro projeto de baixo risco pode ajudar a impulsionar a parte criativa do seu cérebro e ativar seu fluxo.

A chave é tirar o máximo proveito de sua mente subconsciente: obter novos conhecimentos que sua mente subconsciente pode ignorar ou suprimir.

Seja Físico

Sentindo-se ansioso? Quando sua mente não parece estar em um estado de fluxo, pode ser útil trocar sua atividade mental por atividade física para ver como isso afeta sua perspectiva.

Embora qualquer atividade física seja boa para o seu corpo – levantar e se movimentar pode atuar como uma forma útil de distração – certas formas de exercício podem afetar o cérebro mais diretamente. Especificamente, movimentos relaxantes baseados em fluxo, como dança, ioga ou tai chi, podem criar uma sensação suave de elevação em seu corpo, o que pode preparar seu cérebro para o mesmo.

Atividades de redução de estresse também podem ser necessárias. Se você se sentir sobrecarregado, a meditação ou a respiração lenta e profunda também podem acalmar seu sistema nervoso. Evidências sugerem que quando você está estressado, as partes lógicas e criativas do seu cérebro basicamente desligam.

Por outro lado, quando sua mente e corpo estão relaxados, você pode pensar com mais clareza, ser mais criativo e se concentrar por mais tempo – tudo isso o ajuda a superar bloqueios mentais.

Escreva

Você já ouviu o conselho de escrever o que está em sua mente antes, mas há uma reviravolta. Existem diferentes maneiras de escrever, e você deve escolher uma que mova seu bloqueio mental.

  • Pegue um pedaço de papel ou um caderno digital e escreva o que vier à mente. Minha maneira favorita de brainstorming é por mapeamento mental.
  • Este é o irmão mais velho do brainstorming. Aqui você está escrevendo sobre seu bloqueio mental em frases completas, mas não há estrutura formal em sua escrita. É apenas um fluxo de consciência colocado em palavras no papel.
  • Lista de prós/contras: Este é um favorito para os indecisos.
  • Imagine que seu professor de inglês do ensino médio quer que você escreva um ensaio persuasivo sobre seu bloqueio mental.

Não force

Lutar com sua própria mente pode ser frustrante. Se o seu bloqueio mental não desaparecer depois de algum esforço, talvez seja hora de fazer uma pausa. Forçar o pensamento criativo só aumentará seu nível de estresse, o que, por sua vez, inibe sua capacidade de pensar criativamente.

Se você ficar sentado olhando para um projeto por muito tempo, não apenas perderá um tempo precioso, mas também começará a associar esse trabalho específico à frustração e produzirá um trabalho do qual não se orgulha.

O artista Ben Skinner diz sobre seu processo criativo: “Eu sabia que forçar algo só criaria coisas medíocres, então me afastei e trabalhei em projetos diferentes até me atingir”.

Se o seu trabalho não é sensível ao tempo, pode fazer sentido fazer uma pausa para se concentrar em outras coisas, seja uma tarefa de gerenciamento que exija menos criatividade ou um projeto no qual você se sinta motivado a trabalhar.

Quando chegar a hora, você retornará à sua missão original com uma nova perspectiva criativa.

Evite vícios que vão te prejudicar

Café, álcool, açúcar e drogas podem ajudá-lo a passar por um momento, mas eles não limpam a bagunça ou ajudam a superar bloqueios mentais por mais de alguns minutos. ritual ou o pedaço de bolo para comemorar o dia especial do seu ente querido. É o momento em que você quer pegar aquela xícara de café extra para produzir aquela grande apresentação que é sua maior barreira.

Se você está preso ao bloqueio mental, os estimulantes mentais não o guiarão. Eles vão aumentar a desordem e só podem piorar a situação. Em vez disso, mantenha uma boa nutrição e mantenha-se hidratado para manter seu cérebro na forma ideal.

Durma com isso

Quando você se sentir sobrecarregado, em vez de ir para a cozinha e iniciar seu processo de pensamento, tente rastejar para debaixo das cobertas. O sono é uma das melhores maneiras de limpar as teias de aranha em nossas mentes. Tente deitar por 20 minutos enquanto seu cérebro confuso implora por uma dose de cafeína.

Você pode não conseguir dormir, e tudo bem – apenas deixe sua mente vagar. Uma pausa neste modo de solução de problemas pode ser a pausa que você precisa. Digamos que são 22:00 e você está caído na frente do seu laptop, tentando o seu melhor para se concentrar nos detalhes do design do site do seu cliente.

Em vez de se preocupar com a opção de texto da legenda por mais meia hora, desligue-a e vá para a cama. Você sabe quando muito tempo se passou. Mesmo se você estiver enfrentando prazos difíceis, uma mente bem descansada tomará decisões melhores em menos tempo.

Pensamentos finais

Os transtornos mentais podem assumir muitas formas e podem até se manifestar como estresse, depressão ou ansiedade. Quando você se sentir incapaz de fazer com que seus pensamentos fluam na direção certa, é hora de escolher uma das estratégias acima e tentar superar sua confusão mental. Isso pode levar horas ou até dias, mas depois de progredir, você voltará a ser produtivo e menos estressado.

Artigo anteriorNão consegue focar? Descubra por que e como parar de perder o foco
Próximo artigoVerdades que os empreendedores podem aprender com Elon Musk
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui