Teto Para Dois é um romance de Beth O’Leary, disponibilizado no Brasil pela editora Intrínseca, que ganhou uma adaptação. No dia 17 deste mês, a Paramount colocou a série em seu streaming.
É uma história bem inusitada e que pode ganhar o gosto de muitas pessoas. Pois a trata-se de duas pessoas que dividem o mesmo apartamento. Porém eles nunca se viram e jamais se encontraram.
São 6 capítulos que prometem prender a atenção do público e trazer muito amor para os corações. É uma grande expectativa para os fãs da autora que acaba de lançar outro romance. Que se chama “Mesa para um”.
O elenco conta com Jessica Brown Findlay como Tiffy e Anthony Welsh no papel de Leon. Além disso, quem assina o roteiro é Rose Lewenstein. Por sua vez, a direção é de ninguém menos que Peter Cattaneo.

O que se passa em Teto Para Dois?
Tiffy é uma editora de livros que precisa de um novo lar. Pois se separou e ainda está casa do seu ex companheiro. Sem muito recurso e com necessidade, ela aceita uma proposta bizarra em princípio.
Pois ela irá dividir o apartamento de uma cama com um estranho. No caso, Leon que aluga o local e está precisando de grana. Mas como isso é possível? Acontece que ele é enfermeiro e trabalha a noite.
Dessa forma eles não se encontram. Por isso podem compartilhar a mesma cama. É claro que isso é só o começo de muitas emoções que vão surgir. Será que eles terão alguma conexão? Como vai ser a vida dos dois dali em diante.
Mas e o fim de semana?
Isso também podemos responder. Leon vai para a casa da namorada. Portanto o espaço está liberado para Tiffy perfeitamente no tempo em que ela está em casa. Desse modo, o acordo é perfeito para os dois que não vão nem se esbarrar.
Post-its Teto Para Dois
O que os Post-its vão fazer na trama? Essa é uma resposta que você terá que descobrir. Da mesma forma como será a vida dos dois após assinarem o contrato. Como fica o ex da garota. E a namorada de Leon, vai levar numa boa?
Teto para Dois, o livro
O livro chegou às livrarias em 2019. Assim, colocou Beth O’Leary entre as escritoras mais renomadas e com grande número de vendas no mundo. Somente no Brasil, saíram mais de 200 mil impressões.
Por isso apostou-se em uma mini-série que promete ganhar o coração de todos que assistirem. É uma aposta principalmente visando os amantes de romance com drama e comédia se alternando,
Além disso, o romance apresenta uma história que sai do lugar comum. Porém é uma ideia viável, mesmo que não pensada por ninguém. Se a vida imita a arte, será que algumas pessoas terão a coragem de encarar um contrato assim?
Seria possível duas pessoas estranhas dividirem a mesma cama? É um problema que a trama lança e faz pensar. Até que ponto estamos dispostos a dividir coisas, mesmo em situações de necessidade.
Comprar o livro “Teto Para Dois”
Teto Para Dois é uma reflexão a ser feita
Claro que o foco não é a crise de moradia no mundo. Nem a forma como funciona o sistema imobiliário. Mas trata-se de comportamento, solidariedade, ajuda mútua e empatia.
Ou muitos podem pensar que é a melhor forma de ser colega de quarto. Considerando que ambos não se encontram, não tem como haver desavença ou briga. Ao passo que exige disciplina e atenção para com o lugar do outro.
Privacidade
Nesse caso, a privacidade pode ser comprometida. Pois um vai saber, mesmo em horários diferentes, os costumes e o modo de viver do outro. Dizem que se conhece uma pessoa pelo lixo. Portanto, material não falta nesse caso.
Outro fator são os relacionamentos pessoais. Ou seja, a forma como os amigos, parceiros, parentes vão lidar com o assunto. Ou mesmo fica difícil receber pessoas para uma confraternização.
Isso significa pensar que esse tipo de contrato pode ser uma solução para um momento de emergência. Porém deve-se pensar a longo prazo.
Não fazemos nenhum juízo de valor sobre certo e errado. Somente propomos pensar sobre a possibilidade de um acordo assim na vida real.
Quais são os comentários da crítica até agora
Nos primeiros dias, em termos de audiência e aprovação, os produtores podem comemorar. Pois no streaming a marca é de 80% de audiência. Ao mesmo tempo, tem chegado a quase 100% de likes positivos.
Já entre os críticos as opiniões se dividem. Por exemplo, Rebecca Nicholson do The Guardian não curtiu o roteiro e fez observações negativas quanto aos protagonistas. Ao mesmo tempo ela denominou essa história retratada nessa comédia como algo difícil de não ver.
Isobel Lewis, do The Independent, avaliou como quase bom o seriado. E inclusive, problematizou sociologicamente o tema. Ao dizer que a trama retrata como o sistema imobiliário é cruel.
O importante é que essa história é única até agora. Inclusive por levantar reflexões em diversos temas, como já vimos. E cabe agora observar como isso vai refletir na sociedade. Em todo caso, assista “Teto Para Dois”.
Sobre adaptações
Adaptações são sempre um risco para as produtoras. Considerando que muitos leitores não têm o mesmo gosto dos que preferem filmes e séries. Sem contar que a crítica já é pré definida com muitas expectativas.
É o caso de “Teto Para Dois” que é um sucesso de vendas enquanto romance. Por isso, produzir uma minissérie é um risco muito grande. Pois não faltarão reclamações.
Por outro lado é uma história tão cativante que vai atingir pessoas que não leem. Porém merecem desfrutar dessa boa história. O que se sabe é que o produto está a cumprir o que prometeu.
O que é melhor, filme ou livro?
Filme ou série entra na mesma discussão. Muitos vão dizer que preferem os livros. Já outros nem sonham em ler. Mas gostam de cinema. Portanto, é uma análise subjetiva e cada um tem seu sistema.
O mais importante é que boas histórias devem ser contadas. E a minissérie “Teto Para Dois” chega para ampliar o público dessa deliciosa trama. Quem sabe uma hora dessas chega na TV aberta, assim muito mais gente verá.
Fique por dentro de informações sobre saúde em nosso site, veja: