O governo de Minas Gerais divulgou nesta última segunda-feira (27), o resultado da terceira edição do programa Trilhas de Futuro. Se você se inscreveu, já pode verificar se foi um dos 40 mil contemplados pelo programa e iniciar sua jornada de capacitação para o mercado de trabalho.

Veja o resultado da terceira edição do Trilhas de Futuro

As pessoas que se inscreveram em uma das 40 mil vagas disponibilizadas pelo programa Trilhas de Futuro já podem fazer a consulta do resultado da seleção através do site oficial do programa, www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

No site você irá encontrar uma lista com todos os nomes das instituições. Cada estudante deverá comparecer presencialmente, uma vez que esteja com toda a documentação necessária para concluir sua matrícula.

O prazo para a confirmação da matrícula na instituição em que o candidato foi alocado, vai do dia 28/2 até o dia 09/3. 

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O que é o trilhas de futuro?

O Trilhas de futuro é um programa do governo de Minas Gerais. Ele tem como propósito proporcionar capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho. Isso tudo através da oferta de cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em várias áreas do estado.

Foi lançado pelo governo de Minas a terceira edição do seu programa de capacitação profissional Trilhas de Futuro em 2023, com a oferta de 40 mil novas vagas em 124 municípios e 77 opções diferentes de cursos.

O público alvo do programa inclui jovens que já concluíram o ensino médio, estudantes matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas residuais são direcionadas para estudantes da rede municipal, privada e outros interessados.

Assim, o Trilhas de Futuro tem como objetivo democratizar o acesso à educação técnica, visando reduzir as desigualdades sociais e promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Essas iniciativas do governo de Minas Gerais reforçam seu compromisso com a educação e o desenvolvimento socioeconômico do estado. Certamente isso contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Como é feita a seleção dos estudantes contemplados pelo programa Trilhas de Futuro?

O processo seletivo para o programa Trilhas de Futuro é realizado por meio de inscrição online, onde os candidatos preenchem um formulário com seus dados pessoais, escolares e informações sobre o curso pretendido.

Os critérios para a seleção variam de acordo com a disponibilidade de vagas e a demanda por determinados cursos em cada região.

Os candidatos são classificados de acordo com a pontuação obtida na inscrição. Isto significa que será levado em consideração fatores como a escolaridade, renda familiar, localização e tipo de escola em que estudam. Além disso, é possível que sejam aplicados testes de conhecimento específicos para alguns cursos.

Após a divulgação do resultado, os estudantes contemplados devem comparecer presencialmente às instituições. A fim de realizar a matrícula e confirmar a vaga no curso escolhido.

Sobretudo é importante ressaltar que as vagas que não foram preenchidas pelos alunos matriculados no ensino médio, são abertas para estudantes de outras modalidades, tais como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da rede privada.

Danyelle Cristina dos Santos de Oliveira no curso técnico de enfermagem do Trilhas de Futuro — Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Como os estudantes podem obter informações sobre o programa?

Os estudantes interessados sobre o programa Trilhas de Futuro podem acessar o site oficial do programa, que é www.trilhasdefuturo.mg.gov.br a fim de obter mais informações.

Lá, é possível encontrar informações sobre o programa. Isto inclui os requisitos para participação, os cursos disponíveis, as instituições de ensino participantes e as etapas do processo seletivo.

Além disso, os estudantes também podem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Essa é a responsável pela coordenação do programa, por meio dos canais de atendimento disponibilizados no site do Trilhas de Futuro.

Da mesma forma é possível obter as informações sobre o programa por meio das redes sociais oficiais do Trilhas de Futuro, que incluem perfis no Facebook, Instagram e Twitter.

Nessas redes sociais, são compartilhadas notícias, atualizações e informações relevantes sobre o programa. Além do mais é possível interagir com outros estudantes e com a equipe responsável pelo Trilhas de Futuro.

Quais são os benefícios oferecidos aos estudantes contemplados pelo programa Trilhas de Futuro?

  • Os estudantes contemplados pelo programa têm acesso a uma série de benefícios, tais como:

Cursos técnicos gratuitos: O programa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas em diversas áreas do estado de Minas Gerais.

Material didático gratuito: Os alunos receberão gratuitamente o material didático necessário para a realização dos cursos.

Certificado de conclusão: Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado de conclusão que comprova sua formação técnica na área escolhida.

Possibilidade de ingressar no mercado de trabalho: Os cursos oferecidos pelo programa Trilhas de Futuro têm como objetivo preparar os alunos para que possam ingressar no mercado de trabalho, com as habilidades técnicas e conhecimentos específicos para sua área de atuação.

Networking: Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de conhecer outros estudantes e profissionais da área. Isso poderá ajudá-los a estabelecer contatos importantes para sua carreira profissional.

Aumento na ajuda de custo: Por fim, os alunos contemplados receberão um aumento na ajuda de custo para passagens e refeições, passando de R$ 18 para R$ 20 por dia.

Conclusão

Os 40 mil estudantes contemplados podem conferir a lista com as instituições onde deverão comparecer pessoalmente para concluir a matrícula.

Em síntese, o objetivo do programa é democratizar o acesso à educação técnica. Isto é, proporcionar a capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho e promover a redução das desigualdades sociais.

Os estudantes interessados em participar do programa podem obter mais informações no site oficial ou nas redes sociais do Trilhas de Futuro.

Clique aqui para entender que é PRL e como ele pode melhorar seu Marketing Digital.

Artigo anteriorPeeling de Fenol: a técnica que promete rejuvenescimento
Próximo artigoViva Magenta é a cor do ano 2023, então, veja como usar
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui