Muitas pessoas pensam que a diferença entre amor e paixão é óbvia. Se você está em um relacionamento, é amor, se não está, obviamente é apenas paixão.
É verdade que muitas vezes começa com uma paixão, evolui para um relacionamento e depois o amor floresce, mas às vezes as coisas não são tão simples.
Às vezes você pode até se apaixonar antes de namorar. E (é claro) você pode definitivamente ser um casal até que vocês dois estejam realmente apaixonados. Atenha-se a descobrir como dizer a diferença de uma vez por todas.
Antes de começarmos, você deve saber que, se não estiver em um relacionamento, não há motivo para se desesperar.
Não tenha pressa para se apaixonar. Aproveite onde você está agora, conheça um ao outro e deixe o amor se desenvolver ao longo do tempo.
A pior coisa que você pode fazer é não ter certeza de um jeito ou de outro. Isso pode levar a mal-entendidos ou até pior. Não deixe essa bagunça ser arruinada antes que seu relacionamento comece.
Vou ajudá-lo a encontrar a diferença entre se apaixonar por alguém e simplesmente se apaixonar por ela.
Fique com ele até o final e veja o que fazer se for apenas uma paixão.
Então, em vez de lhe dar um monte de sinais básicos, vou adotar uma abordagem diferente.

Como saber se é amor de verdade: 8 testes
Vamos testar seu relacionamento com 8 testes. Aproveite o tempo para resolver esses problemas e realmente ir mais fundo. Se você conseguir passar todos os 8 honestamente, saberá que está realmente apaixonado… ou não.
O sentimento é mútuo
Vou pedir-lhe para ser brutalmente honesto consigo mesmo. Você precisa responder as seguintes perguntas.
Ele ainda gosta de mim?
O amor não é unilateral.
Se você acha que o ama e ele não se importa com você, provavelmente é apenas uma paixão momentânea. É fácil ficar viciado neles quando eles não gostam de você. Talvez pensemos que é um desafio. Talvez os faça parecer valiosos porque não nos querem. Talvez complexo de inferioridade. Seja o que for, não é amor.
O verdadeiro amor se forma quando vocês passam tempo um com o outro e se unem. Se você não pode ter certeza se ele gosta de você, então ele provavelmente não está realmente passando um tempo de qualidade juntos e definitivamente não está fazendo essas conexões.
Se você sente o mesmo por ele, não importa o que ele diga ou faça ao seu redor, então você prefere as ideias da pessoa à realidade. Apenas uma paixão, meu amigo.
O detetive particular
Você tem que realmente conhecer alguém para dizer que os ama.
É fácil confundir o prazer da aparência e companhia de alguém com amor, mas antes que você possa realmente amar alguém, você precisa entender o que está por baixo da superfície.
Considere isto: imagine-se como um investigador particular. Alguém pediu para você criar um perfil completo para ele.
Não, não espie o lixo dele nem o siga para o trabalho.
Você apenas tem que listar tudo o que sabe sobre ele.
- Qual é o seu nome completo?
- Onde ele mora?
- O que ele faz pra viver?
- Onde ele cresceu?
- Quem é o amigo dele?
- Como é um dia típico na vida dele?
- Como era a vida dele antes de conhecer você?
- Como é a família dele?
- Qual é o objetivo dele?
Você não precisa conhecê-lo por dentro e por fora para se apaixonar, mas este exercício o ajudará a descobrir o que você sabe e o que não sabe sobre essa pessoa. Se você precisa encontrá-lo em uma emergência e não sabe por onde começar, isso é um mau sinal.
Felizes para sempre
Você pode não ter planejado um casamento dos sonhos, mas deve ser capaz de responder às seguintes perguntas:
- O que vocês dois vão fazer com ele a seguir?
- Quem você quer que ele conheça em sua vida?
- Como você vê seu relacionamento daqui a dois anos?
- Imagine o seu futuro. Ele está lá?
O amor não é apenas sobre o aqui e agora. O amor tem futuro.
A paixão geralmente está ancorada na pessoa como uma ideia, e o amor é algo que você constrói juntos. Se você não pode esperar para mostrar a ele um vídeo do youtube porque você quer ver a reação dele, então é um bom sinal de que vocês dois estão realmente apaixonados.
Seu primeiro e único
Se você encontrou alguém que realmente ama, namorar outra pessoa será a última coisa em que você quer pensar. Eles se sentirão remotos e sem importância em comparação com este que realmente está lá para você.
- Você ainda pensa muito nas outras pessoas?
- Você ainda se sente solteiro?
- Quando foi a última vez que você falou com seu ex?
- O que você pensaria se notasse uma pessoa adorável sorrindo para você?
Você pode ter várias paixões ao mesmo tempo, mas o amor só se concentra em uma pessoa.
Preso na sua cabeça
O amor é como uma música que você não consegue parar de cantar.
Essa pessoa é a primeira coisa que você pensa pela manhã?
Ele está em sua mente mesmo quando não está por perto?
Se de repente aparece em sua cabeça. Se algo acontecer, seu primeiro pensamento é: “Eu me pergunto o que ele vai dizer quando eu contar a ele sobre isso.” Se você passar por uma padaria e sentir um cheiro que o lembre dele… – Você pode estar apaixonada.
Não é 100% – a paixão pode ser muito forte – mas é definitivamente um bom sinal de que o que você está sentindo é mais do que uma fantasia passageira.
O teste de presença
Às vezes, sentimos que estamos apaixonados por alguém com quem nunca passamos tempo ou conversamos. Se eles se mudassem, nunca estaríamos no mesmo lugar, ou eles nem saberiam que existimos. De qualquer forma, se você realmente não passa tempo juntos, não é amor.
Quando foi a última vez que você o viu?
Quando você vai vê-lo na próxima vez?
Onde ele está agora?
O que ele fez ontem?
Essas parecem perguntas simples, mas é fácil ficar preso em nossas emoções e perder o fato de que ele está completamente fora do mapa.
Você precisa encontrar alguém regularmente para fazer uma conexão real. Além disso, as pessoas mudam com o tempo, então se ele tem uma vida totalmente nova sobre a qual você não sabe nada, a versão dele que você ama não existe.
O teste de bloqueio de estrada
Existe algo para separá-los?
Quero dizer, por que você não faz mais do que se apaixonar por ele? Se vocês dois estão solteiros, procurando por alguém, não são amigos muito próximos, não namoraram seu amigo ou vice-versa, por que ele não está agindo? Talvez a família deles não permita. Talvez você esteja em outra cidade. Talvez ele não saiba como você se sente. Talvez ele seja tímido. De qualquer forma, apesar desse sentimento, veja o motivo pelo qual vocês não estão juntos.
Quero dizer, é possível se apaixonar por alguém mesmo quando não estão juntos, mas se o fizer, deve importar o que os mantém separados. Caso contrário, pode ser apenas uma paixão.
Caindo na Confiança
você confia nele? Essa é uma pergunta simples e difícil de responder.
A confiança cai
Se você não pode confiar em alguém, você não pode amá-lo, não realmente. Uma grande parte do amor é a segurança, e se você está insegura em relação a esse homem, como você sabe que realmente o ama?
Com isso em mente, responda a estas perguntas.
Você está escondendo algo dele?
Você está preocupado com o que ele encontra?
Ele seria seu único contato se você fosse preso?
Imagine que seu carro quebra na estrada e você não consegue um trailer. Ele virá buscá-lo?
E se o seu cabeleireiro espirrar ao cortar sua franja e seu lado esquerdo de repente cair? Ele ainda estará lá?
Esta é uma pergunta estúpida, mas você precisa saber a resposta.
As paixões são muito emocionantes, mas também são assustadoras e inseguras. Passamos muito tempo imaginando se ele sentia o mesmo, ou se ele iria embora se disséssemos a coisa errada. Se você estiver apaixonada, você se sentirá confortável com ou sem ele. Você saberá que não importa o que aconteça, ele estará lá para você e mais ninguém.
Então, como você fez isso? Se você seguiu e respondeu as perguntas honestamente, agora deve saber se está apaixonado por essa pessoa ou apenas por ele.
Se você está apaixonado, parabéns!
Se não, não se desespere.
Isso é totalmente bom. Amor leva tempo. Apaixonar-se antes de um encontro é extremamente raro e muitas vezes a fonte do desastre. Novamente, não se apresse. Em vez de colocar muita pressão no relacionamento, tente conhecê-lo como um amigo. Passe tempo com ele, converse com ele e esteja presente. O amor acontece quando você menos espera.
E se você estiver apaixonado e vocês dois não estiverem juntos?
Este é complicado. Agora que você percebeu que o que está sentindo é mais do que uma paixão passageira, você precisa descobrir seus próximos passos.
Não expresse seu amor por ele imediatamente. Embora isso possa funcionar, pode sair pela culatra e assustá-lo, mesmo que ele tenha fortes sentimentos por você ou até mesmo ame você.
Lembre-se, há uma razão para vocês dois não estarem juntos agora.
Se o motivo é que ele é tímido e menos experiente do que você, então você precisa ter tempo. Fale mais com ele, faça um esforço para vê-lo pessoalmente e passe cada vez mais tempo juntos.
Se a razão é que algum de vocês está construindo muros por medo, estender a mão pode ser suficiente para mudar isso. Passar mais tempo juntos é um bom primeiro passo. Se ele se sentisse da mesma maneira, então ele não diria não.
Mas há uma boa chance de vocês dois terem se separado por um motivo maior.
O que você realmente precisa agora é um plano. Como você removeria essa causa e a tornaria sua?