Você as vezes até pensa em escrever no blog da sua empresa, mas com as demandas diárias isso acaba ficando inviável, não é?
Para produzir um conteúdo de qualidade você vai precisar de tempo, planejamento e paciência: porque o processo de produção é mais longo do que se imagina.

Não é só pensar em um tema e escrever, é necessário que você estude a sua persona e busque apresentar o que agrada a ela.
Entenda o que é gerenciamento de conteúdo
Para gerenciar um conteúdo, você vai precisar organizar, analisar e encontrar da melhor forma possível, itens necessários para compor o conteúdo que você quer tratar. Isso vai desde o texto, até os elementos multimídia que podem acrescentar à produção.
Vamos criar um ambiente para entender melhor?
Digamos que você está gerenciando um conteúdo sobre um site de crepioca. Para dar sequência você irá criar um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Primeiro vai pesquisar textos que possam te ajudar a produzir um texto de qualidade, imagens que possam atrair o público, criar um vídeo que possa complementar o assunto e a depender pode criar até um infográfico que trará dados de uma forma mais lúdica.
Para o texto, por exemplo, você precisará fazer uma pesquisa sobre palavras-chave, SEO, funil de vendas…
Anexou todas as informações? Coloque-as em uma pasta com o tema que irá tratar, dessa forma sua organização para produzir um conteúdo vai lhe ajudar na eficiência do mesmo.
Mas, calma aí! Existem outros passos que você precisa seguir para obter um trabalho com qualidade.
Passo a passo: gerenciamento de conteúdo
Eu te falei que ainda precisava fazer algumas coisas, certo? Agora vou te mostras como fazer com que seu trabalho seja organizado e de qualidade.
Pode parecer cansativo, mas isso vai contribuir na eficiência do seu gerenciamento de conteúdo.

Veja algumas dicas interessantes:
- Pesquisa é essencial
Não baseie seu texto em achismos, quando o tema for definido, busque saber o máximo sobre ele.
Acesso o Google e analise o conteúdo dos sites relevantes que aparecem na busca, faça uma leitura básica para absorver o que pode lhe ajudar na escrita.
De preferência, crie uma pasta na barra de favortos e deixe salvo o link, caso precise para consulta.
Além dos textos, repita essa pesquisa pensando em vídeos, fotos e infográficos. Lembre-se sempre de conferir se os elementos multimídia podem ser reproduzidos em seu site.
Com um pouco de paciência, encontrará o que precisa para escrever.
Newsletters
Essa dica vai para você que tem um blog, é freelancer ou trabalha para uma empresa e produz mutito conteúdo com um tema em específico.
Assine a newsletters dos sites que são relevantes ao seu assunto, dessa forma você ficará ciente do que há de novo sobre o tema que usa, e quando precisar procurar textos base, saberá onde encontrar.
Seja seletiva(o)
Eu sei que as vezes a gente se empolga com um assunto e deixa várias abas abertas, salva diversas opções de fotos e vídeos para usar. Só que isso sobrecarrega o computador e você precisa dele para trabalhar.
Se o HD (Hard Disc) ficar lotado, você poderá ter o desempenho da máquina reduzido, e o seu trabalho também.
Como resolver isso? Armazene na nuvem!
Ainda bem que hoje há diversas formas de armazenar arquivos online e ter acesso onde e quando quiser. Hoje o Google oferece o Google Drive, que possui não só espaço para inserir arquivos, mas também fornece a opção online do Word, Excel e Power Point, caso você precise adiantar algo pelo celular.
Além dele, há também o Pocket e o Evernote.
Hora de escrever!
Fez sua pesquisa e encontrou tudo o que precisava? Então força nos dedos, porque chegou o momento de colocar o conhecimento em prática.
A depender da quantidade de palavras que usará, seu texto pode durar cerca de 30 minutos (ou 1h). Não se esqueça de após produzir, revisar e aí sim colocá-lo na plataforma e publicar no site.
Acelere o desenvolvimento
Nos primeiros dias você vai se bater um pouco, mas a prática vai te ajudar.
Existem formas que vão te auxiliar a realizar as demandas de forma mais rápida, como por exemplo: deixar o celular longe, escolher um local calmo e agradável (só não dorme!), cronometrar o tempo de escrita e criar uma meta para diminuir esse período.
Experimente também fazer um rascunho pensando na estrutura do artigo.
Espalhe por aí!
Agora que o artigo está pronto, hora de compartilhar! Se você já tem a listinha de e-mails pronta, utilize o e-mail marketing para divulgar o conteúdo.
Utilize o link para compartilhar nas redes sociais suas e da empresa, para ter um bom engajamento. Além disso, permita que em seu site tenha botões para que as pessoas compartilhem também!
Interaja, ein?
De que adianta escrever um conteúdo todo descontraído se você não interage com o seu público? Busque responder comentários, e-mails e inbox sempre que necessário.
Separe um momento do seu dia para isso e você vai ver como o público retribuirá de volta.
Enfim, espero que você possa ter aprendido algo comigo hoje. Te aguardo no próximo texto, ok? Até lá!