A primeira pedra é uma pessoa sem amor não correspondido. Amar e não amar pode trazer muita dor, mas a frustração que vem com o amor não correspondido pode ser evitada? Como posso lidar com a tristeza e a falta de amor? Como você pode se sentir completamente amado e feliz, não importa como os outros reajam?

Quais são suas expectativas para o amor?
A própria ideia de amor não correspondido nos mostra que existe uma expectativa. O que nos faz sofrer é a falta de retaliação por afeto, ou seja, a expectativa de amor em troca.
Como diz a sabedoria popular, “a expectativa é a mãe da frustração”. Quando, da mesma forma, tornamos nossa admiração por outro dependente de nosso desejo de ser admirados, abrimos espaço para a decepção. Isso ocorre porque você não pode esperar que os outros sintam o mesmo que nós.
Mas então, é possível amar sem esperar nada em troca? A resposta é sim! Além disso, é esse estado de amor leve e desapegado que fará com que nossos sentimentos sejam correspondidos.
O poder do amor quebrado
Existem muitos pares que se formam logo depois que um desiste de aumentar o outro. A história é universal: um dos dois se apaixona e investe em várias tentativas de conquistar um ente querido, mas sem sucesso. Depois de ficar chateado, o amante finalmente decide desistir da perseguição.
De repente, para sua surpresa, a outra pessoa começa a mostrar interesse. Quem um dia fugiu agora também ama e conhece. O desapego dá espaço para uma pessoa ser amada porque permite que a energia flua nos dois sentidos, em vez de forçá-la constantemente em uma direção.
Então, como despertamos esse estado de luz e amor desapegado que gera correspondência? Para isso, o primeiro passo é tentar entender o que é o amor verdadeiro, como veremos a seguir.
O que é amor verdadeiro?
Embora o amor seja inseparável da vida humana, é muito comum que diferentes pessoas discordem sobre seu significado.
Para alguns, o amor é paixão: quando há paixão, amor. Para outros, é um desejo de viver: quando a vida é agradável, eu a amo. Ainda há quem combine amor com sucesso: quando tudo vai bem, sinto amor. No entanto, todas essas formas demonstram amor condicional e não correspondem ao estado interior do amor verdadeiro.
Se quisermos amar apenas quando for recompensado, amaremos condicionalmente. Amor incondicional O amor está acima de tudo. Se você for recompensado, amará e apreciará estar com a outra pessoa. Se ele não receber algo em troca, ficará honrado em amar outra pessoa.
O verdadeiro amor não pede nada em troca, só pede amor. Você poderia dizer que o verdadeiro amor é “auto-reação”. Quanto mais você ama, maior sua capacidade de amar.
No entanto, mesmo quando estamos verdadeiramente apaixonados, todos podemos ser afetados por um amor não correspondido. Por isso, é preciso compreender os princípios que regem as relações, como a complementaridade.
Falta de complementaridade nos relacionamentos
Psicologicamente, a pessoa com quem temos um relacionamento romântico é nossa antítese complementar. Uma analogia que podemos usar é a combinação de uma chave e uma fechadura. Você é a chave para a fechadura do seu cônjuge e vice-versa.
O amor é sinal de que a complementaridade produz compatibilidade. Duas pessoas têm o mesmo número, a mesma fechadura “secreta” (chamamos isso de semelhança psíquica). Detalhes: O número é o mesmo, mas os dois amantes têm personalidades e personalidades completamente opostas, caso contrário não há “encaixe”.
Em alguns casos, apenas uma pessoa mostra interesse, enquanto a outra só vê o relacionamento como uma amizade. Isso se deve à falta de complementaridade, ou seja, por serem muito semelhantes. Embora o sexo oposto atraia, a pessoa que gosta ainda é um amigo.
Autodesafio: o que você busca em uma relação?
Pegue um pedaço de papel e desenhe uma linha vertical no meio para dividir a página em duas colunas. Em seguida, liste as características e qualidades do seu parceiro ideal na coluna da esquerda (talvez alguém que você já ame ou o tipo de pessoa que deseja atrair).
Agora, na coluna da direita, você deve listar as massas complementares positivas para cada característica listada na coluna da esquerda.
Por exemplo, se a lista anterior afirma que seu ente querido é “interessante”, a qualidade complementar positiva pode ser “séria”. Se você listar “metódico” à esquerda, poderá incluir “espontâneo” à direita. etc.
O terceiro passo é considerar como você pode desenvolver em si mesmo os traços listados na coluna da direita, que são complementares e opostos.
Neste ponto, algumas pessoas muitas vezes refletem e percebem que não querem ser alguém com as características certas da coluna. Você pode manter suas qualidades atuais desde que concorde em atrair seu oponente. Caso contrário, você pode continuar a se sentir frustrado com o amor não correspondido.
Ter um amor desapegado? Como fazer isso
Superar o amor não correspondido e tornar-se amado começa com o abandono das expectativas e a busca de desenvolver um amor cada vez mais verdadeiro e transcendente.
A partir daí você pode desenvolver suas qualidades e se tornar a antítese complementar da pessoa que deseja conquistar. Seguindo esses passos, a tendência natural é que você seja capaz de desenvolver relacionamentos com pessoas que respondem aos seus sentimentos.