Em uma busca rápida na Internet sobre ‘unha artificial’ é possível encontrar quase 10 milhões de resultados. E, curiosamente, os primeiros são opções do produto para compra. Com preços bem populares, diferentes tipos de material e formatos.
Porém, será que o uso de unhas artificiais traz risco a saúde? Será que pode causar alguma doença? Quais os cuidados com a manutenção?
Vamos tirar todas essas dúvidas agora.
Unha Artificial
Também conhecida como unha postiça, elas são extensões colocadas por cima da unha natural, como uma espécie de acessório. Existem quatro principais materiais usados na composição das unhas artificias.
Elas podem ser feitas de gel, acrílico, porcelana ou de fibra de vidro. As unhas artificiais podem durar de 15 até 20 dias. Isso vai depender dos cuidados com a manutenção.
As unhas postiças são usada em sua maioria por mulheres com unhas fracas e quebradiças. Entretanto, é o uso prolongado ou frequente podem causar justamente fragilidade na unha natural além de outros problemas de saúde.
Existem 2 modelos de unhas artificiais no mercado. Uma delas é a que usa cola simples, são as removíveis. A outra, são coladas com luz artificial, e por tanto, não são removíveis.
Além dos motivos estéticos, o uso da unha artificial é comum pela praticidade. É tentador saber que é possível estar com as mãos bonitas durante tantos dias. Entretanto, para garantir a durabilidade da extensão é preciso ter alguns cuidado com a manutenção. Vamos a eles.
Nails Arts: Veja as novas tendências para quem ama unhas decoradas!
Manutenção e Cuidados com a Unha Artificial

Para manter as unhas bonitas por mais tempo, e garantir o resultado desejado com a unha artificial, alguns cuidados são recomendados. Um erro muito comum em quem decide em colocar as unhas postiças é achar que não precisará fazer nenhum tipo de manutenção durante o tempo determinado pelo fabricante.
Na verdade, a unha artificial garante apenas o acabamento perfeito do esmalte. Assegurando o brilho e acabamento perfeito como se tivesse acabado de sair do salão. Isso significa que a manutenção da unha artificial é bem parecida com os cuidados de quem faz as unhas toda semana.
Mesmo com o uso da extensão, é necessário tirar as cutículas, refazer uma ou outra unha, reaplicar a camada de acrílico, pintar, entre outros processos.
Além disso, profissionais em unhas artificiais indicam, para pessoas que realizam o procedimento com frequência a usar protetor solar nas mãos. Esse cuidado evita o envelhecimento precoce causado pela radiação, em caso do uso da unha em gel.
Com o sem unha artificial, a realidade é que manter as unhas bonitas por o máximo de tempo possível é quase uma missão impossível. De qualquer maneira, alguns cuidados são necessários para aumentar a durabilidade das unhas artificiais.
Usar luvas para trabalhos que envolva o uso de produtos de limpeza, usar várias vezes ao dia cremes hidratantes para mãos, são as principais orientações.
Assim como evitar atividades que possam danificar as unhas, como por exemplo abrir latas e até mesmo o uso de teclado. Agora que já sabemos como fazer a manutenção e os cuidados que devemos ter com as extensões, vamos ao tópico mais polêmico desse procedimento:
Será que a unha artificial causa riscos e danos à saúde? Será que vale mesmo a pena investir nelas? Vamos descobrir!
Saúde X Unha Artificial

A praticidade de estar sempre com um esmalte perfeito é com certeza um dos principais motivos na hora de escolher usar unha postiça. Mas, antes de tudo é preciso saber se o procedimento oferece algum risco ou pode causar alguma doença.
Infelizmente a resposta é sim. Sim, a unha artificial pode gerar alguns problemas de saúde para as usuárias. O uso frequente ou prolongado, passando do recomendado pelo fabricante, podem causar doenças e enfraquecimento das unhas naturais.
Em alguns casos o uso das unhas artificiais pode causar:
- Erisipela
- Celulite
- Osteomielite
Vamos explicar melhor o que são essas doenças.
O primeiro passo para evitar qualquer problema de saúde é observar constantemente se a unha não está no lugar certo. Isso porque, quando elas começam a descolar é que pode ter risco de alguma das doenças citadas acima.
Com o espaço para entrar umidade é o ambiente perfeito para proliferação de bactérias e fungos. Esse processo infeccioso nas unhas é a erisipela.
Mantenha uma rotina de cuidados
Fique atento a sinais de infecção, observando a coloração das unhas. Pontos esverdeados podem representar o surgimento de bactérias, por exemplo. Quando o problema for com fungos, o sinal será o aparecimento de bolinhas pretas ou amareladas.
A presença ou o acúmulo desses micro-organismos entre a unha natural e a postiça, pode causar infecção purulenta. Esse tipo de contaminação é resultado do acúmulo de pus. Frequentemente com aparência amarelada, esverdeada e viscosa, causando vermelhidão, dor, inchaço e sensação de calor na área atingida.
A conhecida e temida celulite também podem atacar as unhas de quem usa unhas artificiais. Chamada de celulite infecciosa, a mesma é causada por bactérias, principalmente dos tipos estafilococo e estreptococos. A celulite de unha pode se agravar quando a infecção se instala no organismo.
Outra doença que a unha artificial pode causar é a osteomielite. Essa enfermidade é uma infecção no osso, caudada por bactérias ou fungos. Em casos graves, os germes podem migrar para corrente sanguínea, provocando danos maiores a saúde.
É fundamental destacar que em pacientes com outras doenças pré-existente, como diabetes por exemplo, esses quadros podem se agravar.
Podemos concluir que os riscos à saúde causadas pelo uso da unha artificial é causado por problemas com infecção. Dessa forma é imprescindível manter os cuidados de manutenção com a extensão.
Sobre se vale a pena ou não investir no acessório, é preciso avaliar os riscos. Mas, que a unha artificial é uma praticidade na vida corrida das mulheres, isto é um fato.

A saída pode ser usá-las em momentos especiais
Para uma viagem a trabalho ou a lazer, a comodidade pode ser levada em conta. Sem esquecer dos cuidados. Vale mais investir para ter unhas naturais mais saudáveis. Hoje em dia o mercado oferece produtos, de via oral e cremes, que auxiliam no crescimento saudável da unha.
Consulte um dermatologista e um nutricionista. Afinal os cuidados precisam ser feitos de dentro para fora também. E reforçando, quando optar por usar a unha artificial, fique de olho com os cuidados e com a manutenção.
Francesinha: Descubra as tendências do designer de unha mais amado do Brasil!