Confira o que você precisa saber para abrir o seu cadastro de Microempreendedor Individual no Brasil.

Mei ou microempreendedor individual, já é muito presente e está crescendo cada vez mais, principalmente por estar em dia com as leis e apresentar ótimas vantagens para os empreendedores que estão começando agora no mundo do empreendedorismo.
Oque é um Mei?
Um mei nada mais é do que um profissional autônomo, só que com um cnpj de pessoa jurídica também, desta forma conseguirá emitir notas fiscais e terá obrigações e direitos de uma pessoa jurídica e cumprir todas a s regras que uma empresa precisa para funcionar aqui no Brasil.
Quais as principais vantagens e desvantagens de um mei?
Ser mei traz grandes benefícios para você e seu negócio. Veja aqui as principais vantagens:
1º FACILIDADE NA ABERTURA DA EMPRESA
Para se torna um mei é tão simples que tudo pode ser feito através da internet e de forma totalmente gratuita, basta acessar o site do microempreendedor individual, que é o portal do empreendedor.
Lá você poderá efetuar seu cadastro e ainda esclarecer possíveis dúvidas. Para acessar agora clique aqui.
2º TRIBUTAÇÃO MAIS BAIXA, E SIMPLIFICADA
Neste caso é preciso pagar uma única guia mensal que é o das, que significa documento de arrecadação do simples nacional, e esta mensalidade varia de acordo com a categoria que sua empresa se enquadra no mei.
Mas no momento em que escrevo este artigo gira em torno de setenta reais, mais tenha atenção porque esta taxa constuma ser atualizada de tempos em tempos. Ou seja o das é a única guia de recolhimento de imposto que o microempreendedor individual tem que pagar. Importante ressaltarmos também que nela já estão inclusos impostos como inss, iss e icms.
Podendo dizer assim que um mei tem valores mensais e tributos mais baixo que as demais modalidades de empresas. Facilitando assim a gestão de seu negócio. Pois terá menos itens a serem pagos e considerados também.
3º NAO PRECISA TER CONTADOR
No mei não há necessidade de você contratar um profissional de contabilidade (contador), uma vez que a mensalidade do das explicada anteriormente já está incluída grande parte dos impostos obrigatórios. Tornando muito mais simples e descomplicada toda esta etapa.
Porém caso você não se sinta a vontade e queira contratar um profissional para lhe auxiliar, assim faça, mais pesquise bem por que algumas empresas cobram valores altos por este serviço.
4º BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
Os direitos trabalhistas que um mei possui são bem parecidos como os de um trabalhador comum do modelo CLT. Veja aqui alguns exemplos:
- auxilio maternidade
- direito a afastamento remunerado por motivo de saúde.
- aposentadoria
- isenção de tributos federais ( pis, confins, imposto de renda, ipi, csll, entre outros).
- Abrir contas em banco (com crédito facilitado)
- cobertura de previdência social.
5º emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais eletrônica NFE é muito importante na prestação dos seus serviços para seus clientes por dar assim muito mais segurança, e vender seus produtos ou serviços de maneira transparente e de acordo com as regras dos órgãos públicos.
6º NEGÓCIO FORMAL
Quando se fala de negócios formais significa dizer que o negócio ou empresa em questão, está em dia com todas as obrigações que um negócio precisa seguir. Ou seja, que você e seu negócio segue todas as exigências e atuam dentro das conformidades legais.
7º APOIO E CAPACITAÇÃO
O sebrae é uma instituição sem fins lucrativos que possui foco em ajudar no Desenvolvimento de pequenas e médias empresas, auxiliando na capacitação dos profissionais nas mais diferentes áreas.
Possibilitando aos favorecidos conhecimentos crucias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empreendedores, dando assim muito mais possibilidades para que eles possam tocar seus negócios de maneira mais profissional e satisfatória possível.
Se você chegou até aqui deve estar pensando que ser mei é mil maravilha então tem muitos benefícios, e de fato tem mesmo! Mais nem tudo são flores há também algumas desvantagens que vou te mostrar a seguir.
Desvantagens
- baixo faturamento
Faturamento de até no máximo 81 mil reais por mês, caso ultrapasse este valor será necessário alterar o cadastro e registo da sua empresa pra outra modalidade podendo aumentar assim seus custos com impostos.
- Limitação do quadro de funcionários.
No modelo mei você não possui a possibilidade de ter mais que um funcionário. Sendo este remunerado com salário e não podendo este ser sócio do seu negócio, oque limita de certa o crescimento do seu negócio e compromete a entrega caso aumente de maneira significativa a procura dos clientes por seus produtos ou serviços prestados.
- o mei também não poderá possuir mais de uma empresa, ter filiais, ou ser sócio de outros negócios.
Por quê devo ter meu próprio negócio?

Ter ou não uma empresa é um dilema que grande parte das pessoas, isso se deve aos mais variados problemas como por exemplo:
- Falta de capital inicial para investir no negócio até que ele possa produzir resultados e trazer lucros.
- Falta de conhecimento ou de capacitação.
- Organização.
- Gestão de recursos e de pessoas.
- Entre outros.
Problemas é oque não falta não é mesmo? Estes são alguns exemplos mais tem muitos outros. Mais faz parte do jogo, tudo na vida tem suas dificuldades e cabe a nós usarmos estas para nos tornarmos cada vez mais forte e aproveitar todas as oportunidades disponíveis.
O mei é uma delas para que você possa ter a ajuda inicial que precisa para colocar suas idéias de negócios para jogo, e ajudar o país a gerar mais empregos, renda para outras pessoas, movimentar a economia a sua volta e transformar não apenas a sua vida mais também a vida daqueles que estão em torno do teu negócio.
Cada um conhece sua própria situação de vida, e cabe a você tomar a decisão que lhe pareça melhor, empreender e correr desafios ou conformar – se com um salário no final do mês no modelo da CLT.
Não existe certo nem errado, cabe a cada um de nós fazer sua escolhas e agir para torná-las possíveis. Nosso papel aqui era te trazer informações úteis e aqui realmente tem muito disso!
Use-as com sabedoria, tome sua decisão e vá pra cima!
[…] Veja como fazer para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) […]
[…] https://i9post.com/veja-como-fazer-para-se-tornar-um-microempreendedor-individual-mei.html […]