As emoções negativas, embora desagradáveis, também têm uma função produtiva. O medo nos motiva a lutar ou fugir em resposta a ameaças ou predadores. Por exemplo, acredita-se que emoções negativas, como o ciúme, nos motivam a restaurar laços sociais importantes diante de ameaças. O constrangimento leva os outros a nos perdoar se fizermos algo errado. Emoções negativas como a tristeza inspiram empatia e levam os outros a nos ajudarem mais.

Como você pode ver, embora as emoções negativas possam parecer ruins, elas têm uma função importante para nos ajudar a ter experiências que nos fazem sentir melhor e até prosperar a longo prazo.

Veja como Lidar com Emoções Negativas (foto reprodução/imagem/google)
Veja como Lidar com Emoções Negativas (foto reprodução/imagem/google)

Esta é uma parte importante do motivo pelo qual evitar emoções negativas – ou mantê-las em uma multidão ou reprimi-las – é ruim para nós (provavelmente não funciona, mas é uma discussão mais sutil). Então, em vez de fugir de nossas emoções negativas, aprenda a lidar e lidar com nossas emoções negativas de maneira saudável.

Emoções Negativas e Saúde

Podemos supor que as emoções negativas são prejudiciais à nossa saúde, mas não é tão simples assim. Se expressamos, reprimimos ou reprimimos nossas emoções negativas tem um grande impacto em nossa saúde (com a supressão e a supressão sendo as escolhas menos saudáveis). Além disso, se experimentamos emoções positivas junto com nossas emoções negativas também faz uma grande diferença.

Algumas pesquisas sugerem que, se pudermos sentir emoções positivas junto com nossas emoções negativas, essa pode ser a melhor opção. Aproveitamos as emoções negativas sem tantas armadilhas. Essa estratégia de “tomar o bem contra o mal” pode ser melhor para nossa saúde, dizem os pesquisadores, porque somos capazes de lidar e processar emoções negativas e talvez encontrar algo de bom em experiências difíceis.

Como controlar as emoções negativas

Embora as emoções negativas possam ter alguns benefícios, pode haver momentos em que queremos controlá-las. Felizmente, a verdade é que podemos usar muitas estratégias para controlar nossas emoções. Podemos reduzir as emoções negativas e aumentar as emoções positivas através de um processo chamado regulação emocional.

Algumas das estratégias de regulação emocional mais conhecidas e eficazes são:

Reavaliar: Redefina as experiências negativas de uma forma mais positiva.
Aceitação: Ironicamente, deixar nossas emoções negativas como estão é uma estratégia muito eficaz para reduzi-las.
Paladar: Perceber e manter emoções positivas.


Algumas estratégias de regulação emocional ineficazes bem conhecidas são:

  • Repressão: Não expressar suas emoções em seu rosto ou palavras.
  • Esquiva experiencial: Isso geralmente envolve comportamentos não saudáveis, como uso de drogas, alcoolismo, comer demais e comer menos, mas também pode incluir “terapia de varejo” ou outras estratégias de evitação.
  • Reflexão: Repetir pensamentos negativos em sua mente repetidamente.

Como gerenciar emoções negativas

Conversamos sobre como as emoções negativas têm funções importantes, especialmente funções sociais. Acabamos de falar sobre como gerenciar nossas emoções de forma eficaz. Para processar emoções de forma eficaz, esses dois conceitos precisam ser equilibrados.

Por exemplo, se alguém abusa de nós e estamos com raiva, mas tentamos implementar estratégias de aceitação da regulação emocional, podemos inadvertidamente reduzir nossa raiva, impedindo-nos de nos proteger e evitando mais abusos.

Ou, se estivermos com medo, nossas entranhas podem nos dizer que precisamos estar atentos a possíveis ameaças. Talvez seja por isso que um pouco de ansiedade realmente ajuda a melhorar nosso esforço e desempenho.

Portanto, controlar nossas emoções negativas pode não ser a melhor coisa a fazer, pelo menos não o tempo todo. Em vez disso, podemos ser mais bem servidos lidando e liberando emoções negativas. Dessa forma, esperamos que eles não reapareçam ou causem problemas em outras áreas de nossas vidas.

Veja como Lidar com Emoções Negativas (foto reprodução/imagem/google)
Veja como Lidar com Emoções Negativas (foto reprodução/imagem/google)
Artigo anteriorFugindo da armadilha da depressão
Próximo artigoDicas para aumentar a autoconfiança
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui