Com o fim do ano chegando, muitas responsabilidades também aparecem, principalmente para os pais de crianças que estudam em escola particular. Esse é o momento para fazer matrícula ou a rematrícula escolar. Por isso, os pais precisam ficar atentos aos prazos e ficar de olho na mensalidade escolar.
De maneira geral, existem diversas estratégias que os pais podem utilizar para ganhar descontos na mensalidade da escola, fazendo com que seja possível economizar, garantindo que os filhos tenham um estudo de qualidade.
Para alguns pais, pode ser difícil tentar chegar em um acordo com a escola. Mas é preciso ter em mente que a mensalidade é um acordo que as pessoas fazem com a escola por uma prestação de serviço.

Então, é preciso saber negociar para que essa mensalidade seja vantajosa tanto para você quanto também para a escola. É muito comum que as escolas dêem descontos para os pais, por diversos motivos. E você poderá ter direito a isso.
Por isso, separamos algumas dicas do que você precisa levar em consideração para negociar a mensalidade escolar do seu filho e conseguir reduzir alguns custos. Mas antes, veja o que a lei diz sobre esse assunto.
Atraso da mensalidade, de acordo com a lei
O atraso da mensalidade pode ocorrer em diversos casos. Assim, existem diversas atitudes que a escola não poderá ter. Portanto, em situações de atraso no pagamento, veja o diz a lei e o Código de Defesa do Consumidor.
- A escola não pode proibir o aluno de fazer provas ou frequentar aulas, mas pode impedir o aluno de realizar a rematrícula.
- Não pode haver o reajuste na mensalidade escolar em prazo inferior a um ano (Lei 9870/99, art. 1º, § 4º).
- Multas de mora, devido a atraso das mensalidades, não devem ultrapassar 2% sobre o valor da parcela (art. 52, § 1º do CDC).
- Não há um limite para o aumento das mensalidades. Porém, se você achar que o aumento é abusivo, pode solicitar junto à instituição uma planilha de custos, e, assim, comprovar se o aumento é abusivo ou não. Caso seja, procure o Procon para resolver a situação.
Ao conhecer a lei a respeito do tema, passa a ser mais fácil lidar com o tema. Dito isso, veja o que você pode fazer para negociar a mensalidade escolar do seu filho, com algumas estratégias de negociação, para ter uma economia a mais.
Faça a negociação pessoalmente
Antes de mais nada, você deve fazer a matricula ou rematrícula do seu filho de forma presencial. Evite ligar para a escola ou se comunicar por e-mail. Afinal, se você quiser realmente negociar, isso precisará ser feito pessoalmente com o setor financeiro.
Peça para conversar com os responsáveis a respeito do pagamento da mensalidade escolar. Pergunte a respeito das bonificações que você poderá receber junto à escola, e veja quais são os descontos possíveis e faça uma conta de quanto você irá pagar no ano.
Isso irá demonstra que você está atendo em relação ao pagamento e que está se comprometendo com o mesmo.
Utilize o seu histórico de pagamentos
Para conversar sobre uma possível diminuição da matrícula, demonstre o seu histórico de pagamento. Se as mensalidades dos anos anteriores tiverem sido pagas sem atrasos, isso irá demonstrar que você é um bom pagador.
Ou seja, Afinal, as escolas sempre dão preferencia e bonificações para os pais adimplentes, que não atrasam pagamentos e que respeitam as regras das mensalidades. Assim, será mais fácil conseguir descontos.
Peça desconto para mensalidades de forma adiantada
Será possível negociar com a escola a respeito do pagamento adiantado da mensalidade escolar. Pergunte se eles podem dar uma porcentagem de desconto para as mensalidades pagas antes da data prevista.
Em alguns casos, é possível pedir um desconto maior, caso ele já exista. Algumas escolas acabam fazendo com que o desconto seja melhor para quem paga com bastante antecedência.
Dessa maneira, você poderá se beneficiar com os descontos e ter uma boa economia no fim do ano.
Se a economia for necessária, faça orçamentos em outras escolas
Em alguns casos, quando a economia passa a ser uma necessidade, passa a ser interessante fazer orçamentos em outras escolas, para perceber quanto você está pagando atualmente e quanto poderá pagar em outras instituições.
Isso servirá para dois propósitos: o primeiro é que você poderá utilizar esses outros valores e outras escolas para tentar negociar a mensalidade escolar do seu filho.
O segundo é que se a escola não quiser negociar, você terá outras opções para que seu filho possa continuar tendo uma educação de qualidade, por um preço mais acessível.
Tenha em mente que a mensalidade escolar é algo que pode e deve ser negociado, basta a escola estar aberta ao diálogo. Por isso, saiba que negociar a matricula é algo comum, pois você irá ter um contrato de longo prazo com a instituição, por isso, ambos precisam estar de acordo com os valores negociados.