Você sabe o que é arquétipo? Descubra qual é o seu!

O que significa arquétipo e autoconhecimento

Arquétipo é uma ferramenta que nos auxilia a nos conhecermos melhor e o autoconhecimento é um termo usado na área da psicologia para descrever a maneira que um indivíduo utiliza ao encontrar a resposta para a pergunta: “Quem sou eu?”

Diante dessa resposta, o indivíduo passa a ter conhecimento de si mesmo e isso reflete em sua vida como um todo.

Responder a pergunta : “Quem sou eu”? Parece tão simples, entretanto é mais complexa do que podemos imaginar.

Uma pessoa que conhece a si próprio tem um poder muito grandioso em suas mãos. Já que a pessoa que possui autoconhecimento não permite que ninguém roube a sua essência.

Nunca permita que alguém roube a sua essência

A nossa essência é quem nos define, uma vez que é através dela que está ligado quem nós somos. Nossos gostos, desejos, sonhos, valores… tudo faz parte da raiz do nosso ser: nossa essência.

No decorrer da vida encontramos muitas pessoas e algumas delas as quais nos relacionamos. Erroneamente algumas se sentem no direito de nos privar e nos limitar a fazer e ser quem de fato somos. 

Portanto estão querendo roubar a nossa essência, sufocar o nosso autoconhecimento e isso não podemos permitir jamais!

Quando nossa essência é roubada, nós morremos, mesmo estando vivos. Por causa que passamos a existir e não a viver.

Dentro de várias coisas que podemos e devemos descobrir sobre nós mesmos, estão os arquétipos.

Como surgiram os arquétipos?

Você sabe o que é arquétipo? Descubra qual é o seu!

O conceito de arquétipo foi criado por Carl Gustav Jung, considerado um dos pais da psicanálise juntamente com seu amigo Sigmund Freud.

No início ambos trabalhavam juntos, entretanto Jung se focou no estudo das múltiplas personalidades e a partir disso, ele inspirou a criação dos 12 arquétipos da personalidade.

Os arquétipos nos ajudam a complementar o nosso autoconhecimento, uma vez que nos mostra características de nossa personalidade.

Em virtude do estudo de símbolos e mitos vindo de várias culturas, Jung começou a traçar moldes e padrões de comportamento. A partir disso, é possível definir formas de como somos e estamos inseridos em uma sociedade. 

A maneira como essas formas se apresentam são inscrições que ficam impressas em nosso inconsciente coletivo e em função disso refletem na sociedade.

el definir formas de como somos e estamos  inseridos em uma sociedade. 

A maneira como essas formas se apresentam são inscrições que ficam impressas em nosso inconsciente coletivo e em função disso refletem na sociedade.

O que são arquétipos?

Arquétipos é uma predisposição inata para gerar imagem com uma carga emocional elevada que transmite dados relacionados à vida humana.

Portanto, os arquétipos definem características particulares de cada ser humano. A identificação dos arquétipos são usados para identificar características pessoais e contribuir para a descoberta do autoconhecimento.

Assim como em processos de seleção nas empresas aplicadas pela área de recursos humanos e psicologia. Outro setor que utiliza arquétipos ao seu favor é a publicidade.

Na publicidade eles utilizam os arquétipos de acordo com a campanha que querem criar. Eles fazem isso para despertar no insciente do consumidor o desejo de possuir determinado produto.

Vale ressaltar que uma pessoa pode ter mais de um arquétipo, uma vez que o ser humano é complexo, nada mais normal que isso aconteça.

Na medida que os arquétipos são identificados, é comum que sempre um seja predominante e os outros secundário.

Tipos de arquétipos?

  • O criador

O seu lema de vida é que tudo o que se pode imaginar é capaz de realizar. Deseja sempre criar coisas que podem durar por muito tempo.

Possui um medo de não ter o destaque que merece, ou seja, ser mais um na multidão. Pessoas com esse arquétipos normalmente são: artistas, inventores, escritores, músicos ou sonhadores.

  • O governante

É uma pessoa que gosta de estar em posição de poder, assim como de ter o controle sobre as coisas que estão ao seu redor. Tem como maior medo a possibilidade de perder o poder.

Normalmente pessoas com esse arquétipo estão nas posições de: chefe, líder, aristocrata, político ou gerente

  • O cuidador

Conhecido como “o prestativo”, tem sempre o grande desejo de ajudar as pessoas. Seu maior medo é ter que se deparar com situações onde aconteça injustiça, egoísmo e ingratidão.

Essa característica está presente nos psicólogos, médicos, enfermeiras, ajudantes, cuidadores de idosos e crianças.

  • O indivíduo comum

É representado por aquele que tem o desejo de pertencer a algum grupo e passa a não querer ser diferente. Quer se conectar de qualquer maneira com as pessoas, por isso seu medo é de ser deixado de lado.

É comum vermos esse arquétipo das pessoas que fazem muito bem aquilo que se propõe, porém, não faz além disso. 

  • O amante

Gosta de se relacionar com todos a sua volta, é aquela pessoa que a maioria dos amigos estão em sua vida há anos. O seu maior medo está em deixar de ser amado por essas pessoas.

Todas as suas relações sejam de amizade ou afetivas ele cria a expectativa que vão durar para sempre.

Esse perfil de arquétipo é bem comum em pessoas consideradas amigas e formadoras de equipes. 

  • O tolo

A principal característica é daquela pessoa que quer viver o máximo que a vida tem para proporcionar, entretanto, não se preocupa com o amanhã.

A pessoa que possui esse arquétipo é conhecida por todos a sua volta como: o brincalhão. Como não pensa no amanhã, nem sempre mantém relações duradouras.

  • O herói

Esse arquétipo está ligado a pessoas corajosas, que enfrentam perigos para ver os outros em segurança. Entretanto muitas vezes não pensa em si mesmo.

Pessoas com esse perfil normalmente têm funções ligadas ao bem do próximo como: bombeiro, soldado e guerreiro.

  • O rebelde

Pessoas que detestam seguir as regras estão nesse arquétipo. Tem como principal medo não conseguir reagir quando for necessário.

O rebelde também é conhecido como revolucionário, assim como uma pessoa que gosta de se arriscar. Seu objetivo é sempre modificar aquilo que não está mais funcionando. Tem dificuldades de seguir regras, quando as identifica muitas vezes quer desobedecê-las.

  • O mágico

Está sempre em busca de novos conhecimentos sobre coisas ocultas, religiões e ciência. Seu objetivo é conhecer cada vez mais o universo.

Tem o desejo de transformar sonhos em realidade, entretanto, tem medo que atos involuntários possam gerar consequências negativas. 

Esse arquétipo é comum entre os magos, mágicos, curandeiros e visionários.         

  • O inocente

Faz parte do tipo de pessoa que acredita que pode mudar o mundo e que deseja estar feliz a todo instante.

Esse arquétipo busca fazer sempre tudo certo e seu maior medo é fazer algo que esteja errado, mesmo que seja inconscientemente.

O inocente é conhecido como: ingênuo, utópico, romântico e sonhador.

  • O explorador

Ama a liberdade e sempre está em busca de novas formas de viver para que nunca a perca. Seu maior medo é se sentir preso a algo. 

É muito comum o explorador ser: aventureiro, surfista, andarilho e individualista.  

  • O sábio

Deseja entender o mundo através da busca pelo conhecimento e da autoreflexão.

É muito cauteloso quanto a suas escolhas, pois sabe que toda escolha seja boa ou ruim tem consequências.

Pessoas com esse arquétipo são chamadas de estudiosas, mentores, professores e escritores.

Descubra qual é o seu arquétipo

Você sabe o que é arquétipo? Descubra qual é o seu!

Saber qual é o seu arquétipo contribui para o seu autoconhecimento, saber quem somos nos proporciona estar mais perto de nós mesmos.

Você consegue descobrir o seu arquétipo através do Teste de Perfil Comportamental.   

Já aproveita e descobre qual é o seu!

Artigo anteriorNetflix: Confira os próximos lançamentos para abril
Próximo artigoSonhei com meu ex-namorado: entenda o significado
Redatora Web e pós graduada em Coaching pela USCS. Suas criações provém da intuição e da ousadia de alguém que quer mudar o seu redor e conseguinte o mundo através das palavras.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui