Whey protein

O whey protein é um suplemento altamente nutritivo e renomado entre os atletas e entusiastas do fitness. Apesar de seus inúmeros benefícios serem amplamente conhecidos. A variedade de tipos de whey protein no mercado pode ser assustadora e confusa.

Cada tipo de suplemento possui características únicas que os diferenciam uns dos outros. Embora todos sejam derivados da mesma matéria-prima – whey protein. A forma como são produzidos, filtrados e adicionados pode variar significativamente. 

É, portanto, imprescindível escolher o suplemento adequado às necessidades individuais. Como metabolismo, objetivos e condições médicas. Mas quais são os diferentes tipos de whey protein e como se comparam entre si? 

Neste artigo, mergulharemos profundamente nas complexidades da proteína whey protein e exploraremos as  várias opções disponíveis que podem ajudar a alcançar os objetivos de condicionamento físico.

Tipos de whey protein

Existem três tipos principais de whey protein: isolado, hidrolisado e concentrado. No entanto, à medida que nos aprofundamos em cada tipo.

É essencial entender que os suplementos podem diferir substancialmente em termos da quantidade de proteínas. Além de gorduras e carboidratos que contêm. Bem como no modo de produção e processos de filtragem utilizados.

Whey protein

Isolado

O whey protein isolado é a forma mais concentrada de proteína de soro de leite, contendo cerca de 90% de teor de proteína.

Isso é obtido através de um processo de filtração rigoroso que remove lactose. E também carboidratos, gorduras e minerais, deixando a proteína quase pura.

O que distingue o isolado dos outros tipos é o método pelo qual as moléculas são quebradas em partículas menores durante o processo de filtração. 

Isso resulta em um suplemento altamente biodisponível que é rapidamente absorvido pelo corpo. Tornando-o uma excelente opção para aqueles que buscam maximizar os benefícios de seu regime de treino.

Além disso, devido à sua capacidade excepcional de “isolar” componentes como lactose, gordura e carboidratos, é ideal para indivíduos sensíveis ao açúcar do leite.

Ou para aqueles que precisam de uma alta ingestão de proteínas para apoiar seus objetivos de construção muscular.

Concentrado

Se você procura um suplemento proteico de qualidade, provavelmente já ouviu falar sobre o whey protein concentrado. Mas você sabia que esse tipo de whey passa por menos processos de filtragem do que o isolado ou o hidrolisado? 

Isso significa que suas moléculas de proteína são mais “grosseiras”. O que pode resultar em uma absorção mais lenta pelo organismo.

Essa característica pode ser positiva em alguns casos. Especialmente se você busca manter seu corpo alimentado por um período de tempo mais longo. 

No entanto, se você tem intolerância ou alergia à lactose. É importante lembrar que o whey concentrado também contém lactose e gordura em sua composição.

Mesmo assim, se você não tem problemas com esses componentes. O whey concentrado pode ser uma ótima fonte de suplementação. 

Com concentrações de proteína que normalmente variam entre 70% e 80%. Ele pode ajudar a aumentar a massa muscular e é uma boa opção para dietas de baixa caloria.

Além disso, o whey concentrado é conhecido por ser mais acessível do que outras formas de whey protein no mercado. Se você busca um suplemento proteico de qualidade sem gastar muito, pode valer a pena considerar essa opção.

Hidrolisado

E se você busca um suplemento proteico que seja facilmente absorvido pelo organismo. O whey protein hidrolisado pode ser uma ótima escolha. 

Esse tipo de whey passa por um processo de hidrólise, que quebra as moléculas de proteína em fragmentos ainda menores.

Isso torna a digestão do whey hidrolisado ainda mais simples e rápida, o que pode ser especialmente útil após treinos mais extenuantes ou para quem busca uma recuperação muscular mais rápida. 

Além disso, o whey hidrolisado contém baixos teores de carboidratos, gorduras e lactose, o que o torna uma opção interessante para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares.

Com um alto percentual de proteína – que pode chegar a 95% -, o whey hidrolisado é o tipo de whey protein mais valorizado no mercado. No entanto, é importante lembrar que ele também costuma ser mais caro do que outras formas de whey.

Whey protein

Suplementos proteicos veganos

Se você é vegano ou vegetariano, provavelmente já se perguntou se existem opções de suplementos proteicos que se adequem à sua dieta. 

E a resposta é sim: os suplementos proteicos veganos são uma alternativa cada vez mais popular no mercado.

Ao contrário do whey protein – que é derivado do leite e, portanto, um produto de origem animal -, os suplementos veganos são feitos a partir de proteínas vegetais, como soja, arroz e ervilha.

Para garantir que as moléculas de proteína sejam isoladas em cada tipo de planta utilizada no produto, ele passa por diversos processos de filtragem.

Eles também são uma ótima opção para pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten, pois possuem teor reduzido de gorduras e carboidratos.

Suplementos veganos

Suplementação vegana ou Whey Protein?

Muitas pessoas se indagam acerca da eficácia de um suplemento vegano em relação a uma forma isolada, concentrada e hidrolisada de whey protein.

Há quem sustente que os produtos à base de proteínas vegetais apresentam desempenho inferior aos que contêm proteínas animais. 

Entretanto, estudos científicos como aquele publicado no Nutrition Journal vão na contramão dessa crença. 

Nessa pesquisa, os investigadores avaliaram os efeitos da proteína de soro de leite e da suplementação de proteína à base de plantas em indivíduos que praticavam treinamento de força.

Suplemento vegano

Após oito semanas de investigação, eles concluíram que ambos os grupos aumentaram sua massa muscular e diminuíram sua gordura corporal, sem apresentar diferenças apreciáveis entre aqueles que utilizaram whey protein e aqueles que usaram proteína de arroz.

Desse modo, não é necessário preocupar-se caso você opte por consumir um suplemento à base de proteína vegetal. 

Seu desempenho nos treinos e seu nível de sucesso podem ser tão satisfatórios quanto os daqueles que utilizam o produto à base de proteína do leite. 

Apenas tenha em mente que, para atingir seus objetivos, é imprescindível combinar a suplementação com uma dieta equilibrada e exercícios regulares. Com essa abordagem, você irá longe!

Qual o melhor whey protein?

Não existe uma maneira precisa de determinar qual proteína de soro de leite é a melhor dentre as opções disponíveis. 

Como falamos anteriormente, cada uma delas possui características únicas que podem beneficiar pessoas com diversos objetivos, metabolismo e necessidades.

Os suplementos concentrados, por exemplo, oferecem um limiar proteico mais baixo e uma taxa de absorção mais lenta que outros tipos. 

Além disso, possuem alta concentração de lactose, açúcares e carboidratos, o que inviabiliza sua escolha por parte de pessoas intolerantes a essas substâncias.

Qual o mellhor whey protein

Enquanto isso, o isolado contém mais aminoácidos e pode ser digerido mais rapidamente, sendo indicado para atletas que treinam em baixa, média e alta intensidade.

Por fim, temos o whey protein hidrolisado, que pode ser recomendado para quem precisa de uma rápida reparação muscular.

E para quem tem problemas de má absorção e intolerância a substâncias encontradas em maior quantidade em outros suplementos, graças ao seu elevado teor de proteína.

Dessa forma, o melhor whey será aquele que possuir propriedades que possam compensar suas deficiências e intolerâncias nutricionais. 

É crucial que o whey que você escolher o ajude a alcançar seus objetivos de treinamento, contribuindo para que você alcance os melhores resultados possíveis.

Como escolher o whey protein adequado para você

Para selecionar o suplemento mais adequado para o seu perfil, é necessário avaliar seus objetivos, necessidades e características pessoais. 

É imprescindível contar com a orientação de um especialista altamente qualificado para uma avaliação minuciosa da sua saúde, objetivos e necessidades antes de escolher o produto mais apropriado para você. 

Apesar de ter conhecimento sobre o processo de produção do whey protein, não é recomendável consumi-lo sozinho, pois ele pode não fornecer os resultados esperados e não atender às suas necessidades específicas.

Além disso, já imaginou ter uma reação alérgica ou adversa ao ingerir um suplemento inapropriado para o seu corpo? É fundamental evitar qualquer possibilidade de falha, buscando sempre a orientação de um profissional qualificado.

Ao escolher o whey protein, é importante ficar atento à composição química do produto, evitando aditivos em excesso. Quanto menos aditivos químicos constarem na lista de ingredientes, melhor. 

Além disso, é possível perceber que as proporções dos ingredientes servem para organizar os rótulos, do maior para o menor. 

Assim, quanto mais aditivos presentes no suplemento, mais cedo esses componentes aparecem na lista de ingredientes. Por isso, é crucial prestar atenção a esses detalhes ao escolher o suplemento ideal para você.

A escolha do sabor certo também é importante

Outro aspecto relevante na escolha do whey protein é o sabor. Há muitos sabores disponíveis no mercado. Além dos tradicionais, como manga, chocolate e banana.

Escolha a opção mais saudável e saborosa para você. Tornando o processo de cuidado com o corpo ainda mais agradável e prazeroso.

Por fim, é importante investir em um bom custo-benefício ao escolher o suplemento de acordo com suas preferências e necessidades. Nem sempre os produtos mais caros são sinônimo de qualidade. 

Sendo essencial pesquisar e procurar avaliações de usuários. Fontes primárias e confirmar recomendações com a ajuda dos profissionais que acompanham sua saúde.

Portanto, encontrar o suplemento certo pode ser uma tarefa desafiadora. Mas, ao seguir todas as instruções fornecidas. É possível tomar uma decisão mais consciente e satisfatória.

Leve em consideração seus objetivos, desejos e preferências pessoais e escolha o whey protein ideal para você.

A escolha do sabor certo também é importante

Sonhei com meu ex-namorado: entenda o significado

Artigo anteriorChegou o dia da faxina? 10 Dicas que vão te ajudar!
Próximo artigoDrenagem linfática: conheça os benefícios desse procedimento
Hanna Cortês, redatora e copywriter. Especializada em criar conteúdos envolventes para diversas marcas e blogs, ajuda empresas a atingirem objetivos de comunicação de forma criativa e impactante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui