Chat GPT é a última moda da web. Isto é, trata-se da inteligência artificial que está movimentando os domínios. Mesmo sendo novidade, já atraiu milhões de usuários por todo mundo.

A empresa OpenAi, responsável pela plataforma, promete otimizar as pesquisas. Isto é, melhorando a forma como é feita nos buscadores comuns. Isso de forma gratuita, ao passo que o usuário pode optar pelo plano pago.

Portanto, essa nova Inteligência artificial provocou mudanças na internet em pouco tempo. Desse modo, abrange o comportamento do usuário, bem como entre as empresas de busca. Pois  Google, Meta e Microsoft estão trabalhando duro para incorporar mais recursos de IA.

O que é o chat GPT?

GPT significa “Generative Pré-Trained Transformer” que em uma tradução livre seria: Transformador generativo pré-treinado. Mas na prática é uma tecnologia que induz o algoritmo a dialogar com o usuário.

Não se aproxima do que vemos nos HQ ou filmes de ficção científica. Por exemplo a Gideon de “Legends of tomorrow”. Porém oferece objetividade nas pesquisas.

Para desenvolver a essa IA, os responsáveis limitaram a linguagem humana. Ou seja, a ideia é criar um ambiente virtual que atenda logo a demanda. Este modelo está em teste desde 2019.

Para ser possível o projeto, a OpenAI contou com parcerias. Isto é, patrocínio de organizações de fomento à tecnologia.

Chat GPT uma IA a moda humana.

Como é pesquisar no chat GPT?

A forma de uso da plataforma Chat GPT não tem muito segredo. Inclusive, os aplicativos de banco e operadores de telefone usam algo semelhante. Ou seja. Ao buscar uma informação, a pesquisa é transmitida em forma de diálogo.

Assim, se a pessoa precisa saber informações sobre tirar um documento, por exemplo. Ela digita a pesquisa em forma de pergunta. Isto é, “como fazer a segunda via da Carteira de Identidade”? Logo a IA responde em uma caixa de diálogo o passo a passo do procedimento.

Importante, ainda é uma Inteligência Artificial!

É fundamental, para uma boa pesquisa, saber que está lidando com um computador. Desse modo é necessário saber exatamente o que perguntar. Bem como avaliar a resposta do site.

Entenda, se um aluno do ensino Médio, simplesmente, imprime uma resposta do Chat GPT, isso não atenderá a expectativa. O objetivo é otimizar a pesquisa. Melhor dizendo, é um atalho em relação aos buscadores convencionais.

A IA é um mosaico produzido por algoritmos. Isto é, ainda não produz análise crítica. Desse modo ela é mais uma ferramenta de pesquisa e não a terceirização do trabalho.

Quem pode usar?

Qualquer pessoa pode usar os recursos da plataforma da OpenAI. Inclusive o acesso é bem simples. Isto é, basta entrar no site, fazer a inscrição e começar a dialogar com a IA.

A inscrição é feita como em qualquer outro domínio. Basta usar o e-mail e uma senha. Bem como a conta do Google. Além disso, o processo é bem intuitivo, de maneira que o próprio site indica os passos.

Essa ferramenta de pesquisa pode atender a pessoas em diferentes setores. Além de diversas faixas etárias. Ela responde desde questões de pesquisas escolares e acadêmicas a coisas simples do cotidiano.

A diferença entre  Chat GPT e os demais buscadores

Os buscadores de pesquisas tradicionais direcionam o usuário para as principais páginas do assunto. Desse modo a pessoa pode escolher o conteúdo que melhor resolve seu problema.

Na plataforma da OpenAI é a IA que, através dos algoritmos sintetiza a resposta. Ou seja, como uma síntese das principais autoridades relacionadas àquele conteúdo.

Nesse sentido, o usuário deve ficar atento às referências. Principalmente em relação às pesquisas acadêmicas. Para não correr o risco de plágio. Pois a página responde a partir das perguntas.

Quais os benefícios e os problemas em relação à Educação?

O uso dessa Inteligência Artificial pode trazer muitos benefícios e vantagens na educação. Para isso, é preciso orientação e a compreensão da ferramenta. Assim ela será uma grande ajudante.

Da mesma forma, quando surgiram as plataformas de buscas, muitos disseram ser prejudicial. Na verdade, elas evoluíram, são boas ferramentas e agora surgiu uma nova modalidade.

O Chat GPT pode ser bastante útil em vários aspectos. Primeiramente em apresentar conteúdos sintéticos e objetivos. Além disso, pode se pesquisar rapidamente em diversas línguas. Isso otimiza as pessoas que estudam outros idiomas.

Alguns alertas

A plataforma OpenAI resolve questões imediatas. Ou seja, como uma consulta rápida ao dicionário. Ela não substitui pesquisas aprofundadas e não realiza análise dos temas.

Portanto, educadores e alunos devem ter em mente que a IA serve como atalhos. Porém, nada substitui a profundidade de uma pesquisa elaborada com afinco. Assim, observando essas perspectivas, a plataforma é uma aliada junto à Educação.

Movimentando a Web

Em meio ao seu grande crescimento, o Chat GPT causa bastante barulho na internet. Isto é, por várias vezes, nos últimos meses, o assunto tomou conta de diversas páginas. Como no twitter, em que muitas vezes aparece entre as maiores polêmicas.

Isso faz parte de toda novidade. Até o momento a plataforma recebeu grande aceitação do público. E mesmo os usuários Beta já avaliaram positivamente. Além disso, ao entrar no mercado digital, ela provocou mudanças no comportamento de outras empresas.

Portanto, essa nova tecnologia chegou para fixar no mundo da internet. Ao passo que tende a provocar novas criações e melhorias. Assim, a ciência avança e a vida das pessoas fica mais prática.

Algumas perguntas ainda estão no ar, como: Até quando o serviço será gratuito? Ou, quando outra IA será capaz de superar essa? Questões que ao longo do tempo serão respondidas.

Processo contínuo

O Chat GPT configura-se, como vimos, na mais nova onda da IA no mundo. Desse modo ele veio para otimizar a pesquisa e avançar quanto aos mecanismos de busca.

Por isso entendemos que a tecnologia sempre está em processo de evolução. Ou seja, um caminho que segue sempre em frente. De modo que causa admiração em muitos. Ao passo que assusta outras pessoas.

Então é preciso compreender a mudança e usá-la da melhor forma possível. Ou seja, sempre em vista da melhor qualidade de vida e solução de problemas em menor tempo. 

Gostou do texto? Leia também: 

Netflix: Saiba se você poderá continuar compartilhando sua conta

Artigo anteriorDescubra a cultura local: novas experiências
Próximo artigoMinha casa minha vida: Inscrições para 2023 já foram iniciadas
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui