Quando se fala de Instagram, também citamos palavras como engajamento, alcance orgânico, métricas e por aí vai… Mas, qual o objetivo dessas ações? Entrar no ritmo do algoritmo para que o nosso público-alvo possa ter acesso às nossas publicações!

Atualmente este site de rede social reúne cerca de 800 milhões de usuários ativos no mundo. Em 2017, o Instagram assumiu o posto da segunda rede social mais acessada no Brasil. E convenhamos, falta pouco para que ela ocupe o primeiro lugar.

Depois que permitiu um perfil profissional, o Instagram se transformou em uma vitrine maravilhosa para as empresas, só que a briga pela audiência é grande. Quer saber como funciona o algoritmo do Instagram? Vem comigo!

Algoritmo Instagram (foto: Divulgação/Google)
Algoritmo Instagram (foto: Divulgação/Google)

Entenda o algoritmo do Instagram

Você lembra como era o Instagram no início? Naquela época o feed de notícias ainda era alimentado por publicações em ordem cronológica, o que mudou um pouco de lá para cá.

Já em 2016, a rede social desenvolveu seu algoritmo e a entrega dos posts ficou diferente. Nós passamos a receber as publicações com base na relevância delas em relação a experiência de cada usuário. A intenção foi boa? Sim! Mas não agradou a todos.

Mesmo com tantas discussões sobre qual seria a melhor época do Instagram, a quantidade de usuários só cresce e isso está sendo bom para todos. Afinal, a rede social é a que mais está engajando. Que ótimo, não é?

Só que explicar apenas isso para você não vai tirar todas as suas dúvidas, vamos aprofundar mais um pouco. Existem três funções que são a base para se entender o algoritmo do Instagram: relacionamento, temporalidade e engajamento.

O relacionamento é o seguinte: a rede social analisa suas atividades nela, os perfis que você mais curte e a frequência de comentários nas publicações. Baseando nisso, o seu feed de notícias começa a ser mapeado.

Provavelmente você possa ter analisado isso ao ver que é frequente aparecer publicações de amigos, empresas e influenciadores que mais interagem.

Então das duas uma, se você é consumidor e quer determinados perfis sempre aparecendo no seu feed, interaja mais com eles. E se você é influencer ou social media de alguma empresa, provoque os seus usuários para que eles tenham mais acesso ao seu perfil. Alguns influencers, inclusive, começaram a pedir que os seguidores passassem a interagir mais.

Você lembra que logo no início do texto eu falei sobre a cronologia de posts? Então, embora muitas atualizações tenham sido feitas, o tempo ainda é interessante para o Instagram.

A rede social entende que os usuários querem ter, principalmente, acesso aos conteúdos recentes. Então embora não apareça no exato segundo em que foi publicado, os posts novos continuam sendo divulgados no feed de notícias.

É possível que você perceba também que o recente para o Instagram é relativo: podemos ver no feed uma foto publicada há uma hora ou há dois dias.

E o engajamento? Como funciona? Ele é definido através do potencial que seu perfil tem de engajar mais pessoas. E isso engloba os dois itens que citei agora a pouco. As publicações que tiverem mais comentários e curtidas são exibidas com mais frequência e para mais usuários.

Tenho empresa ou perfil profissional, o que muda?

As redes sociais se tornaram ótimos ambientes para poder divulgar seu trabalho, não é? Só que quando se trata de algoritmo, precisamos remar a favor da maré.

Com base no que te falei sobre como funciona o algortimo para o Instagram, dá para perceber que relevância é uma palavra que deve ser anotada, certo? A preocupação da rede social é com a experiência do usuário e a sua atuação como empresa pode ajudar nisso.

Essa mudança permite que as pessoas tenham mais acesso às suas publicações, lembra que eu falei sobre a mudança na cronologia? Isso é ótimo para sua empresa!

Você deve estar se perguntando o que fazer agora e eu vou te ajudar.

Como se dar bem com o algoritmo do Instagram?

Algoritmo Instagram (foto: Divulgação/Google)
Algoritmo Instagram (foto: Divulgação/Google)

Depois das mudanças uma grande quantidade de figuras públicas passaram a pedir que seus seguidores curtissem 10 fotos e comentassem em algumas para receber as publicações, mas não é bem assim.

Esse trabalho precisa ser frequente e se seu conteúdo não agradar, seu rendimento pode cair.

Vamos para as dicas?

Tenha um bom papo
Se você é influencer ou se sua empresa já possui persona, busque apresentar uma linguagem que agrade seu público alvo. Não seja nem o “tiozão da piada do pavê” nem a pessoa mais séria do mundo.

Não force os usuários
Essa ideia de pedir que curtam 10 fotos e comentem em algumas não faz com que o trabalho seja finalizado. É o tipo de conteúdo que você faz que irá agradar os usuários.

Engajamento é tudo!
Provoque através dos stories ou publicações, um motivo para que seus seguidores sempre interajam. E não só isso: responda e curta os comentários deles para que saibam da reciprocidade.

Métricas, aí vou eu
Já viu que no perfil profissional há um relatório sobre o seu público, dias e horários com mais intensidade? Use isso a seu favor e passe a publicar nesses momentos indicados, a probabilidade de garantir seu espaço no feed é grande.

E lembre-se sempre: por mais que seja trabalhoso, invista em qualidade. Quer um bom relacionamento com seus usuários, grande quantidade de curtidas e comentários? Produza conteúdo com qualidade e não para preencher espaço.

Dessa forma o seu trabalho será valorizado pelo público que você quer atingir e isso vai garantir também uma grande possibilidade de novos seguidores.

Vídeos informativos – Tudo sobre o algoritmo do Instagram

Como Funciona o Algoritmo do Instagram

DOMINE O ALGORITMO DO INSTAGRAM COM ESSA ESTRATÉGIA

NOVO ALGORITMO DO INSTAGRAM

Aumente seu ENGAJAMENTO no INSTAGRAM

Artigo anteriorBoleto Jequiti segunda via
Próximo artigoDiminuir o ritmo no trabalho pode levar ao sucesso
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui